Você sabe o que é a Certificação ISO 9001 e como fazer para ter a certificação? Muitas empresas que almejam se destacar e crescer no mercado buscam melhorar e adotar novas práticas de gestão, demonstrar comprometimento com leis, normas e cuidados com a qualidade de seus produtos e serviços.
Para demonstrar esse comprometimento para com seu trabalho e clientes, muitas organizações buscam mostrar (e desenvolver) isso através da certificação ISO 9001. Pois, através da certificação nesta norma, é possível agregar valor ao nome da sua organização, melhorar sua gestão e alavancar seus negócios.
Com uma melhor gestão da qualidade, é possível padronizar as atividades, realizar planos estratégicos e, acima de tudo, alcançar resultados positivos para todas as partes interessadas.
Entretanto, para obter a certificação ISO 9001, as organizações precisam estar atentas e levar em consideração etapas importantes para conquistar seu certificado. E é exatamente sobre isso que vamos mostrar no decorrer desse artigo, então vamos lá!
O que é a certificação ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma voltada para a implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Por isso, seu objetivo principal é colaborar para que as empresas atinjam padrões de qualidade e ofereçam os melhores produtos e serviços.
Adotar um SGQ é uma decisão muito estratégica para qualquer empresa, pois através de suas diretrizes é possível tornar os processos muitos mais eficientes e otimizados.
A ISO 9001, por sua vez, serve como um instrumento que ajuda os gestores a encontrar os processos que podem ser melhorados a fim de garantir a qualidade, além de que isso ajuda a documentar a cultura da sua organização, o modo de trabalho e diversas outras informações importantes.
A norma orienta as empresas em relação às responsabilidades, documentação de processos e indicações que são necessárias para o cumprimento de requisitos, políticas e diretrizes de qualidade. Quando uma organização escolhe um SGQ (assim como qualquer outro sistema de gestão), ela está optando por maior organização, padronização, o que leva a maior eficiência e eficácia!
Por que certificar minha empresa?
A obtenção da certificação ISO 9001 é um processo que leva tempo e que requer mudanças na execução das atividades, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.
Implementar e garantir um certificado demonstra que sua empresa está em conformidade com requisitos mundiais de gestão e se preocupa em atender as expectativas e entregar produtos (ou serviços) de qualidade aos seus clientes.
Além disso, a certificação ISO 9001 também se torna um diferencial para imagem da sua empresa, criando um destaque no mercado e impulsionando seu negócio.
Com o apoio da ISO 9001, as organizações também melhoram e aprimoram seu desempenho, assim conseguem operar com mais eficiência e conseguem ter mais clareza para identificar e solucionar riscos. Além de aumentar as chances de elas estarem em conformidade com os regulamentos e leis pertinentes.
Quem fornece o certificado?
Antes de pensar em como garantir sua certificação é importante se atentar a dois detalhes: a diferença entre implementação e certificação.
Para obter a certificação ISO 9001, é necessário primeiro implementar o padrão ISO 9001. Para isso, pode ser necessário o apoio de profissionais ou consultores especializados.
O tempo de implementação do sistema pode variar bastante, tudo depende do quanto a empresa precisa se adequar aos novos processos que são necessários para se obter conformidade com a norma. Isso porque deve-se assegurar certa padronização, cumprir alguns objetivos e etapas que a norma exige, bem como conscientizar todos os colaboradores envolvidos.
Após todo esse processo, é necessário contratar uma empresa certificadora. Com isso, esta irá realizar uma auditoria para verificar se a documentação e os processos do sistema estão em conformidade com os requisitos da 9001. Se aprovada, sua empresa garante o certificado, fornecido pela certificadora!
A organização pode precisar de um bom tempo para realizar todas as modificações necessárias, mas não é um processo impossível – muito pelo contrário – e que ao final pode compensar com muitas melhorias ao seu negócio.
Como tirar o certificado?
Assim como explicamos no tópico anterior, para obter sua certificação, é necessário entrar em contato com um órgão habilitado para fornecer certificados. É importante lembrar que não é a própria ISO que faz esse papel, ela apenas fornece as diretrizes e requisitos de orientação.
Para conquistar seu certificado, também é necessário o planejamento prévio. A empresa irá criar um planejamento com seus objetivos a serem alcançados, destacando pontos negativos, positivos e possíveis melhorias.
Depois da implementação do sistema e da organização de controles e de alguns documentos e registros, a empresa está na reta final da certificação. A partir daqui, o processo consiste, basicamente, em 2 etapas.
Na primeira etapa, deve ser realizada uma auditoria interna na organização. Neste procedimento será realizada uma revisão dos processos para identificar possíveis falhas e erros no sistema, bem como desconformidades com os requisitos da ISO 9001, assim é possível realizar as mudanças necessárias para adequação.
Já a etapa dois é, de fato, o momento da auditoria externa, que é realizada pela empresa certificadora escolhida. Também chamada de auditoria de 3ª parte.
Aqui, o auditor (ou auditores) realiza uma análise aprofundada de todo o sistema de gestão da organização. Nesta fase, ele analisa a documentação e as implementações realizadas, além de verificar a conformidade com os requisitos da norma.
Se tudo estiver conforme, o auditor recomenda a certificação para a certificadora. A certificadora, por sua vez, analisa a documentação fornecida pelo auditor – o relatório de auditoria com todas as evidências de conformidade – e decide pela certificação ou não da empresa. Só então o certificado é emitido (após alguns dias) e entregue à empresa.
Também vale ressaltar que após a empresa conquistar seu certificado, ela deve ficar atenta ao prazo de recertificação. A cada 3 anos, é preciso realizar uma nova auditoria externa a fim de garantir que sua empresa mantenha a conformidade dos requisitos do SGQ com a ISO 9001.
Qual o custo da certificação ISO 9001?
O valor a ser investido na certificação ISO 9001 varia muito de acordo com o porte da empresa e a complexidade dos processos.
As empresas precisam considerar algumas despesas para o projeto de implementação da certificação, como despesas de deslocamento e hospedagem de auditores, consultores ou especialistas.
Além disso, outras despesas como Treinamento de Interpretação da Norma e conscientização dos colaboradores, investimentos em melhoria de processos e criação de novos modos de trabalho também precisam ser considerados. Também é preciso levar em consideração o tempo gasto pela equipe interna de implementação.
Lembrando que a auditoria é um processo que pode perdurar por longos dias, exigindo que o profissional passe um bom período com a empresa. Todas essas despesas, como as estadias dos profissionais, devem ser levadas em conta.
Realizar os primeiros processos por meio online pode ser uma opção para ajudar a diminuir os custos com as despesas de deslocamento do profissional. Mas serão sempre necessários encontros presenciais, principalmente durante as auditorias.
Apesar dos custos, é importante reforçar como a certificação ISO 9001 é um grande diferencial para o mercado atual, em todas as áreas! Pois ela ajuda a estabelecer a gestão dos processos focando em resultados para as partes interessadas.
A QMS foi o primeiro organismo de certificação no Brasil a difundir a cultura da ISO 9001:2015 em diversos eventos pelo Brasil em 2013, 2014 e 2015. Então, conte com o apoio de uma empresa qualificada e realize uma cotação sem compromisso com a QMS e tenha o apoio nessa jornada para conquistar sua certificação ISO!