Como escolher um curso de Auditor Líder

Como escolher um curso de Auditor Líder?

Conheça os 4 aspectos fundamentais para escolher um curso de Auditor Líder de qualquer norma de Sistemas de Gestão.

Um curso de Auditor Líder é essencial se você quer seguir carreira como consultor, auditor ou até mesmo gestor ou analista de sistemas de gestão (SGs). Isso acontece por diversos fatores, mas há 2 que vale ressaltar.

Primeiro, porque esse curso vai te dar a formação necessária para se tornar um auditor, algo que qualquer boa certificadora vai exigir para que você audite por ela. Segundo, porque o treinamento de auditor líder te apresentará o sistema de gestão da forma mais completa possível, indo desde a interpretação dos requisitos normativos, até os princípios de auditoria e a organização e planejamento das audições.

Assim, formar-se como lead assessor (auditor líder) é vital para galgar novos degraus na profissão e crescer na carreira. E isso, vale lembrar também, independe de qual seja a matéria de gestão, ou seja, podemos usar como exemplo a:

 

Como escolher o curso de Auditor Líder correto?

Engana-se quem acha que escolher o curso correto é simples. Isso porque, com a profusão de possibilidades no mercado, é fácil cair em “armadilhas”. Por um lado, alguns cursos podem não oferecer a formação necessária para que você se torne um bom profissional. Por outro, alguns cursos não são nem mesmo reconhecidos pelo mercado, o que pode ser um grande desperdício do seu tempo e recursos.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre alguns pontos essenciais para você escolher um bom curso de auditor líder. Aquele que vai te dar a formação correta e te lançar no mercado rumo ao sucesso!

 

Pesquise a credibilidade e reputação da instituição

Vamos começar pelo básico, algo que muitas vezes acaba ofuscado pelas campanhas de marketing ou por descontos imperdíveis: a reputação da “escola”!

Antes de comprar um curso de auditor líder, pesquise sobre o histórico da instituição e sua trajetória no mercado. Quanto mais know-how ela tiver para te apresentar, melhor será sua formação.

Lembre-se: um bom curso de auditor líder sempre virá de uma boa instituição, que tem vivência de mercado e, por isso, já otimizou e melhorou seus processos para garantir que você se torne um profissional capacitado e competente!

 

Didática e aplicabilidade via estudos de caso (cases)

Obviamente, você vai querer estudar com instrutores que tem boa didática, certo? O que pouca gente pensa é que isso está diretamente ligado à experiencia do professor. Assim, é importante que ele tenha vivido experiencias auditando e trabalhando com o sistema de gestão foco do curso (9001, 14001 ou 45001, por exemplo).

Assim, quanto mais estudos de caso o curso apresentar, melhor! É claro que, por motivos de confidencialidade e ética de trabalho, muitas vezes nomes de organizações ou pessoas auditadas não serão apresentados. O importante é que os instrutores do curso de auditor líder tragam para a sala de aula estudos de caso que te ajudem a compreender melhor os temas e, desde já, experimentar um pouco sobre a profissão. Isso vai fazer total diferença na sua formação!

 

Todo curso de auditor líder precisa abordar a ISO 19011 e a ISO/IEC 17021

Como introduzimos no início do artigo, o curso de auditor líder vai além da interpretação da norma em si, ele também ensina como auditar e montar planos de auditoria, entre outras matérias. Por isso, o curso vai se debruçar sobre no mínimo 3 normas: a norma foco do SG (9001, 14001 ou 45001, por exemplo) e as normas ISO 19011 e a ISO/IEC 17021.

A ISO 19011 é a norma que estabelece diretrizes para auditorias de sistemas de gestão, tornando-as padronizadas e replicáveis. Esta norma nos fornece orientações sobre princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, competência de auditores, condução de auditorias, elaboração de relatórios e diversos outros aspectos importantes.

De forma geral, a ISO 19011 nos ajuda a garantir que as auditorias sejam conduzidas de forma ética, eficaz e profissional, contribuindo para a melhoria contínua dos sistemas de gestão auditados e do próprio processo de auditar.

Já a ISO/IEC 17021, segundo abstract da própria ISO, nos apresenta “princípios e requisitos para a competência, consistência e imparcialidade de organismos que fornecem auditoria e certificação de todos os tipos de sistemas de gestão”.

Dessa forma, esta norma nos apresentará questões como imparcialidade, competência e consistência na condução das avaliações de conformidade. Portanto, a 17021 ajuda a garantir maior credibilidade e confiabilidade aos certificados emitidos, o promove a aceitação deles no mercado global e muito mais confiança nos sistemas de gestão certificados.

Juntas, essas três normas (o SG foco + 19011 + 17021) farão com que você conheça e seja capaz de auditar da maneira certa, buscando melhorias de forma imparcial, competente e ética.

 

Procure um curso de auditor líder reconhecido por um Acreditador Internacional

Um organismo acreditador avalia a competência e conformidade das organizações, atestando se elas possuem o que é necessário para prestar seus serviços. Esses organismos ajudam a garantir que as empresas acreditadas sigam padrões internacionais de qualidade, gerando maior confiança entre clientes e demais partes interessadas.

Dessa forma, esses organismos desempenham um papel crucial na garantia da competência dos auditores e na qualidade dos processos de certificação. Os acreditadores acabam por estabelecer padrões rigorosos para a qualificação e a formação dos auditores.

Portanto, cursos de auditor líder ministrados por organizações acreditadas vão garantir que você adquira os conhecimentos, as habilidades e a experiência necessárias para conduzir auditorias da forma certa, de maneira eficaz, imparcial e que traga bons resultados para as empresas. E quando o assunto é auditoria, resultados são, em essência, ótimas constatações, não conformidades e oportunidades de melhoria!

Portanto, procure um curso de auditor líder reconhecido por um acreditador internacional. E atualmente, os dois maiores e mais reconhecidos órgãos acreditadores no mundo são o IRCA (International Register of Certificated Auditors) e a Exemplar Global Certificate (que faz parte da família ASQ – American Society for Quality).

 

A escolha certa pode definir seu futuro profissional!

Escolher uma formação profissional, por si só, já é desafiador. São diversos caminhos e milhares de profissões e possibilidades. Porém, feita a escolha, optar pela instituição errada pode colocar tudo a perder. Imagine gastar tempo, recursos e esforços em uma instituição não reconhecida e que não te ofereça as melhores oportunidades de aprendizado?

Por isso, antes de escolher, pesquise bastante, analise os perfis da empresa nas redes sociais e busque conhecer a reputação da organização. Com uma boa reputação, virão bons professores, verdadeiros instrutores capacitados e experientes que vão tratar não apenas do assunto em questão, mas das normas que apoiam a auditoria (ISO 19011 e ISO/IEC 17021). Por fim, compreenda que apenas instituições que possuem todos esses requisitos conseguirão uma acreditação internacional de alto grau, tal qual do IRCA ou da Exemplar Global.

Pesquisando corretamente e focando nos requisitos que apresentamos aqui, você poderá escolher sem medo e, acima de tudo, se tornará um Auditor Líder de alto nível! Um profissional que traz bons resultados, é requisitado pelas organizações alcança sucesso e prosperidade profissional!

Conheça os cursos de Auditor Líder da Q Academy, todos acreditados pela Exemplar Global e estudo de caso feito pela certificadora QMS com mentores experientes no mercado 😉

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?