Existem quantas empresas certificadas ISO no Brasil e no mundo

Existem quantas empresas certificadas ISO no Brasil e no mundo?

Saiba buscar fontes para saber a quantidade de empresas certificadas ISO e conhecer melhor o mercado de certificações no Brasil e no mundo.

A quantidade de empresas certificadas ISO vem crescendo ano a ano, e a QMS tem orgulho de participar desses números. Afinal, parte do nosso propósito é fortalecer o Brasil por meio das certificações! Nós auditamos e certificamos anualmente milhares de centenas, concretizando nosso propósito e ajudando organizações a obter mais resultados.

Graças a nossa área de atuação, recebemos diversas perguntas como “Existe algum site que mostra todas as empresas certificadas na ISO 27001” ou então “Onde encontrar uma publicação que mostra todas as organizações brasileiras que são certificadas nas ISO 9001”. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre isso e tentar responder essas perguntas tão corriqueiras no cotidiano da QMS Certification.

Para nós, auditores, manter-se atento aos números das certificações ISO é uma chance de compreender melhor o mercado e encontrar novos nichos de trabalho. Para empresas e profissionais da qualidade, manter-se atentos a esses números pode mostrar caminhos de melhoria e novos sistemas de gestão que podem agregar valor a nossos processos.

 

Bebendo da fonte: relatório anual ISO Survey

Antes de mais nada, existe um banco de dados disponibilizado pela própria International Standard Organization (ISO). Todo os anos, por volta de setembro, a ISO lança o ISO Survey, um relatório com o número total de certificações ao redor do mundo.

Neste relatório oficial, você pode filtrar as informações por nicho de mercado, por país, por norma, entre outras possibilidades. Acompanhando as edições desse relatório, é possível captar diversos insights, como o crescimento de determinadas normas, a proporção de participação de cada país em relação ao contexto mundial e muito mais.

Neste relatório, por exemplo, é possível entender quantas empresas certificadas em qualquer norma ISO existem no Brasil. Assim, se você quer saber quantas empresas brasileiras são certificadas na ISO 9001 (na 14001, na 45001 ou em qualquer outra), vale consultar o relatório oficial ISO Survey.

 

Relatório anual ISO Survey: margem de erro na quantidade de empresas certificadas ISO

Vale ressaltar que os resultados do ISO Survey podem não corresponder a 100% da realidade. Isso porque para determinar a quantidade de empresas certificadas ISO, o relatório leva em consideração informações que são repassadas à ISO pelos organismos de certificação de todo o mundo. A partir dessa coleta, o relatório e tabulado e disponibilizado para download no site oficial da ISO.

O problema é que por motivos diversos, muitos organismos deixam de repassar essas informações para a ISO. Isso faz com que, apesar de ser muito preciso e caracterizar um bom panorama do cenário mundial de certificações, o relatório possa conter uma certa margem de erro. O que nos leva a outro ponto:

 

Portais especializados e outros sites oficias

Dessa forma, para garantir maior abrangência e manter-se antenado nas tendências de certificações ISO, vale a pena consultar outros portais e sites oficiais.

Aqui na QMS, por exemplo disponibilizamos muito conteúdo gratuito, seja neste site, no Blog do Antissuborno ou até mesmo no nosso canal do Youtube. Semanalmente lançamos artigos, podcasts, vídeos e muito mais. Tudo para manter você atualizado não só sobre a quantidade de empresas certificadas ISO, mas em constante aprendizado!

Além disso, o IAF (Fórum Internacional de Acreditação, em inglês International Accreditation Forum) é outra ótima fonte para manter-se informado. O organismo possui uma newsletter mensal que pode contribuir para compreender melhor as tendências de certificação e também trazer informações importantes sobre nossas áreas de atuação.

 

Acompanhando tendências para inovar mais rápido

Em um primeiro instante, acompanhar o número de certificações e dar uma olhadela nos resultados do ISO Survey pode parecer desnecessário. Porém, os números de certificações são um importante indicativo de aspectos valorizados pelo mercado. Isso pode ser também uma mostra daquilo no que focar para se adequar ao mercado e fazer negócios melhores.

Outro ponto importante é a quantidade de normas novas que tem surgido. A ISO tem feito um interessante esforço para cobrir cada vez mais áreas de gestão. Assim, acompanhar o crescimento no número de certificações pode também levar a novas descobertas e a padrões de gestão importantes para o mundo dos negócios.

Portanto, mantenha-se atualizado e de olho no blog da QMS, bem como em outros canais oficias. A cada novo ano, sua empresa tem a chance de obter mais conhecimento e avançar no mundo da gestão. O relatório ISO Survey e a quantidade de empresas certificadas ISO pode trazer grandes insights para sua organização!

 

QCast – Quantidade de certificações no Brasil e no Mundo – Uma análise da ISO Survey 2023 [vídeo]

Se você quer se aprofundar nos números de certificações ISO e no relatório ISO Survey 2023, fizemos um podcast completo comentando os resultados deste ano. Nele, analisamos os dados coletados no relatório e disponibilizados por mais de 180 países.

O episódio está disponível de forma 100% gratuita no nosso Youtube, vale a pena conferir e se inscrever para não perder nenhuma novidade. Sempre trazemos muito conteúdo gratuito e relevante para profissionais de sistemas de gestão e normas ISO! Para assistir, basta clicar aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?