Conheça a ISO 22301:2019 – Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócios

Neste artigo, vamos conhecer a ISO 22301, lançada em 2019 e entender quais foram suas mudanças nos Sistemas de Gestão de negócios.

Para quem ainda não conhece, a ISO 22301:2019 é um padrão internacional para o gerenciamento da continuidade de negócios. Este padrão busca oferecer uma melhor estrutura para a gestão de uma organização.

Esta norma ISO foi projetada para ajudar as organizações a implementar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento, a fim de evitar e reduzir incidentes (riscos por exemplo) que possam vir a ocorrer nas organizações.

A revisão mais recente da ISO 22301 foi lançada em 31 de outubro de 2019. Essa versão busca detalhar requisitos para que um sistema de gestão proteja e reduza incidentes inoportunos em seus negócios. Bem como, caso algo venha ocorrer, garantir que a empresa estará preparada para se recuperar.

Então, neste artigo, vamos conhecer mais sobre essa norma, seus objetivos e quais as vantagens de implementar a ISO 22301 na sua organização. Vamos lá?

Conhecendo melhor o objetivo da ISO 22301:2049 – Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócios

A norma ISO 22301 – Sistemas de gerenciamento de continuidade de negócios – é um padrão internacional publicado pela Organização Internacional de Padronização (ISO – International Organization for Standardization) e desenvolvida por importantes especialistas, de todo o mundo, em continuidade de negócios.

Essa norma busca fornecer uma estrutura em que os responsáveis possam descrever corretamente como gerenciar a continuidade de negócios em uma organização. Este tipo de estrutura visa proteger a organização de possíveis ameaças e paralisações em seu sistema de produção e busca tornar o gerenciamento dos sistemas mais eficaz, garantindo a continuidade da entrega de produtos e serviços após a ocorrência de intercorrências.

A primeira versão desta norma foi lançada em 2012 e sua última revisão foi publicada em outubro de 2019, não ocorrendo grandes mudanças no seu conceito principal. Mas com essa atualização, a norma apresenta menos prescrições e mais flexibilidade, sendo possível então agregar mais valor às organizações.

A ISO 22301:2019 busca oferecer uma estrutura para planejar, testar e monitorar um sistema de gerenciamento de continuidade de negócios. Ela tem como um dos principais objetivos ajudar organizações que tem como objetivo demonstrar às partes interessadas que, em situações adversas, elas podem rapidamente contornar a situação e oferecer um serviço eficaz, garantindo o fornecimento dos produtos ou serviços contratados.

Essa norma também permite que a empresa atue de forma preventiva quando identificar os riscos, visando estratégias de continuidade para recuperação rápida da empresa em caso de incidências. Um dos principais objetivos desta norma é, então, proteger os negócios de possíveis interrupções.

A essas interrupções ou incidentes, pode-se entender como qualquer acontecimento que possa impossibilitar o trabalho, como acidentes, afastamentos dos funcionários, danos na estrutura da empresa, falhas no sistema, desastres naturais entre outros.

Quais são os benefícios da ISO 22301?

A implementação dessa norma pode apresentar muitos benefícios para qualquer tipo de empresa em que for aplicada, por isso vamos elencar alguns importantes que fazem a diferença no dia a dia da organização. Através dessa norma, é possível:

  • Identificar e gerenciar possíveis ameaças ao sistema de gestão da sua empresa;
  • Cumpri os requisitos legais pertinentes;
  • Melhorar a reputação e imagem da empresa frente ao mercado;
  • Aumentar a capacidade de recuperação da organização em situações de crise;
  • Manter os serviços sem interrupção durante as ocorrências negativas;
  • Aumentar a segurança dos processos;
  • Reduzir os impactos financeiros, quando ocorrerem incidentes;
  • Obter vantagem competitiva no mercado de trabalho;
  • entre outras.

Ir além das documentações

A ISO 22301:2019 fornece informações e requisitos para as empresas e, a partir disso, cada organização realiza suas considerações de acordo com seu sistema, com o seu contexto, para atingir esses objetivos com competência.

Por isso, tão importante quanto documentar todos os dados e planos é a empresa manter isso ativo e em constante atualização.

É necessário que toda a equipe e partes interessadas estejam envolvidas no processo e preparadas para enfrentar as adversidades que possam vir a acontecer. E a 22301 também auxilia nesse processo.

Certificação ISO 22301:2019: um diferencial competitivo para os negócios da empresa

Mesmo que a norma, geralmente, seja implementada por empresas maiores, independente do ramo ou tamanho da organização, a ISO 22301 é uma norma de apoio à implantação de qualquer sistema de gestão.

Com a gestão de continuidade de negócios, sua empresa consegue visualizar de maneira mais clara as operações, identificar falhas e assim propor a melhoria contínua dos processos.

Com a norma, a organização consegue atuar de maneira preventiva, identificar os riscos, antecipar problemas nos processos e nas estratégias de continuidade para se recuperar rapidamente suas operações em casos de intercorrências.

E o passo importante para a certificação é o entendimento claro desta norma. E para isso você pode contar com o apoio da QMS.

A QMS conta com um curso totalmente online com vários módulos que abordam os conceitos e requisitos sobre a ISO 23301 e como ela funciona na prática, você pode conhecer mais clicando aqui!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?