O ciclo PDCA aplicado as normas ISO

O ciclo PDCA é uma das ferramentas de qualidade mais conhecidas em todo mundo, isso se deve também as normas ISO de sistemas de gestão, que estabelecem a estrutura de requisitos baseado no PLAN, DO, CHECK, ACT

O ciclo PDCA tornou-se popular com Deming, um dos maiores gurus da qualidade, o ciclo PDCA é a abreviação de PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), a ferramenta PDCA pode ser utilizada de diversas formas, em projetos e qualquer processo, porém como citado acima, além do grande uso em processos de controle de qualidade, o ciclo PDCA ficou consagrado na garantia da qualidade, ao ser incorporado como base de estrutura para as Normas ISO.

A ferramenta é cíclica e objetiva a repetição para melhoria de um processo/projeto, obedecendo as fases a seguir em um sistema de gestão ao padrão Anexo SL, layout comum para normas de sistemas de gestão ISO.

 

Plan (Planejar)

Nessa fase são estabelecidos os requisitos de planejamento, seguindo pela cláusula 4 – Contexto da Organização, 5 – Liderança, 6 – Planejamento e 7 – Apoio (Recursos), são nessas fases que um sistema de gestão é planejado e as fases são estabelecidas.

O item 4 a organização entende seu contexto pelos diversos requisitos da cláusula, no item 5 são estabelecidos as responsabilidade, autoridades e papéis necessários em um sistema de gestão, bem como qualquer item relacionado a liderança, já no item 6 as próprias normas já estabelecem como a mesma fase do ciclo PDCA, onde constam requisitos de grande importância como Riscos, Objetivos e Planejamento de Mudanças, finalizando com o item 7 onde constam todos recursos necessários de um sistema de gestão.

 

Do (Fazer)

A fase do FAZER conforme planejado, tudo o que foi planejado nos requisitos anteriores agora é realizado, de acordo com o item 8 – Operação do Anexo SL, devido a isso nessa cláusula se encontra uma quantidade densa de informação para a operação de um sistema de gestão.

 

Check (Checar)

O checar ou verificar, como queira, no ciclo PDCA é estabelecido para entender se tudo o que foi realizado saiu de acordo com o planejado, portanto no sistema de gestão, se requisitos de extrema importância como contexto e riscos que foram planejados na fase PLANEJAR foram implementados da forma correta, é nessa fase que o sistema de gestão verifica isso.

Não é por acaso que nesse item temos Análise Crítica pela Direção, Auditoria Interna e Análise e avaliação.

Curiosidade: Mesmo após a consagração da ferramenta, Deming mudou a forma como chamava o PDCA, colocando no lugar do C (Check) o S de Study (Estudo), chamando-o de PDSA, querendo ressaltar a importância de um estudo detalhado do processo.

 

Act (Agir)

Depois de planejar, fazer, checar é a hora de agir em um sistema de gestão, a ação vai ser realizada principalmente de acordo com a não conformidade e ação corretiva para obter a melhoria continua do sistema de gestão.

O ciclo PDCA não para por aqui, após as 4 fases ele recomeça e dentro do sistema de gestão novamente fazemos o PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), é uma ferramenta cíclica que traz enormes ganhos a qualquer organização que o aplicar adequadamente.

Quer saber mais sobre o ciclo PDCA? Confira aqui.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Governança de Inteligência Artificial: o que é, e como funciona?

Governança de Inteligência Artificial: o que é, e como funciona?

O surgimento da inteligência artificial otimizou os fluxos de trabalho, mas os riscos e as responsabilidades das empresas aumentaram proporcionalmente aos benefícios do avanço tecnológico. Por esse motivo, a governança de IA é essencial para que os princípios éticos e a legislação sejam respeitados.

KYC e PLD: o que é e qual relação entre eles?

KYC e PLD: o que é e qual relação entre eles?

Os termos KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) fazem parte do dia a dia das instituições financeiras. Ambos têm um papel relevante na segurança e conformidade regulatória, embora sejam conceitos totalmente diferentes, ambos relacionados à análise de riscos.

Quais são os tipos de riscos enfrentados pelas empresas?

Quais são os tipos de riscos enfrentados pelas empresas?

Enfrentar riscos é uma parte inevitável do cotidiano empresarial e as organizações de todos os tamanhos e setores enfrentam riscos inesperados. A melhor forma de evitar ou minimizar impactos negativos é através da gestão cuidadosa de riscos empresariais.