Para entender como a ISO 9001 melhora a experiência do cliente, antes precisamos entender as consequências de não atender corretamente nossos clientes. Clientes insatisfeitos reclamam, fazem devoluções ou pedem retrabalho, cancelam pedidos e deixam de comprar de nossas empresas.
Isso resulta em diversos outros problemas, como a perda destes clientes, o que leva diretamente à queda na receita. Somado a isso, clientes insatisfeitos comentam e compartilham sua experiência negativa, fazendo com que a imagem e reputação da empresa sejam comprometidas, dificultando uma retomada nas vendas. Isso tudo gera prejuízos, dores de cabeça e, é claro, muita desmotivação interna.
Por outro lado, quando o cliente se sente plenamente satisfeito, ele divulga e faz propaganda para a marca. Ele não só volta a comprar como também indica e incentiva outros compradores, fazendo com que os problemas anteriormente citados se tornem forças da empresa. Isso impulsiona resultados, motiva as equipes e transforma a realidade das empresas.
Por isso, focar no cliente é fundamental! E a ISO 9001:2015 pode ser a chave para essa transformação! Neste conteúdo, vamos explicar o que é experiência do cliente e como a norma mais conhecida da gestão da qualidade pode apoiá-la! Dito isto, vamos ao texto.
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O que é experiência do cliente?
Às vezes, quando falamos em experiência do cliente, muitos profissionais pensam apenas na entrega final do produto ou serviço. No momento em que, por exemplo, um consumidor entra na empresa e recebe seu produto ou serviço. Apesar disso ser parte fundamental, pensar dessa forma é muito restrito e até mesmo incorreto.
A experiência do cliente é a percepção total que o cliente tem sobre a organização com base em todas as interações que ele teve com a marca. Isso significa que contamos tudo, desde o primeiro contato até o pós-venda. Ela certamente envolve fatores como a qualidade do produto ou serviço, porém vai muito além. São considerados também fatores como atendimento, tempo de resposta, facilidade de acesso às informações e a sensação de o cliente ser valorizado.
Dessa forma, uma boa experiência do cliente gera confiança, fidelização e diferenciação no mercado e, na verdade, começa muito antes de o cliente fechar a compra. Ela é moldada por processos internos, cultura organizacional e pela forma como a empresa lida com qualidade. E é aí que a norma faz toda diferença e a ISO 9001 melhora a experiência do cliente!
Foco contínuo no aumento da satisfação do cliente
O foco no cliente já é extremamente valorizado e trabalhado nas empresas. Porém, um dos motivos que prova que a ISO 9001 melhora a experiência do cliente é que ela amplia o escopo deste aspecto. Para a ISO 9001, não adianta apenas satisfazer o cliente, é preciso aumentar sua satisfação continuamente, sempre.
Para isso, ISO 9001:2015 exige que a organização compreenda e atenda sistematicamente às necessidades e expectativas dos clientes. Isso não é apenas um discurso! A norma estrutura processos para monitorar a satisfação do cliente, coletar feedback regularmente e agir com base nas reclamações e sugestões. Isso faz com que o sistema como um todo atue continuamente para se adequar e melhorar a experiência do cliente com a empresa.
O resultado destes esforços é que o cliente se sente ouvido e valorizado, uma vez que suas reclamações e opiniões são ouvidas e transformadas em ações, quando pertinente. Isso ajuda a assegurar que o cliente esteja cada vez mais satisfeito, melhorando diretamente sua experiência e fidelização.
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Muito mais padronização e consistência nas entregas
Ao implementar a ISO 9001, as organizações implantam procedimentos claros, bem documentados e controlados, assim como processos mais padronizados e controlados. Isso reduz drasticamente a possibilidade de variações e erros. E mesmo que aconteçam, a empresa estará preparada para lidar com a falha, tratando-a e impedindo que volte a acontecer.
Na prática, isso significa que o cliente recebe um produto ou serviço com qualidade consistente, sem variações ou trocas na entrega. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis e o resultado disso é que a confiança do consumidor na marca aumente, pois o cliente sabe o que esperar.
Isso tudo, aliado aos constantes esforços para promover melhoria contínua, garantem que os produtos ou serviços recebam apenas mudanças e atualizações positivas. Ou seja, que melhorem a vida do cliente e, assim, a ISO 9001 melhora a experiência do cliente!
Abordagem sistêmica completa e monitoramento dos pontos de contato
Na gestão da qualidade, a organização deve gerenciar os processos como partes interdependentes de um sistema coeso. Ou seja, não basta otimizar um setor isoladamente, é preciso enxergar como cada atividade influencia o todo, especialmente o resultado final que chega ao cliente. Isso gera processos melhor integrados e bem coordenados. Assim, as entregas ao cliente se tornam mais fluidas.
Outro motivo que assegura que a ISO 9001 melhora a experiência do cliente é que a norma exige visão sistêmica! Em um processo sistêmico, mapeamos os processos e todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Como conhecemos a totalidade do trabalho, sabemos quando, onde e como devemos e precisamos nos comunicar com nossos consumidores.
Isso possibilita uma coleta de informações assertiva e focada nos anseios, medos e desejos do cliente. Assim é possível melhorar as entregas, assim como as informações não se perdem, retrabalhos são evitados e os prazos são mais facilmente cumpridos. Tudo isso só gera satisfação contínua!
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Definitivamente: a ISO 9001 melhora a experiência do cliente!
Conforme tudo que o conteúdo trouxe, a ISO 9001 melhora a experiência do cliente criando processos mais estáveis, previsíveis e robustos. Isso se traduz em entregas mais confiáveis, atendimento mais alinhado e até mesmo uma resolução eficaz de problemas.
Ao adotar uma abordagem sistêmica e promover a melhoria contínua, a organização deixa de depender da sorte e passa a oferecer valor de forma consistente e contínua. Isso fortalece a confiança, a fidelização e a reputação da marca perante o cliente e todo seu mercado! E em um ambiente onde o cliente é cada vez mais exigente e competitividade mais alta, a ISO 9001 não é um diferencial, mas sim um alicerce para quem quer entregar excelência de verdade!
Portanto, além de elevar a experiência do cliente, a ISO 9001 também constrói as bases da sustentabilidade organizacional. Ao estruturar decisões com base em dados, prevenir falhas e alinhar processos ao propósito das empresas, a norma reduz desperdícios, retrabalhos e conflitos internos. Isso significa menos uso de recursos para apagar incêndios e mais foco em inovar, crescer e se adaptar! Em vez de apenas sobreviver ao mercado, a empresa passa a evoluir com inteligência, criando um ciclo virtuoso onde o cliente satisfeito fortalece o negócio, e o negócio fortalecido entrega ainda mais valor.