Qual a importância da tecnologia aliada ao Compliance?

Neste artigo, mostraremos para você a importância da relação de tecnologia e compliance, quais os benefícios e como podem ajudar a potencializar sua organização.

Você entende a importância da relação de tecnologia e compliance?

Durante muito tempo, o compliance foi sinônimo meramente de conformidade com as normas. Essa foi uma estratégia utilizada para a implementação e o gerenciamento dos programas de compliance e integridade.

Atualmente, com a maturidade das organizações em relação ao tema, ter os requisitos formais e manter a conformidade com as normas é importante, mas nada disso faz sentido se não conseguirmos formar uma cultura organizacional.

Mas e a tecnologia nisso? Ao implementar um sistema de compliance na cultura organizacional com a ajuda da tecnologia, a organização terá automatização de tarefas, redução de riscos, foco em resultados e até mesmo uma otimização de tempo.

A seguir, entenda como tecnologia e compliance podem ser os melhores aliados.

Benefícios da tecnologia no compliance

Separamos aqui alguns benefícios que a implementação da tecnologia no compliance traz para as organizações:

Automatização de tarefas e processos em geral

Análise e coleta de dados podem ser muito complicadas se não estiver aliado à uma tecnologia de ponta. Ela pode evitar erros e riscos que essas informações valiosas e sensíveis possuem para a organização. Além disso, a automatização é sinônimo de economiza de tempo.

Análise, controle, avaliação e redução de riscos

As organizações que fazem coleta de dados e informações sensíveis precisam se proteger contra qualquer tipo de possível risco, como fraudes e ataques. Geralmente o volume de dados é muito grande e um trabalho manual para analisar, controlar, avaliar e ainda se preocupar com a redução de riscos é muito grande, além de dar margem de erros. Por isso, uma automatização é essencial.

Otimização de fluxo e tempo

Como falamos acima, é impossível citar a automatização de processos, principalmente de compliance, e não trazer um dos melhores benefícios: a otimização de tempo. O fluxo de trabalho ganha uma nova perspectiva, já que um trabalho manual é feito de forma mais lenta do que um trabalho automatizado.

Além disso, é possível ter uma precisão maior e antecipar riscos. Agilidade é algo que toda organização busca para melhorar seus processos.

Veja outros benefícios da tecnologia para o compliance:

  • 1. Coleta de dados;
  • 2. Análise de informações sensíveis;
  • 3. Melhor monitoramento e controle de possíveis erros e fraudes;
  • 4. Diminuição de falhas nos sistemas externos e internos;
  • 5. Análise de oportunidades;
  • 6. Due diligence;
  • 7. Canal de denúncias otimizado.

Tecnologia aliada ao Compliance

Podemos concluir, então, que há uma necessidade de tecnologia e compliance andarem lado a lado para que os processos funcionem com excelência na sua organização, como a redução e manutenção de riscos e até mesmo ajudar as pessoas a focar mais nas suas estratégias para o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista nosso webinar completo e continue acompanhando nosso blog!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?