ISO 45001 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde ocupacional

A certificação ISO 45001 é a mais nova certificação do momento, lançada em 12/03/2018 é a primeira Norma ISO na área de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

A ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é a Norma que irá substituir a OHSAS 18001, lembrando que a OHSAS 18001 não é uma Norma ISO, por isso a grande expectativa em relação a ISO 45001, é a primeira Norma ISO sobre o tema e traz ao mercado o reconhecimento e credibilidade da chancela ISO nesse mercado.

 

A Norma está adequado ao Anexo SL, layout comum para todas as Normas de Sistemas de Gestão da ISO, assim como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015, assim facilitando o já famoso sistema de gestão integrado em ISO 9001, ISO 14001 e agora a ISO 45001.

 

A Norma é uma ferramenta prática para prevenção de incidentes e gerenciamento de requisitos legais aplicáveis de segurança e saúde ocupacional, traz a tona diversa novos requisitos sobre o tema e apresenta o que há de mais moderno no mundo sobre práticas de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

As principais novidades na Norma em relação à OHSAS 18001 são:

contexto da organização iso 45001

Contexto da Organização

Como todas as Normas adequadas ao Anexo SL da ISO, a ISO 45001 apresenta um requisito específico sobre o contexto da organização, é necessário avaliar o contexto em relação ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, determinar as questões internas e xternas envolvidas e se necessário integrar aos demais sistemas de gestão.

Partes Interessadas

Destaco com um dos principais requisitos da ISO 45001, as partes interessadas, pois a Norma estabelece e determina que a avaliação das partes interessadas deve ir além dos colaboradores, algo muito comum na já antiga OHSAS 18001, agora alinhada ao Anexo SL a Norma requer que as expectativas e partes interessadas devem ser determinadas, bem como a avaliação se são requisitos legais e/ou outros requisitos aplicáveis.

 

Foco em gestão de riscos

Assim como as coirmãs ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, a Norma ISO 45001 enfatiza a gestão de riscos como ferramenta principal do sistema de gestão. A avaliação de riscos permeia grande parte dos requisitos da Norma, desde item de liderança até melhoria. A diferença de sua antecessora OHSAS 18001 é que o planejamento de riscos deve levar em conta o contexto da organização, partes interessadas e o escopo do sistema de gestão.

 

Consulta e participação

consultas iso 45001Para finalizar o resumo sobre os principais itens da Norma, ressalto a importância do item Consulta e Participação dentro do item 5 – Liderança, a mensagem é clara que os colabores como expostos a riscos ocupacionais têm papel fundamental na implementação e manutenção do sistema de gestão, bem como diversos mecanismos determinados como requisitos mandatórios pela Norma.

São diversos requisitos com mudanças em relação a OHSAS 18001, a Norma ISO 45001 é uma nova normativa e não uma revisão anterior, mesmo assim o IAF (International Accreditation Forum) estabeleceu o período de 3 anos para migração à ISO 45001 para as empresas que tenham seus certificados acreditados na OHSAS 18001, não deixem para última hora.

 

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa: Identificando e Resolvendo Problemas

Se a sua empresa enfrenta desafios recorrentes e você deseja entender a causa raiz dos problemas, o Diagrama de Ishikawa pode ser a solução ideal. Essa ferramenta visual ajuda a estruturar e analisar fatores que impactam um processo, permitindo encontrar o verdadeiro motivo dos problemas e eliminá-los