Vantagens de se certificar em um Sistema de Gestão ISO

Sabemos que a decisão de se certificar em um Sistema de Gestão ISO requer planejamento e cautela. Geralmente, o processo é longo e envolve mudanças e custos para a organização.

Além disso, existem diversas normas que atuam em diversas áreas da empresa. 9001 para Gestão da Qualidade. 14000 para impactos ambientais. ISO 37001 para gestão antissuborno. 45001 para saúde e segurança dos colaboradores. Esse fator pode ser um pouco intimidador e dificultar ainda mais a decisão de buscar por uma norma.

Entretanto, neste artigo quero explicar porque se certificar em um sistema de gestão ISO é uma decisão estratégica. Mais que isso, uma decisão estratégica que faz sentido para sua empresa e que vai ajudar sua organização a alcançar resultados incríveis.

Existem diversos motivos que comprovam isso, mas vou me ater aos 3 principais.

Clientes com exigência comercial

Não é incomum que muitas empresas literalmente exijam alguma certificação ao fechar seus negócios. Isso acontece principalmente com grandes organizações, que empregam processos de compra muito rígidos e maduros.

Além disso, há um novo fator em jogo: o decreto da lei de licitações, a LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021. Em seu artigo de número 42, a lei inclui o seguinte:

Art. 42. A prova de qualidade de produto apresentado pelos proponentes como similar ao das marcas eventualmente indicadas no edital”.

Indo um pouco além, no inciso 1 do mesmo artigo, a lei diz que a prova de qualidade pode ser:

A comprovação de que o produto está de acordo com as normas técnicas determinadas pelos órgãos oficiais competentes, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou por outra entidade credenciada pelo Inmetro

Na prática, isso significa que os Sistemas de Gestão ISO podem ser usados como prova de qualidade por 2 motivos: 1º por serem parte de um organismo internacional, de competência reconhecida em todo o Brasil; 2º porque as normas ISO, no Brasil, são de responsabilidade da própria ABNT.

Diferencial competitivo para sua empresa

Fora em casos de exigência comercial, o simples fato de sua empresa ser certificada em alguma ISO, por si só, já traz um diferencial competitivo importante. Mesmo que bastantes difundidas, não são muitas as empresas que têm certificações com padrões internacionais.

Segundo relatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), atualmente existem cerca de 19 milhões de empresas no Brasil (veja o número exato aqui). Entretanto, existem apenas 17.952 certificações ISO 9001:2015 válidas no país (de acordo com o relatório ISO Survey 2019, disponibilizado pela própria ISO). O número é tão baixo que não corresponde nem a 1% de empresas certificadas (apenas 0,093%).

Provavelmente, grandes clientes estarão entre o pequeno percentual de empresas certificadas e também exigirão certificações. Entretanto, mesmo que não exista a exigência, ter um Sistema de Gestão ISO é um diferencial competitivo e será levado em conta em qualquer negociação. Assim, você poderá deixar muitos concorrentes para trás por ter uma certificação importante na sua empresa.

Melhoria dos processos

Vimos que muitas empresas e o governo podem requisitar para sua empresa se certificar em um Sistema de Gestão ISO, do contrário não comprarão de você. Do mesmo modo, mesmo que não haja exigência, ter um certificado ISO irá ajudar a fechar mais negócios. A pergunta agora é: por que isso ocorre? Afinal, são apenas normas, não é?

O que acontece é que as normas ISO são puramente voltadas à melhoria dos processos e da empresa como um todo. Quando você se certifica, por exemplo, em um sistema de gestão ambiental (ISO 14001), toda sua empresa precisa controlar melhor os impactos ambientais que ela causa.

Para isso, é preciso que a empresa, como um todo, faça uma gestão consciente dos resíduos e materiais que utiliza. Aqui, consciente significa organizada, cuidadosa e planejada. Como resultado disso, todos os processos precisarão passar por melhorias que ajudem a cumprir esse objetivo: gerenciar os impactos ambientais.

Ao contrário do que muitos pensam, essa mudança de consciência e reorganização dos processos não afetará apenas no impacto ambiental, mas em todo o resultado da empresa. A partir do momento em que pensamos, por exemplo, na quantidade de material descartado, paramos também para pensar em como reduzir esse número. Isso gera redução no impacto ambiental, mas também reduz custos com matéria prima e aumenta o lucro das empresas.

Isso acontece com todas as normas ISO. Ao parar e se voltar para os processos, a empresa promove melhorias e avança em organização e padronização. Então, isso retorna para a empresa em forma de redução de retrabalho, melhor aproveitamento da mão de obra, menos desperdícios, e uma série de outros benefícios .

Ao se certificar em um Sistema de Gestão ISO, sua empresa cresce!

Como dito no início do texto, se certificar em um sistema de gestão ISO é uma decisão importante, além disso, nem todas as normas ISO serão aderentes ao seu contexto. Entretanto, espero ter mostrado o quanto sua empresa pode ganhar com esse processo.

Além disso, se precisar de ajuda, saiba que a QMS Brasil está de portas abertas. Somos uma certificadora presente em mais de 33 países em todo o mundo e temos como missão construir uma sociedade mais forte por meio das certificações!

Conte com a nossa ajuda, solicite uma cotação para a sua empresa clicando no botão abaixo.

Deixo também para você um vídeo sobre o tema que pode te auxiliar.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?