Por que se certificar na ISO 37001?

Por que se certificar na ISO 37001?

Entenda como se certificar na ISO 37001 pode criar empresas melhores, mais lucrativas, éticas e transparentes, leia agora!

Muitas empresas ainda não entendem a importância de se certificar na ISO 37001, uma norma relativamente nova, mas muito importante para a sociedade. A 37001 pode ser uma medida estratégica importante em diversos aspectos empresariais e sua ausência, principalmente em alguns setores, pode ser um grande diferencial para os clientes e stakeholders.

Devido ao contexto Brasileiro, essa norma pode ser um tabu nas mesas de discussão, porém precisamos desmitificar esse assunto e entender que adoção de práticas antissuborno é um meio para melhorarmos resultados e perpetuar mais ética nos negócios.

Além de um diferencial de mercado, também precisamos entender que não certificar na ISO 37001 pode trazer diversos problemas e dificuldades. A falta de mecanismos antissuborno pode afetar tanto a operação quanto a reputação do negócio, criando situações delicadas e trazendo diversos prejuízos para a organização e para as partes interessadas envolvidas com ela.

Por esses motivos, no conteúdo de hoje, decidimos falar de alguns aspectos importantes da certificação ISO 37001 e sobre como ela pode ser benéfica. Vamos lá?

 

Resumindo a ISO 37001 – sistemas de gestão antissuborno


Antes de entrar no assunto do artigo, vale a pena relembrar o que é a ISO 37001, visto que essa é uma norma relativamente nova no mercado.

O padrão 37 mil foi criado pela ISO (International Organization for Standardization, em português: Organização Internacional de Normalização), uma instituição reconhecida internacionalmente pela promoção de boas práticas de gestão empresarial.

A norma, publicada em 2016, fornece diretrizes para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão antissuborno (SGAS). Sua principal meta é auxiliar as empresas no combate a essa prática ilegal, garantindo mais ética, transparência e legalidade às operações organizacionais.

 

1 – Melhorando a governança corporativa


Nos últimos anos, a governança corporativa tem ganhado cada vez mais espaço. Com ela, profissionais e organizações esperam criar empresas mais éticas e transparentes, respeitando a sociedade e atuando de forma mais benéfica para ela em todos os aspectos. Aqui, vale reforçar também a importância e o peso que a governança ESG (ambiental, social e corporativa) tem desempenhado.

Quando o assunto é a ISO 37001, a certificação fortalece a governança corporativa ao estabelecer controles internos claros, processos de auditoria e práticas para lidar com denúncias relacionadas ao tema. Tudo isso, por sua vez, pode melhorar a transparência nas operações e reforçar uma cultura organizacional voltada para a integridade e ética.

 

2 – Facilitando negociações e a entrada em processos licitatórios


Toda negociação envolve certo risco quando o assunto é suborno, e esse fator pode não só onerar contratos, como também causar prejuízos, multas e problemas legais.

Porém, ao optar por se certificar na ISO 37001, a empresa desenha seus processos de forma a proteger todos os envolvidos em uma negociação e reduzir muito os riscos de práticas criminosas. Isso cria processos melhores, mais ágeis e seguros, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Por esse motivo, muitas organizações preferem trabalhar com fornecedores que já tenham um sistema de gestão antissuborno implementado.

Além disso, no caso de empresas que participam de processos licitatórios ou visam fechar negócios com o governo, a certificação 37001 pode tanto ser um requisito como também oferecer uma vantagem significativa. Assim, seja para negociar com outras empresas e buscar contratos públicos, a certificação será de grande valia para sua organização.

 

3 – Aumentando a reputação e a credibilidade organizacionais


Devido ao contexto brasileiro, falar sobre se certificar na ISO 37001 pode gerar um tabu nas organizações. Porém, com o amadurecimento dos SGAS no Brasil, esse mito tem caído por terra.fr Implementar a norma é uma decisão estratégica que traz mais reputação e credibilidade no curto, médio e principalmente longo prazos.

Afinal, a certificação demonstra um compromisso sério com a ética e a conformidade legal. Por meio dos mecanismos antissuborno, a empresa evita práticas criminosas e aperfeiçoa seus processos, mantendo-se longe de escândalos, polêmicas e outros danos para sua reputação.

Isso tudo aumenta a credibilidade da organização perante clientes, investidores, parceiros de negócios e a sociedade em geral, trazendo mais faturamento, vendas e resultados positivos. Dessa forma, em um mercado atual onde a transparência é cada vez mais exigida, ter essa certificação pode ser um diferencial competitivo importante.

 

Não se certificar na ISO 37001 é uma fonte de risco!


Existem dezenas de outros benefícios diretamente atrelados à certificação ISO 37001, como maior facilidade em auditorias, maior facilidade em firmar parceria estratégicas, facilidade em criar canais de denúncias e até mesmo maior suporte em investigações de conformidade legal. Porém, aqui, listamos alguns aspectos gerais que vão criar grandes saltos de excelência na sua empresa.

Além disso, vale ressaltar, organizações que não possuem a certificação ISO 37001 estão mais suscetíveis a riscos, bem como podem ter muita dificuldade para fazer a prevenção e detecção de suborno. Isso, obviamente, pode impactar a conformidade com leis e regulamentos, bem como oferece riscos inimagináveis à reputação da sua organização. Além de trazer prejuízos derivados das próprias negociações e a possíveis multas, sansões e processos legais.

Certificar-se na ISO 37001 é, portanto, um processo completo de melhoria da cultura da transparência e da ética. Através dela criamos dispositivos que ajudam identificar e combater irregularidades. Porém, ainda mais importante, fortalecemos nossos processos, criamos barreiras contra irregularidades reforçamos nas pessoas a importância da governança e integridade nos negócios.

Assim, a organização que se certifica na ISO 37001 se torna símbolo de integridade e responsabilidade, nela cada colaborador se sente parte de uma obra coletiva e se esforça para refletir um compromisso genuíno com a excelência.

 

Case de sucesso da certificação ISO 37001 [vídeo]


Se você quiser saber um pouco mais sobre os benefícios dessa norma, temos um vídeo de um case de sucesso no nosso canal no YouTube. Nele, a Estre Ambiental conta um pouco sobre o processo de certificação e dos benefícios que a empresa conquistou com ela.

No vídeo, é possível entender como essa norma ajuda as empresas a serem melhores e mais transparentes, bem como a entregar mais resultados positivos para suas partes interessadas. Clique abaixo para assistir:

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão