O ciclo PDCA tornou-se popular com Deming, um dos maiores gurus da qualidade, o ciclo PDCA é a abreviação de PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), a ferramenta PDCA pode ser utilizada de diversas formas, em projetos e qualquer processo, porém como citado acima, além do grande uso em processos de controle de qualidade, o ciclo PDCA ficou consagrado na garantia da qualidade, ao ser incorporado como base de estrutura para as Normas ISO.
A ferramenta é cíclica e objetiva a repetição para melhoria de um processo/projeto, obedecendo as fases a seguir em um sistema de gestão ao padrão Anexo SL, layout comum para normas de sistemas de gestão ISO.
Plan (Planejar)
Nessa fase são estabelecidos os requisitos de planejamento, seguindo pela cláusula 4 – Contexto da Organização, 5 – Liderança, 6 – Planejamento e 7 – Apoio (Recursos), são nessas fases que um sistema de gestão é planejado e as fases são estabelecidas.
O item 4 a organização entende seu contexto pelos diversos requisitos da cláusula, no item 5 são estabelecidos as responsabilidade, autoridades e papéis necessários em um sistema de gestão, bem como qualquer item relacionado a liderança, já no item 6 as próprias normas já estabelecem como a mesma fase do ciclo PDCA, onde constam requisitos de grande importância como Riscos, Objetivos e Planejamento de Mudanças, finalizando com o item 7 onde constam todos recursos necessários de um sistema de gestão.
Do (Fazer)
A fase do FAZER conforme planejado, tudo o que foi planejado nos requisitos anteriores agora é realizado, de acordo com o item 8 – Operação do Anexo SL, devido a isso nessa cláusula se encontra uma quantidade densa de informação para a operação de um sistema de gestão.
Check (Checar)
O checar ou verificar, como queira, no ciclo PDCA é estabelecido para entender se tudo o que foi realizado saiu de acordo com o planejado, portanto no sistema de gestão, se requisitos de extrema importância como contexto e riscos que foram planejados na fase PLANEJAR foram implementados da forma correta, é nessa fase que o sistema de gestão verifica isso.
Não é por acaso que nesse item temos Análise Crítica pela Direção, Auditoria Interna e Análise e avaliação.
Curiosidade: Mesmo após a consagração da ferramenta, Deming mudou a forma como chamava o PDCA, colocando no lugar do C (Check) o S de Study (Estudo), chamando-o de PDSA, querendo ressaltar a importância de um estudo detalhado do processo.
Act (Agir)
Depois de planejar, fazer, checar é a hora de agir em um sistema de gestão, a ação vai ser realizada principalmente de acordo com a não conformidade e ação corretiva para obter a melhoria continua do sistema de gestão.
O ciclo PDCA não para por aqui, após as 4 fases ele recomeça e dentro do sistema de gestão novamente fazemos o PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), é uma ferramenta cíclica que traz enormes ganhos a qualquer organização que o aplicar adequadamente.
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