Existe uma norma ISO de ESG?

Existe uma norma ISO de ESG?

ESG é um tema que já está bem disseminado, e frequentemente na QMS recebemos a seguinte dúvida: "Existe uma norma ISO de ESG que eu possa certificar minha empresa?". Vamos responder a essa e outras perguntas relacionadas.

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança). O termo abrange os principais aspectos da sustentabilidade, responsabilidade social e corporativa.

A temática se tornou de interesse global em 2020, quando Larry Fink, fundador e CEO da BlackRock, que é uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo, divulgou uma carta aos CEOs de organizações que recebiam investimentos da companhia:

Quando achamos que as empresas e conselhos não estão produzindo divulgações de sustentabilidade eficazes ou implementando estruturas para gerenciar essas questões, vamos responsabilizar os membros do conselho. Dado o trabalho de base que já lançamos sobre a divulgação, e os crescentes riscos de investimento em torno da sustentabilidade, estaremos cada vez mais dispostos a votar contra a administração e os diretores quando as empresas não estiverem progredindo o suficiente nas divulgações relacionadas à sustentabilidade e nas práticas e planos de negócios subjacentes a elas.

O que a declaração da BlackRock implica?

O ESG foi colocado como critério de investimento, visto que empresas que não se preocupam com questões de governança, ambientais e sociais, correm mais riscos de se envolverem em escândalos, problemas legais e continuidade de negócios.

 

O que é ISO?

ISO é a sigla para International Organization for Standardization, que é uma entidade independente que desenvolve e publica padrões internacionais. Nela estão representantes de mais de 160 países, o que a faz ser tão aceita e adaptável para empresas do mundo todo.

Conforme mencionado em epígrafe, a ISO publica o que chamamos de Normas, e estas abrangem assuntos vistos como de crescente necessidade de padronização, tais como: ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiental), ISO 37001 (antissuborno), ISO/IEC 27001 (segurança da informação).

As normas possuem uma estrutura básica, chamada de Anexo SL, como uma espécie de sumário, de modo que todos os requisitos tenham a mesma ordem e assim fique mais fácil fazer a integração entre duas ou mais normas.

Outro ponto importante é que há normas ISO que estabelecem regras e outras servem apenas como guias. As normas ISO de regras são as chamadas normas de requisitos e essas são certificáveis. Já as normas orientativas são as de diretrizes, como por exemplo a ISO 31000, que fornece dicas para uma boa gestão de riscos; estas normas não são certificáveis.

 

Há uma norma ISO de ESG?

Como demonstrado aqui no artigo, o interesse pelo ESG é crescente e com isso surge a questão: A ISO tem uma norma de ESG? Por enquanto, não há uma norma voltada 100% para ESG. O que existem são diversas normas com diferentes temáticas que, integradas, conseguem abraçar vários aspectos do ESG. As principais são:

É notável que as normas ajudam no ESG, mas não abraçam todos os pontos, pois é uma temática muito ampla. Além dessas que mencionamos, há muitas outras normas que podem ser agrupadas sob o conceito de ESG.

Esperamos ter ajudado!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?