A nova revisão da norma ISO 9001 prevista para ser lançada mundialmente em Setembro deste ano apresenta diversas mudanças, dente elas os termos contexto da organização e partes interessadas, termos esses que denotam o novo conceito das normas de sistemas de gestão com abrangência para a gestão organizacional e não somente gestão da qualidade.
O contexto da organização é levantado com base na determinação das questões internas e externas relevantes para direção estratégica da organização, as quais podem ser levantadas por diversas ferramentas já consolidadas, como por exemplo, a matriz SWOT. Baseado nas questões internas e externas a organização poderá determinar diversos outros requisitos da norma, como necessidades e expectativas de partes interessadas, riscos e oportunidades, etc.
Em relação as partes interessadas, o requisito da norma determina que a organização defina as partes interessadas relevantes de acordo com o critério estabelecido, bem como os requisitos destas, onde irão gerar ações permanentes para revisão e monitoramento destas informações.
Esses são apenas dois exemplos que demostram como a nova versão da norma ISO9001 está focada na gestão do negócio da empresa e se demonstra claramente como uma ferramenta de gestão e não apenas uma normativa de qualidade.
Já pensou em transferir sua certificação para QMS? Entre em contato conosco!