Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

3 Tendências para melhorar seu SGQ em 2021

Começo do ano é período para planejamento, traçar metas e objetivos, mas poucos profissionais de qualidade fazem ações para melhorar seu SGQ.

O Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, com base na Norma ISO 9001 deve ser melhorado continuamente, pelo menos é o que está descrito na própria Norma. Além de ferramentas obrigatórias para melhor seu SGQ como auditoria interna, análise crítica pela direção, auditoria de terceira parte, entre outras, cabe o gestor da qualidade inserir outras ferramentas de melhoria.

Acredito que a ISO 9001:2015 é uma das melhores Normas já escritas, mas como sempre eu coloco em meus treinamentos e palestras, as Normas ISO, são requisitos mínimos sobre o assunto em questão, portanto a ISO 9001 apresenta os requisitos mínimos de sistemas de gestão da qualidade. É responsabilidade do gestor da qualidade avaliar a maturidade e aplicar outras ações para melhorar seu SGQ.

Aqui apresento tendências que na minha opinião pode melhorar seu SGQ e fazer a ISO 9001 gerenciar muito mais do que um sistema de gestão da qualidade:

 

1 – Adequação a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Se você nunca ouviu falar da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, você deve imediatamente se inteirar sobre esse tema. A LGPD já está mudando o processo de diversas organizações no Brasil inteiro Trata-se de uma lei nacional criando regramento para controle de dados sensíveis que as empresas manipulam, todas as organizações de alguma forma interagem com dados, portanto, a adequação deve ser imediata.

Para melhorar o seu SGQ, você pode usá-lo para que este seja uma das ferramentas para adequação da lei em sua organização. Com certeza isso precisa ser mapeado no contexto da organização, dependendo do ramo de atividade a ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados pode ser uma das partes interessadas, os riscos de vazamento de dados e falta de controle de dados pode ser mapeado dentro do SGQ, e assim você vai melhorar seu SGQ com o que já tem aplicado como ferramenta na sua organização.

Seria bom implementar a ISO 27001 e a ISO 27701? Normas mais ligadas ao tema, claro que seria, porém se essa não for a realidade vislumbrada pela sua empresa e pela sua alta direção, tome a ação vocês mesmo, use o risco da LGPD para melhorar seu SGQ.

Caso queira saber mais sobre a LGPD, separei esse webinar para você.

2 – Compliance e controles anticorrupção

As normas que falam sobre esse tema são a ISO 37301 e a ISO 37001, porém o caso aqui é melhorar o seu SGQ, então vamos a prática. Adquira essas Normas e veja como elas são de fácil integração com a ISO 9001, e como você pode usá-las para melhorar seu SGQ.

As normas também são baseadas no Anexo SL, portanto apresentam o mesmo layout da ISO 9001 e assim você pode usar também requisitos de Contexto da Organização, Riscos, Gestão de Mudanças, e itens novos dessas Normas para melhorar o seu SGQ.

Sua empresa têm um código de ética? Canal denúncias? Procedimento para brindes e doações, ou até mesmo procedimento para contato com agente público? Têm processo para listar suas obrigações legais? Esses são apenas alguns exemplos de como essas Normas e esses temas podem te ajudar a melhorar seu SGQ. Não estou falando de certificação, estou falando de utilizar outras Normas ISO para melhorar seu SGQ, e essas são as principais tendências futuras.

 

3 – Inovação

Mais uma Norma que pode melhorar seu SGQ, trata-se da ISO 56002 – Sistemas de Gestão da Inovação. Essa é uma Norma de diretrizes, portanto já foi elaborada para ser um guia de implementação de inovação.

Você pode usar as diretrizes da Normas, e alguns requisitos para iniciar um processo de inovação dentro da sua organização. Você acha que isso é possível? Se não conseguir na empresa toda, pode aplicar a Inovação dentro da sua própria área. Tenho certeza que sua alta direção vai ficar interessada no tema.

Conclusão, você pode usar três grandes tendências para melhorar seu SGQ, sem investimento e somente usando ferramentas que seu próprio SGQ já possui. Faz sentido? Que seu SGQ tenha um ótimo ano e que você tome ações para melhorar seu SGQ.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do