Compliance e Risco na Cadeia de Valor

Compliance e Risco na Cadeia de Valor

Entenda a importância do compliance e dos riscos na cadeia de valor e como o ESG está ligado a tudo isso!

Realizamos um super webinar com Eduardo Vaz Guimarães (Business Developer da SB – Sustainable Business Solutions) para falar a respeito de COMPLIANCE E RISCO NA CADEIA DE VALOR.

Juntos, ele e Neifer França (diretor da QMS Brasil) discorreram sobre a importância do compliance para o contexto contemporâneo e o papel da gestão de riscos frente a esse cenário.

Neste artigo, vamos abordar os conceitos fundamentais do webinar e disponibilizar o conteúdo para você assistir na íntegra! Vale ressaltar que valiosos insights estão no conteúdo em vídeo, então vale a pena assistir o webinar completo!

O que você verá no webinar gravado

No vídeo, você terá 1 (uma) hora de discussão intensa sobre conceitos fundamentais para as empresas. Serão 2 especialistas versando sobre os desafios das empresas para se manter lucrativas, sustentáveis e éticas frente ao mercado.

Para que você tenha um gostinho do que será debatido, veja a pauta com os assuntos que passaram na palestra online. Foram eles:

  1. O cenário ambiental no mundo;
  2. O que é ESG (Environmental, Social and Governance)?;
  3. Integração do ESG na Cadeia de Valor;
  4. Benefícios e Desafios do ESG na Cadeia de Valor;
  5. Exemplos de Boas práticas de ESG na Cadeia de Valor;
  6. Métricas e Indicadores de Desempenho do ESG;

Dentro destes assuntos, foram abordadas ferramentas, boas práticas, dificuldades e desafios de implementar um ESG de sucesso e causar melhorias contínuas na cadeia de valor. Tudo isso, é claro, levando em conta o compliance e seus benefícios fiscais, sociais e de reputação para as empresas.

Agora, vamos entender um pouco melhor esse assunto abordando os significados dos principais tópicos do webinar.

O que é ESG? (Environmental, Social, and Governance)

ESG é a sigla para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social, and Governance, em inglês – ou ASG em português).

Em resumo, ESG é um conjunto de critérios que avaliam o desempenho de uma empresa em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Para isso, o ESG considera como a empresa lida com questões como mudanças climáticas, gestão de resíduos, diversidade e inclusão, ética nos negócios, entre outros fatores fundamentais.

Aqui, estão incluídos tanto requisitos ambientais, quanto de transparência e ética regulamentar e de cuidados com seus colaboradores e prestadores de serviços. Pode-se dizer que o ESG é a visão mais abrangente e holística que se pode ter de uma organização.

O que é Compliance?

Já o Compliance refere-se ao cumprimento de leis, regulamentos e normas de uma organização.

Esta prática envolve a implementação de políticas, procedimentos e dispositivos internos para garantir que a empresa atue em conformidade com as leis que a regem. Bem como, que ela combata práticas ilegais, como corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes.

O objetivo do compliance é garantir integridade, ética e transparência nos negócios, aumentando o valor das empresas e melhorando sua reputação frente ao público.

O que é Cadeia de Valor?

A Cadeia de Valor, por sua vez, representa a soma de todas as atividades envolvidas na criação e/ou entrega de um produto ou serviço, desde a obtenção de matérias-primas até a sua distribuição final.

Ela inclui todas as etapas de produção, logística, marketing, vendas, pós-vendas e atendimento ao cliente. A análise da cadeia de valor permite identificar as atividades que agregam valor ao produto e aquelas que podem ser otimizadas para melhorar a eficiência e competitividade da empresa.

A correta análise da Cadeia de valor é essencial para compreender os pontos de melhoria, bem como para a precificação e conformidade das saídas da empresa.

A interrelação entre ESG, Riscos e Cadeia de Valor

É fundamental compreendermos que a cadeia de valor é muito extensa. Por menor que seja a empresa, cada processo requer diferentes entradas (insumos e matérias primas) que vão passar por diversas fases. Além disso, mesmo depois de acabado, o produto ainda tem um longo caminho logístico até chegar ao cliente final.

Todos esses fatores, juntos, fazem da cadeia de valor uma estrutura sistêmica cheia de requisitos, necessidade e expectativas. Essa estrutura está permeada por fatores ESG, que vão desde o cuidado com as pessoas até os impactos ambientais inerentes ao processo de produção.

Igualmente, os riscos são fatores empresariais inerentes a qualquer processo ou atividade. Imagine quantas dezenas (talvez centenas ou milhares) de riscos não se acumulam ao longo da cadeia de valor? Ao fim, esse acúmulo pode causar diversos impactos negativos ao produto final, impactando diretamente na satisfação do cliente, na reputação da empresa e nos resultados (inclusive financeiros) da organização.

A importância do Compliance e Risco na Cadeia de Valor

Agora que você já está familiarizado com os conceitos essenciais discutidos no webinar, já deve ter entendido o quanto esse assunto é vital para a sobrevivência e prosperidade das organizações.

Em resumo, tanto o ESG quanto o compliance são essenciais para as organizações. Eles não só agregam valor e gerenciam riscos como também promovem sustentabilidade e ajudam profissionais a manterem uma gestão empresarial mais ética e responsável.

Como resultado, temos empresas mais valorizadas pelos consumidores e que entregam resultados mais claros e assertivos para seus investidores. Além de, é claro, garantirem conformidade legal, o que evita multas e gastos desnecessários.

É preciso levar em consideração que uma empresa possui inúmeros processos internos, o que torna a gestão mais complexa à medida que a quantidade de processos aumenta. Isso, somado a existência de ainda mais processos externos, da cadeia de valor, torna as coisas muito mais difíceis e a gestão um desafio.

Somente com um sistema de gestão atento ao compliance, é possível ter uma gestão assertiva e focada em resultados. Isso porque o compliance, via de regra, é o nicho responsável por manter todas as diretrizes operacionais dentro do que foi planejado, dentro dos requisitos pré-estabelecidos (sejam eles legais, de clientes ou da sociedade).

Assista ao webinar completo

Não perca a chance de aumentar seus conhecimentos e melhorar a relação ESG da sua empresa. No webinar, nossos especialistas discorreram sobre os principais aspectos do compliance e dos riscos na cadeia de valor.

Para assistir e se manter atualizado com as melhores práticas de gestão do mercado, basta clicar aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?