A importância da Gestão do Tempo para a carreira profissional

O profissional que aplica a gestão do tempo em sua vida trabalha de maneira mais eficiente e acaba se destacando entre os outros profissionais.

Nos dias de hoje, muitas pessoas têm se queixado da falta de tempo. É comum, durante a correria do dia-a-dia, reclamarmos que “faltam horas no dia” concluir nossas tarefas ou até mesmo para descansar um pouco. Por isso, a gestão do tempo tem se tornado cada vez mais importante. 

Entretanto, muito raramente, conhecemos pessoas que conseguem conciliar trabalho, descanso, família e lazer de forma saudável. Muitas vezes, nossa rotina é semelhante à dessas pessoas, ou até mesmo “menos corrida”. Ainda sim, ficamos nos perguntando: “Como essas pessoas conseguem conciliar tudo isso, meu Deus!?” Ou em outras situações, fazemos pré-julgamentos e dizemos frases como: “Nossa, fulano está com tempo, hein?”. 

Mas na realidade essas pessoas fazem algo que talvez nos falte: uma boa gestão do tempo. Elas distribuem suas atividades e conseguem manter sua rotina equilibrada.

Com o tempo cada vez mais valorizado e importante em nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal, é essencial que saibamos programar e dividi-lo de maneira eficaz. Do contrário, muito a de se perder! Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o tema, gestão de tempo, e entender um pouquinho melhor essa história!

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo são técnicas utilizadas para que possamos organizar nossa rotina, cumprindo todas as tarefas de maneira produtiva e eficiente. O gerenciamento de tempo pode envolver a execução de projetos, atividades profissionais e até mesmo tarefas diárias.

Quando realizamos a gestão do nosso tempo, conseguimos executar nossas tarefas com mais ânimo e vontade, sem perder a eficiência. Uma boa gestão das atividades influencia até mesmo na qualidade de tudo que fazemos. Não precisamos fazer tudo de uma vez, por exemplo, por isso é importante que se entenda quais as tarefas são prioridades e o tempo que levaremos para cada uma delas!

Como fazer uma gestão do tempo

Agora que entendemos resumidamente o que é e qual o objetivo da gestão do tempo, vamos conhecer algumas técnicas e entender como elas funcionam para que você possa implementar em sua rotina. 

Planejamento Semanal

Muitos especialistas afirmam que esse é o primeiro passo a ser dado. O planejamento semanal é uma revisão de tudo que devemos fazer. Ele pode ser feito através de listas, contendo todas as tarefas que você precisa cumprir, divididas de acordo com suas prioridades. O que por sinal é a próxima técnica que vou abordar.

Essa lista pode ser feita no seu celular, uma folha de papel, uma planilha ou etc… É importante que após o comprimento de cada tarefa, seja realizada uma marcação para identificar que aquela tarefa já foi cumprida. Isso criará uma sensação de produtividade e manterá sua agenda mais organizada!

Priorize suas tarefas 

Quando fazemos a separação das nossas atividades de acordo com as prioridades delas, podemos identificar para qual tarefa precisaremos nos esforçar mais para concluir.

Essa prioridade pode ser por importância da tarefa e também por emergência, ou seja a atividade que o prazo de entrega é mais curto. Você pode até mesmo, em casos mais extremos, utilizar uma Matriz de Priorização GUT.

Trabalhe sempre em busca de uma meta

Quando sabemos o que queremos, e focamos em chegar neste objetivo, nosso foco aumenta. Por isso, é importante que trabalhemos com metas. 

Por exemplo, crie uma meta para sua semana: essa semana minha meta é concluir todas as minhas tarefas até sexta-feira. Ou, “Concluir as tarefas X, Y e Z é minha meta principal”. Outra técnica interessante que pode se aplicar a essa é a auto recompensa, caso eu venha a concluir a meta do exemplo acima, no sábado irei sair para me divertir, comprar um sorvete, brincar com o cachorro, etc. 

Não procrastine tarefas!

Essa, talvez, seja a palavra mais dita nos dias de hoje, quando nos referimos a trabalho e tempo. Procrastinar! Procrastinar significa ”adiar, delongar, postergar, protrair”. Ou seja, em bom português, quer dizer “deixar o que podemos fazer agora para depois ou para outro dia”.

Às vezes, estamos com tempo sobrando e temos uma tarefa que precisa ser realizada, porém, ainda restam uns dias para que o prazo dela se encerre. Então pensamos “Amanhã eu faço” ou então “Vou deixar para depois, é tranquilo de fazer”. Consequentemente, acabamos deixando para última hora, ficamos sobrecarregados e fazemos às pressas, de qualquer jeito.

Caso você tenha se identificado com essa situação, você provavelmente está procrastinando. Mas podemos nos reeducar e nos livrar dessa prática. Evite distrações, como redes sociais por exemplo. Uma dica importante é aplicar os tópicos que citamos no decorrer do artigo. 

Tenha tempo para você!

O profissional que aplica a gestão de tempo em sua vida trabalha de maneira mais eficiente, conclui uma quantidade maior de atividades em menos tempo e acaba se destacando entre os outros profissionais. Isso é importante para garantir mais qualidade de vida, voos mais altos na carreira e, é claro, paz de espírito!

Óbvio que nos dedicarmos ao trabalho é algo fundamental para nosso desempenho profissional. Por isso é importante que haja gestão do tempo, pois com ela conseguimos fazer isso de maneira produtiva, permitindo que sobre tempo e ânimo para pensarmos no nosso bem estar e em como desenvolvermos produtos, serviços e mudanças inovadoras!

Quando aplicamos a gestão do tempo e dividimos nossas tarefas, concluindo-as com êxito, alcançamos nossos objetivos e chegamos ao final do dia com aquela sensação de dever cumprido. E isso não tem preço!

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