Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

Entenda o requisito “5.1.2 Foco no cliente” da ISO 9001:2015

Entenda a importância do requisito “5.1.2 Foco no cliente” para a ISO 9001:2015 e, mais que isso, para sua empresa!

Não é segredo para ninguém que o principal objetivo da ISO 9001:2015 é garantir a satisfação do cliente. Isso é tão importante para a norma que consta também em um dos 7 Princípios da Qualidade.

Dessa forma, era de se esperar que 9001 tivesse um requisito específico para tratar desse assunto, o que acontece no item 5.1.2 Foco no Cliente. No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre o 5.2.1 e seus detalhes.

Apesar de ser um item, assim por se dizer, curto (um parágrafo e três subitens), veremos que ele é fundamental para o bom atendimento da norma. E, muito mais que isso, para a saúde de nossas empresas.

Vejamos o que o item diz:

5.1.2 Foco no cliente

A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente, assegurando que:

a) os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares pertinentes sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente;

b) os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados;

c) o foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido.

Responsabilidade da Alta direção

Por mais banal que isso possa parecer, é preciso entender que a satisfação do cliente é a maior responsabilidade da alta direção. Obviamente, ela não executará todos os processos e atividades, entretanto, precisa “demonstrar liderança e comprometimento em relação ao foco no cliente”.

Na prática, isso significa que a Alta direção precisa promover atividades, projetos, rotinas e outros dispositivos que mapeiem o quanto os clientes estão satisfeitos e que atuem para aumentar essa satisfação.

Se antes da versão 2015 nós tínhamos o RD (Representante da Direção), que acabava recebendo a responsabilidade. Agora, a 9001 deixa claro que a responsabilidade, em primeira instância, vem de cima!

Pode-se delegar atividades, tarefas, projetos, tudo que tem a ver com o foco no cliente, porém, a responsabilidade, liderança e comprometimentos são indelegáveis. O que é um grande avanço na norma.

Para satisfazer, é preciso conhecer

Algo que vale ser citado é que todo trabalho para aumentar a satisfação do cliente começa em entender o que, de fato, é importante para ele. Para isso, a norma é categórica: os requisitos precisam ser determinados, entendidos e atendidos consistentemente.

Determinados, para que tenhamos clareza do que o cliente espera e precisa, sobre como o nosso produto ou serviço atua sobre sua vida e interesses. Entendidos, pois não basta saber o que ele quer, precisamos entender a fundo como isso o impacta. E por fim, atendidos “consistentemente”, ou seja, não adianta, por exemplo, satisfazer o cliente hoje e, amanhã não!

Isso, é claro, no que tange a todos os requisitos! Para ter foco no cliente de forma abrangente e verdadeira, precisamos levar em conta questões legais (regulamentares), estatutários e do próprio cliente.

Atenção aos riscos, sempre!

Como em qualquer outro aspecto das organizações, todo e qualquer risco que possa afetar a satisfação do cliente precisam ser monitorados.

No que diz respeito ao requisito 5.1.2 Foco no cliente, cabe ainda lembrar que a ISO 9001:2015 reforça também a questão da conformidade do produto ou serviço. Grande parte da satisfação do cliente está diretamente ligada a conseguir manter as entregas em conformidade com aquilo que foi estabelecido nas relações empresa / cliente.

Assim, podemos reafirmar que a gestão de riscos precisa estar integrada em todos os processos. Precisa ser algo vivo e que realmente ajude a assegurar que o cliente só será afetado pelos riscos de forma positiva.

Foco no cliente é um item de melhoria contínua

Para finalizar, acredito que ISO reforça todo nosso propósito como empresas. O verdadeiro foco no cliente está “resumido” no subitem c) do 5.1.2 Afinal, nosso foco deve ser sempre assegurar o aumento da satisfação do cliente.

Em tempo de constantes mudanças no contexto, precisamos criar meios de fazer da satisfação uma linha crescente. Se fizermos uma análise mais abrangente, extrapolando o 5.1.2 (como deve ser), percebemos que toda a norma converge para assegurar que este item seja atendido em sua plenitude.

Esse, verdadeiramente, é o único requisito da ISO 9001:2015: atender bem o cliente. Todo o restante são meios, modos e sugestões de boas práticas que nos ajudam a alcançar constantemente esse fim.

Se você também acredita nisso, nós aprofundamos o entendimento deste item no nosso curso de Auditor Líder ISO 9001:2015. Faça nosso curso e venha transformar a sociedade por meio das certificações!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do