Neste artigo, vamos explicar porque o Marketing B2B é essencial para o mercado e como ele é importante para as organizações!
Você já tinha se deparado com o termo “Marketing B2B” em algum momento da sua vida? Ou então já escutou o famoso “Business to Business”?
Pois então, em um mercado cada vez mais competitivo, onde existem diversas estruturas de vendas, valores e tipos de compras, é necessário utilizar ferramentas que vão ajudar a organizar estratégias para atender a demandas cada vez maiores.
E é aí que entra o marketing B2B. Ele se refere a um conjunto de ações que elabora estratégias voltadas para empresas que vendem a outras empresas. Se sua organização é uma que tem esse modelo de vendas, esse é o momento de entender memelhor que é o Marketing B2B.
No artigo de hoje, explicaremos o conceito e como ele pode ser aplicado ao dia a dia, então continue a leitura e aproveite para aprender um pouco mais.
O que é o marketing B2B?
A sigla B2B é uma abreviação para o “business to business”, e que na tradução para o português significa “de negócio para negócio”.
Para entender esse termo, primeiramente é importante relembrar o conceito de marketing. O marketing nada mais é que elaborar técnicas focadas em entender e atender as necessidade do seu público.
Não importa qual seu setor, a função principal do marketing é atrair o público e converter isso em valor e vendas do produto ou serviço oferecido. Então, o marketing B2B não se difere tanto desse conceito do marketing geral, mas existe algo que é o que diferencia essas atividades.
O B2B é muito mais objetivo! É uma estratégia voltada para o processo de compra e venda de seus serviços ou produtos para outras empresas e não para o cliente final, que seria o modelo B2C (business to consumer).
Um exemplo seria uma empresa produtora de alimentos. Ela produz os insumos e vende esse material para outras empresas, como restaurantes, que preparam esse alimento e então destinam aos consumidores finais. Neste exemplo, a produtora de alimentos tem um negócio B2B, já os restaurantes seriam B2C.
Diferença entre marketing B2B e B2C
Como citado anteriormente, existe o modelo B2C (business to consumer), esse tipo de marketing é mais focado na venda diretamente ao cliente final.
Já o B2B acontece de forma “mais prática”, podemos dizer que quase sempre o produto ou serviço será destinado para operação de outra empresa. Isso acaba por eliminar algumas etapas existentes no modelo B2C, uma vez que é onde se transforma a matéria prima e se oferecem serviços ou produtos ao consumidor final.
Outra diferença perceptível são os tipos de negociações. O B2B tem a tendência de realizar operações mais duradouras e recorrentes.
Por se tratar de um negócio feito diretamente com empresas, os valores tendem a ser mais altos e suas compras são mais objetivas, além de poderem ocorrer em maior escala. Enquanto no B2C (onde seu destino são as pessoas), as negociações dependem muito da motivação emocional para aquisição de produtos.
Mas, independente do modelo, ambos possuem foco em atender com qualidade as necessidades de seus clientes e investir em um relacionamento duradouro, saudável e efetivo.
Quais podem ser os benefícios do modelo B2B?
De modo geral, o modelo B2B oferece boas vantagens, como mais possibilidade de relacionamento a longo prazo com seus negociadores. Por conta do processo de vendas ser em maior escala, se cria um vínculo maior, ainda mais por conta desse modelo possuir maior variedade de sistemas que auxiliam o cliente no pós-venda.
Quando se oferece um serviço ou produto de qualidade, isso impulsiona outra vantagem que é o desempenho da empresa compradora. Como resultado disso, ela priorizará antes seus serviços pelos de outra organização. Garantindo mais oportunidades de negócio e lucro, pois o crescimento do seu cliente está ligado ao seu também.
Uma outra vantagem é que esse modelo também costuma trabalhar com transações de alto valor. Dessa forma, as negociações podem representar um grande lucro potencial.
Estratégias de marketing para o B2B
O processo de vendas do modelo B2B exige mais negociações e leva em conta outros fatores mais complexos que o marketing B2C. O marketing B2B deve se atentar bem mais nos aspectos técnicos, de qualidade, preço, etc, pois ele leva em conta toda uma trajetória de decisão para compra.
Mas existem algumas ações que podem alavancar e fazer com que seu serviço ou produto alcance mais segmentos. E essas estratégias podem ser:
- Realizar conteúdos de divulgação nas redes sociais como Instagram e Linkedin;
- Enviar e-mails marketing;
- Produzir conteúdos para blogs e canal no Youtube;
- Realizar webinars;
- Realizar workshops;
- Participar de feiras ou eventos do seu nicho;
- Convidar potenciais clientes para conhecer sua planta;
- Enviar cartilhas, banners, folders explicando seus produtos ou serviços;
- Entre muitas outras.
Todas essas estratégias são uma boa maneira de divulgar o seu negócio, alcançando mais os contatos que futuramente podem ser convertidos em clientes. Afinal, essas divulgações servem para deixar claro e dinâmico quais são as vantagens que sua empresa tem a oferecer.
Invista no marketing B2B e melhore seus resultados!
Construir um marketing B2B exige muito direcionamento estratégico de toda a organização, pois envolve muito dos objetivos e valores da empresa. A principal meta desse modelo é criar um vínculo de confiança com outras organizações que serão seus compradores. Por isso, investir em boas estratégias é essencial para a divulgação e crescimento da sua empresa.
Agora que você conhece um pouco mais dos conceitos gerais do Marketing B2B, esse pode ser o momento de investir nesse modelo. Caso sua empresa seja desse segmento, você pode se aprofundar e conhecer ainda mais os benefícios desse tipo de marketing!
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