Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

Benefícios de implementar a ISO 14001

Entenda porque a ISO 14001 vai muito além da preservação do meio ambiente, podendo trazer resultados financeiros para sua empresa

Por muito tempo, os benefícios de implementar a ISO 14001 foram, de certa forma, ignorados pelo mercado brasileiro. O que talvez ainda ocorra em muitos contextos. Digo isso porque as empresas nunca compreenderam corretamente o funcionamento dos sistemas de gestão ambiental.

Em grande parte, isso ocorre devido à visão limitada que as pessoas têm em relação ao conteúdo da norma. Quase sempre, a visão é restritiva, ou seja, se baseia em apenas um dos benefícios de ter um sistema de gestão voltado ao meio ambiente e à sustentabilidade.

No artigo de hoje, pretendo trazer alguns dos benefícios de implementar a ISO 14001. Vou focar em 3 principais aspectos, cujos os quais têm impactos em toda a empresa e acabam por criar uma espécie de efeito dominó. Aumentando positivamente os resultados da empresa.

  1. Sustentabilidade e redução dos impactos ambientais

Obviamente, um Sistema de gestão ambiental busca reduzir os impactos ambientais da empresa e, assim, promover maior sustentabilidade a ela. Veremos que esse objetivo servirá como um propósito que levará as empresas a alcançar outros benefícios.

Muitas vezes, reduzir os impactos ambientais é visto como um fim em si mesmo, ou seja, como algo que só traz como benefícios a redução de emissão de resíduos, por exemplo. Entretanto, apesar de isso ser realmente uma grande vantagem e benefício para todos, a redução dos impactos ambientais será apenas uma consequência da própria consciência ambiental gerada na empresa.

Dessa forma, podemos dizer que ela levará a vantagens muito maiores, como uma melhor gestão dos recursos, a melhoria da imagem da empresa e, até mesmo, a mais ganhos financeiros para a organização.

  1. Uso consciente dos recursos da empresa

É aqui que as coisas começam a ficar mais interessantes, afinal, para conseguir controlar a emissão de resíduos, a empresa precisa ter muita consciência sobre como ela utiliza seus recursos.

Ao começar a monitorar os resíduos que emite, a empresa começa, também, a encontrar formas de reduzir ou reaproveitar esses resíduos. Agora, não é muito difícil entender que isso vai se traduzir em um consumo mais baixo de recursos ou no reaproveitamento do que, hoje, a empresa talvez jogue fora.

Com isso, é possível que outros indicadores, que não estão diretamente ligados à gestão ambiental, também sejam afetados positivamente. Por exemplo, os níveis de retrabalho podem diminuir enquanto os níveis de produtividade e aproveitamento das matérias primas aumentam. Tudo isso em decorrência de entender como os recursos podem ser melhor aproveitados e, assim, gerar menos resíduos.

  1. Melhor imagem no mercado

Não é segredo nenhum que o mercado está cada vez mais engajado com causas sociais e preocupado em preservar o meio ambiente. Por isso, entre os benefícios de implementar a ISO 14001, está a melhora da imagem da empresa.

Não é preciso ir muito longe para se lembrar de como os impactos ambientais negativos afetam as empresas. Quem não se lembra do desastre da barragem de Brumadinho? A tragédia causou muitos estragos à reputação da empresa e reduziu muito os valores das ações da companhia, além é claro, não menos importante, o falecimento de diversas pessoas e a destruição de locais de trabalho dos sobreviventes, principalmente os que trabalhavam com o solo.

Por isso, preocupar-se em ter um bom sistema de gestão ambiental rodando pode ser muito benéfico para sua empresa tanto em questão de imagem, financeiro e impacto social.

Concluindo: maiores ganhos financeiros para a empresa

Geralmente, as empresas atribuem apenas gastos a certificação como a ISO 14001. Por isso, na conclusão do texto, eu gostaria de refletir sobre como essas vantagens podem se transformar em resultado financeiro.

Desde o início do artigo, falei sobre o uso consciente de recursos. Apontei, por exemplo, a possibilidade de melhor aproveitamento da matéria prima. Se nós colocarmos isso na ponta do lápis, significa que vamos gastar menos dinheiro para adquirir recursos, afinal vamos utilizar menos recursos. Ou seja, menor custo para produzir.

Obviamente, isso vai depender do tamanho da sua empresa e de quanto recurso ela consome, mas pense comigo: se vocês reduzirem 5% de gastos com compra de recursos, quanto dinheiro a mais irá sobrar no final do mês?

Além disso, ter uma imagem mais saudável no mercado se traduz em mais vendas. É muito comum ver campanhas de marketing voltadas à sustentabilidade da marca, afinal todos sabemos como é importante cuidar do planeta em que vivemos. Isso significa aumento do faturamento, ou seja, mais resultado financeiro.

Vale a pena ressaltar que eu não citei todos os Benefícios de implementar a ISO 14001. Não falei da melhoria de processos, por exemplo, ou do aumento na moral dos colaboradores. Entretanto, acredito que os aspectos ressaltados são motivo mais do que suficiente para entender e adentrar no mundo da ISO 14001. Agora, conte-nos nos comentários: sua empresa tem, ou planeja ter, um sistema de gestão ambiental?

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do