A versão mais recente da ISO 9001 trouxe a gestão da qualidade ao estado de arte das ferramentas de gestão, uma delas é o planejamento de mudanças ISO 9001:2015, requisito novo em relação à versões anteriores da norma e que promove as empresas certificadas melhores controles em situações de mudanças.
Há anos a gestão de mudanças já é uma realidade em cadeiras de MBA’s e processos de gestão mais sofisticados, portanto não se trata de um novo termo ou uma nova ferramenta de gestão, mas com um mundo corporativo em constante mutação a gestão de mudanças é uma realidade.
Este processo é uma ferramenta que auxilia as organizações a implementar e gerenciar mudanças estratégicas, táticas e operacionais, que podem acontecer por diversos motivos como novos produtos e serviços, mercado, readequações financeiras, realocação de pessoal, etc.
Como implementar a gestão de mudanças?
Esta atividade é um processo planejado, primeiramente a organização deve definir a mudança que será realizada e planejar todos itens aplicáveis para tal, é importante ressaltar que, mudanças podem ter impactos diferentes na empresa, podendo a organização analisar o risco dessa mudança, ou seja, o impacto que tratá ao sistema de gestão e/ou a organização.
Basicamente a Norma ISO 9001:2015 determina as considerações para itens específicos, porém cabe a organização definir se considera apenas o descrito pela normativa ou se faz uma abrangência maior deste processo, conforme o requisito 6.3 da ISO 9001:2015 a organização deve considerar:
a) o propósito das mudanças e suas potenciais consequências;
b) a integridade do sistema de gestão da qualidade;
c) a disponibilidade de recursos;
d) a alocação ou relocação de responsabilidades e autoridades.
Verificando os itens acima, podemos desenhar um plano de ação estruturado, um projeto ou qualquer ferramenta adicional que pode auxiliar nessa gestão. Detalhando cada item, podemos citar que:
a) o propósito nada mais do que o objetivo da mudança aliado as consequências que esta pode causar;
b) a organização deve garantir que o processo preserve o sistema de gestão da qualidade, ou seja, sua integridade.
c) que essas tenham recursos disponíveis, não são recursos financeiros, mas todos recursos disponíveis como pessoas, tecnológicos, etc.
d) responsabilidades e autoridades como qualquer plano de ação e projeto, a alocação deve ser realizada para diversas fases das mudanças, e a realocação deve ser realizada, caso necessária.
Esse é mais um processo que exemplifica como a ISO 9001:2015 pode transformar a gestão de sua empresa, utilizando-se de ferramentas práticas e modernas para este fim. As mudanças trazem grandes benefícios para qualquer empresa, desde que sejam organizadas e padronizadas, assim como o requisito da Norma.