Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

Planejamento estratégico com a ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 trouxe ao mundo do sistema de gestão uma grande sinergia entre Planejamento estratégico e a gestão da qualidade, isso não quer dizer que os requisitos, da última versão da Norma mais reconhecida em todo mundo, contemplam obrigatoriamente o planejamento estratégico, mas sim que esta Norma pode ser utilizada como uma ferramenta adicional ao planejamento estratégico.

Existem diversos requisitos na ISO 9001:2015 que podemos ser caracterizados como usuais para um bom planejamento, como por exemplo, Contexto da Organização, dentro deste item o uso de uma ferramenta habitualmente utilizada para avaliação de cenário pode ser utilizada, como o SWOT, onde obrigatoriamente os requisitos da Norma estabelecem a avaliação de questões externas e internas.

Conhecer as partes interessadas do sistema de gestão pode trazer uma abrangência significativa para a estratégia organizacional, esse é mais um requisito da Norma aplicável a estratégia, onde é estabelecido a necessidade de definir as partes interessadas, bem como seus respectivos requisitos.

A própria política da qualidade têm uma sinergia significativa com o direcionamento estratégico da organização, é um documento onde a alta direção defini as premissas da empresa levando em consideração o contexto da organização anteriormente estabelecido.

Posso citar, que além dos requisitos acima mencionados, a Norma ISO 9001:2015 trouxe a melhor ferramenta de implementação de processos estratégicos, a gestão de riscos, no processo de gestão de riscos é necessário avaliar e tratar riscos no âmbito estratégico, tático e operacional, ou seja, os processos estratégicos estabelecidos no item de contexto da organização, assim como no âmbito tático com o sistema de gestão como um todo, bem como os riscos de processos no operacional.

Outro termo da ISO 9001:2015 que vale ressaltar sua sinergia como o planejamento estratégico é a gestão de mudanças, os requisitos da Norma descrevem o planejamento de mudanças e a implementação das mudanças nos processos operacionais, portanto é um tema que pode ser relacionado diretamente como todo o planejamento organizacional e processo correlatos dentro da organização.

Esses são apenas alguns exemplos de como a ISO 9001:2015 pode ser utilizada como ferramenta no planejamento estratégico, cabe a você, profissional da qualidade demonstrar isso a alto direção e colocar a área da qualidade como formadora de opinião dentro da direção estratégica da organização.

Temos um treinamento de contexto da organização gratuito que explica melhor esse processo, acesse www.treinamentoiso.com.br.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do