Logo QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.

Valores QMS

Client First

Cliente em primeiro

Atendimento excelente e antecipação de tendências e soluções

Go Further

Ir além

Time qualificado e incentivado para novas capacitações, novos produtos e soluções

Delivering Trust

Entregando confiança

Certeza da confiança nos resultados e garantia de reconhecimento de mercado

Think Global

Mentalidade global

Abrangência de atuação global, soluções integradas para o cliente

Missão QMS

Fortalecer as empresas e a sociedade por meio das certificações.

Processo de Certificação ISO

Se você já implementou o sistema de gestão agora é necessário conhecer o processo de certificação ISO

Após a implementação do sistema de gestão, seja nas áreas de qualidade, ambiental, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, segurança da informação e outros, chega a hora da empresa a ser certificada buscar uma certificadora ISO para certificação, conforme as etapas a seguir:

A certificadora irá emitir uma proposta de certificação de acordo com o perfil e informações relevantes da empresa, baseado em normas internacionais para cálculo de auditoria. É importante verificar em proposta se todos os impostos estão incluídos e se não há nenhuma taxa escondida. Na QMS deixamos esse processo totalmente transparente e sem surpresas.

Após a aprovação da proposta comercial, um contrato de certificação (ou outro documento legalmente válido) é assinado entre as partes e inicia-se o processo de certificação ISO.
No ato da contratação, a empresa pode optar por fazer uma pré-auditoria, ocasião na qual todas as técnicas de auditoria de certificação são aplicadas, porém não há caracterização de não-conformidades, e sim uma lista de observações para que a empresa possa atuar e se preparar melhor para auditoria de certificação ISO. É importante destacar que este passo é opcional para qualquer organização que tenha feito uma solicitação de certificação e que a pré-auditoria pode ser oferecida pela QMS.

Uma auditoria que consiste na verificação documental para avaliação do atendimento aos principais requisitos que constituem o sistema de gestão do cliente. Nesta ocasião, é examinada a adequação geral do cumprimento dos critérios de avaliação (as normas de referência) e se o sistema de gestão tem condições de ser auditado na Fase 2 (avaliação de conformidade). Também nessa etapa é elaborado o plano de auditoria da Fase 2, baseado no contexto da empresa, responsáveis e áreas a serem visitadas, é confirmado com o cliente.

As conclusões documentadas com relação ao atendimento dos objetivos da fase 1 e à aptidão para seguir à fase 2 serão comunicadas ao cliente, incluindo a identificação de quaisquer áreas de preocupação que poderiam ser classificadas como não conformidades durante a fase 2.

O objetivo da auditoria de Fase 2 é avaliar a implementação, incluindo eficácia, do sistema de gestão do cliente. A fase 2 ocorrerá no(s) endereço(s) do cliente, incluindo visita às áreas da empresa, verificação de documentos, registros e entrevistas com colaboradores da empresa, avaliação de aderência a cada um dos requisitos da norma de referência.

A empresa deve demonstrar durante essa auditoria a aplicação prática dos seus procedimentos de trabalho, de gestão, atendimento e conformidade aos requisitos da norma objeto de certificação. O não atendimento aos requisitos da norma objeto da certificação será documentado em relatório de auditoria, para os quais a empresa deverá indicar dentro de um período acordado, as respectivas ações de correção, causas e ações corretivas para as não conformidades encontradas.

Havendo a recomendação da certificação pelo auditor, o processo deverá passar por uma revisão técnica e decisão de certificação. Após a aprovação do processo revisão técnica ocorrerá a emissão do certificado ao cliente, que poderá divulgá-lo conforme as regras de Uso de Marcas e Selos de Certificação.

A QMS CERTIFICATION manterá a certificação com base na demonstração de que a cliente continua a satisfazer os requisitos da norma de sistema de gestão.

A QMS desenvolve as atividades de supervisão, com base no controle e programa de auditorias, a fim de que áreas e funções representativas cobertas pelo escopo do sistema de gestão sejam monitoradas regularmente e levem em consideração as mudanças em seus clientes certificados e em seus sistemas de gestão.

As atividades de Supervisão incluirão auditorias no local, no mínimo uma vez ao ano, para avaliar se o sistema de gestão do cliente certificado continua atendendo aos requisitos especificados em relação à norma na qual a certificação foi concedida.

Ao final da auditoria de manutenção o cliente receberá um relatório das atividades realizadas através de um relatório de auditoria e, eventualmente, um registro das não conformidades apontadas e que devem ser tratadas até a próxima auditoria do ciclo.

O ciclo de certificação tem duração de 3 anos, a mesma validade do certificado de normas ISO de Sistemas de Gestão, desde que mantidas as atividades de supervisão exigidas. Ao final desse período, uma auditoria de Recertificação deverá realizada antes do vencimento do certificado, de modo que haja a manutenção da certificação.

Termos e Condições Gerais de Serviços

Comprometimento do cliente

O cliente se compromete a fornecer acesso pleno e total às dependências da empresa, sem exceção e cooperar como todos os requerimentos exigidos pela QMS CERTIFICATION no decorrer da prestação de serviços, em conformidade com os Termos deste documento.

O cliente compromete-se a cumprir os requisitos da QMS CERTIFICATION, conforme aqui definidos, assim como em contrato e com procedimentos documentados e as instruções disponibilizadas publicamente, tais como: Guia para Uso de Marcas e Certificado; Processo de auditoria; Processo de Certificação, políticas, entre outros. Estes procedimentos exigidos poderão ser da QMS CERTIFICATION ou de seus Organismos Acreditadores.

O cliente se compromete a fornecer todo o acesso e cooperação exigida pela QMS CERTIFICATION no curso da prestação dos serviços, e se compromete a pagar todas as taxas e encargos relacionados com os serviços, de acordo com os termos estabelecidos em acordos legais vigentes entre as partes, conforme aplicável (Contrato, Proposta, Pedido de Compras, Edital de Licitação, Termos de Referência, entre outros).

O cliente também concorda que os Organismos de Acreditação e eventuais observadores, como auditores em treinamento, acompanhem os auditores da QMS CERTIFICATION para testemunhar a realização de uma auditoria da QMS CERTIFICATION se assim forem escolhidos. Caso não concorde, com uma justificativa plausível e formalmente aceita pelos envolvidos, compreende que poderá sofrer sanções tais como suspensão e/ou cancelamento do certificado.

O cliente se compromete a indenizar a QMS CERTIFICATION contra quaisquer perdas, como o resultado de mal uso de qualquer autorização ou licença concedida pela QMS CERTIFICATION no âmbito do presente Termo, independentemente de culpa ou dolo.

A QMS CERTIFICATION requer que o cliente a informe imediatamente a respeito de quaisquer alterações significativas, ou eventos que afetem a sua Organização com impacto ao sistema de gestão, incluindo, quando aplicável: acidentes fatais, acidentes de trabalho graves, doenças ocupacionais, etc., em especial a respeito da ocorrência de um incidente grave ou violação de regulamentação que requeira o envolvimento da autoridade reguladora competente, como o Ministério da Saúde, do Trabalho, do Meio Ambiente, além de Órgãos ou Agências Reguladoras relacionadas à disciplina da certificação adotada pela empresa e objeto desse contrato.

Independentemente do envolvimento da autoridade reguladora competente, uma auditoria especial pode ser necessária caso a QMS Certification tenha conhecimento de que houve um incidente grave relacionado à disciplina de certificação adotada pela Organização objeto desse contrato, conforme aplicável, quanto à Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade, Compliance ou Suborno, por exemplo, um acidente grave, ou uma violação grave da regulamentação, a fim de investigar se o sistema de gestão não foi comprometido e funcionou de forma eficaz.

No momento da auditoria também devem ser relatadas todas as informações pertinentes relacionadas ao esquema de certificação adotado pelo cliente, o que pode envolver aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional, Compliance, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade e outros, conforme aplicável.

As informações coletadas a respeito de aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança e Privacidade da Informação, Qualidade, Compliance e Antissuborno irão fornecer fundamentos para que o Organismo de Certificação decida sobre as ações a serem tomadas, incluindo a suspensão ou retirada da certificação, nos casos em que for possível demonstrar que o sistema falhou seriamente no cumprimento dos requisitos de certificação.

A QMS CERTIFICATION informa seus clientes certificados sobre quaisquer alterações em seus requisitos para certificação e verifica se cada cliente certificado atende aos novos requisitos, quando aplicável.

Uma mudança do escopo, seja uma expansão ou redução solicitada pelo cliente, de acordo com suas necessidades, exige que o mesmo realize uma solicitação de mudança ao escritório local com o qual tem relacionamento. Em resposta, a QMS conduzirá uma análise crítica da solicitação e determinará as ações necessárias, como a revisão do planejamento das auditorias, incluindo um possível redimensionamento das próximas auditorias do ciclo, a possibilidade de uma auditoria extra e outras medidas pertinentes. Além disso, a alteração no escopo resultará em modificações no certificado emitido. 

A QMS CERTIFICATION concorda em manter normas rigorosas para salvaguardar a confidencialidade das informações obtidas ou criadas durante a execução das atividades de certificação em todos os níveis da sua estrutura, incluindo todos agindo em seu nome. Informações obtidas durante a prestação de serviços de auditoria e/ou treinamento sobre qualquer cliente ou pessoa não serão divulgadas a terceiros sem o consentimento por escrito do cliente ou pessoa em causa, exceto pelas informações que um Organismo de Certificação é obrigado a tornar públicas de acordo com a normas de referência, a saber: nome da Organização, documento normativo relacionado (norma ISO de Sistema de Gestão correspondente), escopo e localização geográfica (cidade e país) para um cliente certificado específico. Quando a QMS CERTIFICATION for obrigada por lei a divulgar informações confidenciais a um terceiro, o cliente deverá ser notificado previamente das informações fornecidas. A QMS CERTIFICATION mantém uma política de confidencialidade e procedimentos adequados para garantir a confidencialidade de todas as informações do cliente, além de garantir que todos os auditores e os outros membros da equipe atuando em seu nome também estejam sujeitos a Termos de Confidencialidade.

No aceite da atuação no processo de auditoria, o(s) auditor(es) confirma(m) que não possui conflito de interesses com a Organização a ser avaliada. O acordo de garantia de isenção de conflito de interesse é assinado por todos os auditores da QMS CERTIFICATION no momento de sua homologação. A Organização a ser certificada também deverá informar a QMS CERTIFICATION a respeito de quaisquer eventuais conflitos ao ser notificada a respeito da equipe auditora na Confirmação da Auditoria.

A QMS CERTIFICATION, qualquer colaborador ou pessoa que atue nos processos de certificação em seu nome não podem oferecer ou prestar serviços de consultoria de Sistemas de Gestão para um cliente a ser certificado. A QMS BRASIL não oferece serviços de consultoria em Sistema de Gestão.

A QMS não terceiriza auditorias a uma organização de consultoria em sistema de gestão, visto que esta situação constitui uma ameaça inaceitável à sua imparcialidade.

A QMS CERTIFICATION disponibilizará aos seus clientes certificados o Guia de Referência à Certificação e ao Uso de Marcas (QMS.SAO.GD.003), onde poderão encontrar as orientações pertinentes para a correta referência à certificação e ao uso das marcas da QMS CERTIFICATION e seus Acreditadores. A QMS Certification, sempre que apropriado, tomará ações para lidar com referências incorretas à condição de certificação ou ao uso enganoso de documentos de certificação, marcas ou relatórios de auditoria.

A QMS Certification não permite que seu nome e marca sejam utilizados de maneira que possa comprometer sua reputação e que a faça perder a confiança pública. Qualquer uso mal-intencionado ou não autorizado do nome e logomarcas da QMS Certification poderá estar sujeito às sanções aplicáveis. Tais ações podem incluir pedidos para correção e ação corretiva, suspensão, cancelamento da certificação, publicação da transgressão e, se necessário, ação judicial. O cliente compromete-se a tomar conhecimento e seguir as regras do referido Guia, incluindo os termos gerais aqui disponibilizados, incluindo que a empresa certificada:

  • Pode utilizar o selo “Certified Company” pertinente ao(s) Sistema(s) de Gestão certificado(s), fazer referência a sua condição de certificação em meios de comunicação como internet, folhetos, propagandas ou outros documentos, contanto que siga todas as regras destes Termos e demais regras da QMS Certification ao fazer referência à sua condição de certificação;
  • Não faça ou permita qualquer declaração que induza a erro em relação à sua certificação;
  • Não use ou permita o uso de um documento de certificação ou de qualquer parte dele, de maneira que induza a erro;
  • Em caso de cancelamento da sua certificação, interrompa o uso de todo material publicitário que faça referência à certificação;
  • Altere todo material publicitário quando o escopo da certificação tiver sido reduzido;
  • Não permita que a referência à certificação de seu sistema de gestão seja usada de tal forma que implique que a QMS Certification certifique um produto (incluindo serviço) ou processo;
  • Não dê a entender que a certificação se aplica às atividades e locais fora do escopo de certificação;
  • Não use sua certificação de tal maneira que possa comprometer a reputação da QMS Certification e/ou o sistema de certificação e perder a confiança pública.

O cliente autoriza o uso de sua logomarca para fins de divulgação da certificação e marketing pela QMS CERTIFICATION, salvo se houver manifestação em contrário.

Download do Guia de Uso de Marcas – PT

A QMS CERTIFICATION suspende temporariamente a certificação, a qualquer momento durante sua validade, nos seguintes casos:

a) Quando o sistema de gestão tiver falhado persistentemente ou seriamente em atender aos requisitos de certificação, ou seja, quando de não conformidades maiores.

b) A organização certificada não permitir que auditorias de manutenção ou de recertificação sejam realizadas nas frequências exigidas;

c) A organização certificada solicitar voluntariamente uma suspensão;

d) Não forem cumpridas as cláusulas do contrato de prestação de serviço, incluindo não cumprimento das obrigações financeiras;

e) A organização utilizar indevidamente o certificado e/ou logomarca de certificação;

A suspensão da certificação é comunicada formalmente à organização, quando são estabelecidas as condições e prazos para o restabelecimento da certificação, bem como os motivos detalhados desta suspensão. 

Durante a suspensão, a certificação do sistema de gestão da organização fica temporariamente inválida conforme prazos informados no e-mail. A QMS CERTIFICATION torna publicamente acessível o estado de suspensão da certificação por meio de consulta.

O restabelecimento da certificação depende exclusivamente da constatação de que todas as pendências que ocasionaram a suspensão foram sanadas satisfatoriamente. Quando o sistema de gestão tiver falhado conforme descrito no item a), o responsável pela revisão técnica analisa todo o processo já anteriormente recomendado pelo auditor responsável, e decide a respeito do restabelecimento da certificação.

Para o restabelecimento da certificação conforme itens b), c), d), e) a área de Relacionamento da QMS CERTIFICATION é responsável por verificar caso a caso, analisar os prazos e, quando aprovado, reestabelecer a certificação. 

Quanto aos prazos, para as situações previstas no item a), o prazo máximo para ao restabelecimento da suspensão é de 6 (seis) meses desde que realizada a revisão técnica descrita acima; para as situações previstas no item b), a certificação poderá ser suspensa a partir de 12 meses após a última auditoria realizada, sendo estipulado prazo de 90 (noventa) dias para que o cliente se manifeste e realize o agendamento; para as situações previstas no item c), a certificação poderá ficar suspensa por um período máximo de 6 (seis) meses, sem prorrogação no ciclo de certificação corrente; para as situações previstas no item d), a certificação poderá ser suspensa a partir de 90 dias de atraso no vencimento da fatura aberta; para as situações previstas no item e), a certificação poderá ser suspensa por um período máximo de 6 (seis) meses.

O prazo máximo de suspensão é de 6 (seis) meses, após esse prazo a certificação será automaticamente cancelada.

A falha na resolução destas pendências, nos prazos estabelecidos pela QMS CERTIFICATION conforme descrito acima e/ou em comunicação enviada ao cliente, resultará no cancelamento ou na redução do escopo da certificação. 

Reclamações e Apelações

Um cliente ou outra parte interessada pode apelar uma decisão de certificação tomada pela QMS Certification ou um apontamento registrado por um auditor, ou, ainda, fazer uma queixa sobre a QMS ou um de seus clientes certificados, entrando em contato através do email: excellence@qmsbrasil.com.br . O recurso deve conter o máximo de informações possível, descrevendo a decisão de certificação original e os motivos do apelo.

A QMS Certification, no interesse de resolução efetiva e transparência, garante que todas as queixas são investigadas e registradas. No caso de qualquer disputa ou queixa não ser total e satisfatoriamente resolvida, a mesma poderá ser encaminhada a um Organismo de Acreditação relevante para posterior exame e mediação. Se você tiver alguma dúvida sobre o processo de reclamações e recursos da QMS Certification, não hesite em contactar-nos para mais informações.

 

Processo de Apelação

A QMS é responsável por todas as decisões, em todos os níveis do processo de tratamento de apelações e assegura que as pessoas envolvidas no processo de tratamento de apelações sejam distintas daquelas que realizaram as auditorias e tomaram as decisões de certificação.

A empresa deve enviar formalmente e-mail para excellence@qmsbrasil.com.br com as razões pela apelação, bem como as evidências disponíveis que possam embasar a posição defendida no apelo.

A submissão, investigação e decisão sobre apelações não podem resultar em qualquer ação discriminatória contra o apelante.

A QMS ao receber o processo de tratamento de apelações deve incluir pelo menos os seguintes elementos e métodos:

a) Uma descrição geral do processo de recebimento, validação e investigação da apelação, e para decisão de quais ações precisam ser tomadas em resposta a ela, considerando-se os resultados de apelações anteriores similares;

b) Rastreamento e registro de apelações, incluindo as ações tomadas para solucioná-las;

c) Garantia de que quaisquer correções e ações corretivas apropriadas sejam tomadas.

A QMS é o responsável por coletar e verificar toda a informação necessária para validar a apelação.

A QMS confirma o recebimento da apelação e fornece ao apelante os relatórios de andamento e o resultado. Se a empresa não concordar com as decisões da certificadora, poderá recorrer no prazo de 30 (trinta) dias da comunicação da decisão, expondo as razões de sua divergência.

A decisão a ser comunicada ao apelante deve ser tomada, ou analisada criticamente e aprovada, por pessoa(s) sem envolvimento anterior com o assunto da apelação.

A envia ao apelante uma notificação formal ao término do processo de tratamento da apelação onde garantirá que as ações corretivas e preventivas apropriadas serão tomadas.

 

Processo de Reclamações

a) A QMS, ao receber uma reclamação, confirma se ela está relacionada com as atividades de certificação pelas quais é responsável e caso esteja, procede ao tratamento da reclamação, sujeitando-se aos requisitos de confidencialidade em relação ao reclamante e ao assunto da reclamação. Se a reclamação for relativa a um cliente certificado, o exame da reclamação deve analisar a eficácia do sistema de gestão certificado.

b) A QMS será responsável por todas as decisões em todos os níveis do processo de gestão de reclamações incluindo a coleta e verificação das informações para validar a reclamação.

c) A submissão, investigação e decisão sobre reclamações não podem resultar em quaisquer ações discriminatórias contra o reclamante.

d) Em qualquer reclamação sobre um cliente certificado, a QMS informa formalmente ao cliente certificado em um prazo de até 15 dias.

e) Neste processo de Reclamações a QMS segue os seguintes elementos:

  • Documentar a descrição geral do processo de recebimento, validação e investigação da reclamação e da decisão de quais ações necessitam ser tomadas como resposta;
  • Descrever o rastreamento e registro das reclamações, com as ações tomadas como respostas;
  • Garantir que quaisquer correções e ações corretivas apropriadas sejam devidamente tomadas;

f) Sempre que possível, a QMS fornece ao reclamante os relatórios de andamento e o resultado, garante que a decisão a ser comunicada ao reclamante será preparada, ou revisada e aprovada por alguém sem envolvimento anterior com o assunto da reclamação.

g) A QMS envia ao reclamante uma notificação formal ao término do processo de tratamento da reclamação e determina juntamente com o cliente e o reclamante, se o assunto da reclamação ou solução deve se tornar público e, se assim for, em qual extensão.

As irregularidades, reclamações, sugestões ou denúncias, devem ser formalizadas para a QMS através do e-mail excellence@qmsbrasil.com.br, que é divulgado para todos os clientes via relatório de auditoria, documentos contratuais legais e/ou nas reuniões de encerramento de auditorias.

Se o cliente cancelar ou adiar uma auditoria agendada depois do prazo mínimo de 30 (trinta) dias de antecedência, será cobrada uma taxa de até 50% do valor previsto para auditoria.
Os Termos e Condições aqui estabelecidos possuem abrangência em todas as áreas geográficas onde a QMS CERTIFICATION possui operações, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Malásia, Indonésia e outras regiões.

Código de Conduta da QMS

Aplicável a toda e qualquer prestação de serviço de auditoria e certificação em termos legais e vigentes