Como escolher a Norma ISO ideal para sua empresa?

Conheça dicas valiosas que vão te ajudar a escolher a norma ISO ideal para sua empresa alcançar resultados incríveis!

Anteriormente, falamos um pouco sobre as certificações ISO mais utilizadas e sobre como elas podem ajudar sua organização a alcançar novos patamares. Nele, entendemos um pouco melhor como uma norma ISO pode ser um grande diferencial para seu negócio e te ajudar a conquistar mais clientes.

Hoje, vamos dar algumas dicas para que você saiba como escolher entre tantos padrões de gestão. Afinal, muitas normas podem ser adequadas para a sua empresa e seu ramo de atuação, mas nem todas podem ser compatíveis com o contexto atual do seu negócio.

Desse modo, as dicas de hoje podem te ajudar a fazer o melhor uso da certificação, bem como fazer a escolha correta! Vamos lá?

 

Identifique quais são as necessidades da sua empresa para escolher a norma ISO

Uma vez que ficarem claras as diferentes certificações/normas ISO que estão disponíveis, o próximo passo é identificar as necessidades da sua empresa. Se você não conhece bem todas as normas, releia nosso último post ou consulte o site oficial da ISO. 

Prosseguindo, esse pode ser um momento para pensar algumas perguntas e tentar definir qual pode ser a certificação mais adequada para você.

Tente responder perguntas que te ajudarão a responder a dúvida maior, ou seja: “O que é mais importante e busco priorizar para a minha empresa?”. Assim, podemos nos perguntar:

  • Qual é o foco das últimas reclamações que recebemos?
  • Nosso maior problema é a qualidade dos nossos produtos ou serviços?
  • É reduzir os impactos ambientais?
  • Busco priorizar a saúde e segurança dos nossos funcionários?
  • Preciso cuidar melhor dos dados dos nossos clientes?
  • Qual é a maior dor da empresa neste momento?
  • Busco reduzir a ocorrência de corrupção e suborno na organização?
  • Qual é a maior dificuldade dos nossos clientes?
  • Quais “áreas” têm dado maior prejuízo à empresa?

Identificar, dessa forma, as necessidades da sua empresa ajudará a determinar qual certificação ISO é a mais adequada.

Se, por exemplo, respondermos que temos recebido muitas multas por fatores ambientais, talvez seja interessante considerar a implementação da ISO 14001.

Caso estejamos sofrendo muito com absenteísmo, a ISO 45001 pode ser uma mão na roda!

Se os clientes estiverem reclamando de defeitos nos produtos, a ISO 9001 vai fornecer uma base para entender e corrigir as falhas que geram esses defeitos.

Essa é a lógica que devemos buscar. Além disso, vale pensar que isso pode ser realizado através de reuniões, brainstorming, levantamento de dados etc. Quanto mais mentes envolvidas, maiores os resultados!

 

Leve em consideração o setor da sua empresa

Outro fator importante a considerar é o setor da sua empresa, mesmo porque algumas certificações ISO são mais esperadas para determinadas áreas de negócio.

Por exemplo, a certificação ISO 27001 é voltada para gestão da Segurança da informação, enquanto a certificação ISO 50001 é voltada para empresas que buscam otimizar seu consumo de energia.

Então, enquanto a proteção de dados pode ser mais importante para empresas de tecnologia (ISO 27001); a otimização de consumo de eletricidade pode ser melhor para a indústria (ISO 50001).

Certifique-se, então, de escolher uma certificação que seja relevante para o setor da sua empresa e que vá, realmente, fazer a diferença nos seus resultados!

 

Avalie qual será o tempo e os custos envolvidos no processo

A certificação ISO vai exigir tempo e recursos da sua empresa. Por isso é importante avaliar com muita cautela o tempo e o que precisa estar envolvido para obter a certificação desejada.

Certifique-se de que a sua empresa está preparada para assumir esse compromisso e que você tem os recursos necessários para implementar e manter um sistema de gestão que atenda aos requisitos da certificação e traga resultados.

Levando em consideração o contexto atual da sua empresa, algumas normas podem necessitar de mais recursos que outras para serem implementadas. Muitas vezes, a excelência já existente em uma empresa pode deixá-la muito próxima de uma certificação sem a necessidade de grandes alterações. Então, vale a pena focar nisso também!

 

Considerar a autorização da certificadora

Por fim, a última etapa é considerar a garantia da certificação que você escolher. Por isso, escolher uma certificadora responsável, ética e reconhecida é fundamental!

A certificação ISO é uma validação importante da qualidade da gestão da sua empresa, mas só será válida externamente quando tiver a autorização de uma certificadora.

A certificadora é uma empresa qualificada que irá avaliar todos os processos, a conformidade e as exigências e, assim, disponibilizar a certificação que mais se adequar a sua empresa (Aquela para a qual foi contratada para avaliar a conformidade).

 

Escolha a norma ISO mais adequada para seu negócio!

Como podemos avaliar ao longo do texto, os certificados ISO se dividem em diversos grupos com variados objetivos. Tudo a fim de atender a diversos tipos de setores e ajudar as empresas com o que mais importa: melhorar os resultados!

É importante, então, entender muito bem as diretrizes da norma ISO que será implementada, a fim de escolher a certificação mais adequada para sua empresa e tocar o projeto de implementação da melhor maneira possível!

A partir disso, podemos iniciar o processo de certificação, o que é uma ótima oportunidade de elevar a imagem da sua empresa e garantir que seus produtos e serviços possam ser oferecidos dentro de um alto padrão e comprometimento, pontualidade e qualidade!

Além disso, não se esqueça: quando sua empresa escolher a norma ISO ideal, você pode contar com QMS para conquistar essa certificação! A QMS conta com certificações em diversas normas para empresas de diversos portes e ramos de atividades. Então entre em contato e solicite seu orçamento, basta clicar aqui!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

Compliance no Terceiro Setor: Entenda a sua importância

O terceiro setor é uma esfera da atividade econômica que engloba organizações não governamentais (ONGs), associações, fundações e outras entidades que atuam com finalidades sociais, ambientais, culturais ou de desenvolvimento comunitário, mas que não raras vezes são usadas para prática de fraudes, por isso o Compliance no