Já sentiu aquele clima estranho em sua empresa, os funcionários não gostam de interagir e menos ainda em colaborar com seu sistema de gestão? Pois então, o endomarketing pode ser sua solução.
O que é endomarketing?
Você provavelmente já realizou alguma ação de marketing para envolver seus clientes ou prospectá-los, correto? O endomarketing segue o mesmo conceito, no entanto, as ações de marketing são voltadas para dentro da empresa, os funcionários.
O intuito é criar ações para melhorar a comunicação entre os colaborações, engaja-los e fazer com que realmente abracem os objetivos da empresa.
O que é considerado ação no endomarketing?
Temos que ter em mente que a maioria das empresas trabalham durante 5 dias na semana em período integral, provavelmente mais tempo do que você passa com a sua família, lembrando disso devemos ter ciência que não basta realizar uma ação pontual 1 e se dar por satisfeito. O endomarketing tem que ser um trabalho contínuo, garantindo o bem estar dos colaboradores naquele ambiente, tornando-os mais engajados. Abaixo listo alguns exemplos de ações contínuas:
- Ações contínuas: reunião semanal com os colaboradores para alinhar as tarefas e causar uma interação entre a equipe, happy hours, parabenização pelas realizações, ofertas de cursos e experiências que podem agregar pessoalmente/ profissionalmente, proporcionar alguma atividade física ou então indicar um espaço com desconto, pausa para um café a tarde ou até mesmo de manhã.
Apesar de termos ações continuamente, podemos inserir ações pontuais nesse cronograma do endomarketing, elas servem apenas como complementos em datas realmente específicas.
- Ações pontuais: companha de doação de sangue na empresa, bolo de aniversário para quem estiver celebrando, amigo secreto no natal, montagem da árvore de natal, poder ir fantasiado no carnaval, presentear com chocolate na páscoa.
Por fim, como o endormarketing pode ajudar em meu sistema de gestão?
Lealdade e compromisso
Imagine que você trabalha em um local que você goste das pessoas, chega até a considerar algumas delas suas amigas, ganhe um salário razoável, sente-se valorizado e sua qualidade de vida está ótima. Tendo tudo isso, você não vai querer procurar outro emprego, lutará pelas metas daquela empresa, se tornando então um funcionário leal e compromissado.
Maior produtividade
Um estudo conduzido pelo especialista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick (Reino Unido), apontou que empregados felizes são 12% mais produtivos. Parece óbvio quando lemos essa frase, mas muitas empresas não percebem isso em seu cotidiano e movem suas ações a base da pressão. Quando felizes ficamos mais focados, com mais energia e temos até mesmo um aumento em nossa criatividade.
Clima organizacional
O sistema de gestão como já dito no próprio nome é um sistema, e para que funcione é necessário que todas as peças cumpram seu papel com maestria, para isso é necessário um bom clima organizacional, onde todos os funcionários estejam engajados, conversem entre si e tentem ao máximo ajudar uns aos outros.
Gostou das idéias e agora está pensando “e agora, por onde começo?” saiba que o endomarketing deve ser implementado aos poucos e que realmente tenha haver com a sua equipe, pense “o que eu poderia fazer para que meus funcionários ficassem mais felizes?”, feita a pergunta é só filtrar as ações possíveis e colocar em prática.