3 dicas para escolher a norma ISO certa para sua empresa

3 dicas para escolher a norma ISO certa para sua empresa

Saiba como escolher a norma ISO que trará mais resultados para sua empresa e melhorias para os seus processos, leia agora!

Sabemos que escolher a norma ISO ideal para sua empresa pode ser uma tarefa árdua e muito complexa. Hoje, existem centenas de normas à disposição, com padrões que cobrem as mais diversas áreas da gestão e podem auxiliar as empresas em praticamente todas as dificuldades que elas tiverem.

Além disso, a tomada de decisão por uma ou outra norma precisa ser estratégica e pensada no curto, médio e longo prazo. Sem um motivo claro e sustentável, a adoção de uma norma pode não ser tão benéfica quanto deveria ser. Da mesma forma, engajar as pessoas na implementação seria muito mais difícil.

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos falar sobre 3 dicas para escolher a norma ISO perfeita para sua empresa. Vamos falar tanto de fatores externos quanto internos e elencar aspectos fundamentais na escolha. Assim, mesmo com tantas opções no mercado, você conseguirá determinar quais as melhores para seus processos! Vamos lá!

 

Analisando o Contexto da organização!


Sem dúvidas, um dos primeiros fatores a serem analisados é o contexto em que sua empresa está inserida. Além de este ser um item normativo das normas ISO de sistemas de gestão, a análise de cenário traz informações essenciais para compreender as necessidades da organização, suas fraquezas e também como ela pode se destacar frente aos concorrentes.

Dessa forma, vale a pena analisar aspectos como:

  • ramos de atuação;
  • posicionamento geográfico;
  • forças e fraquezas internas;
  • agentes regulatórios;
  • para que países sua empresa exporta produtos ou serviços;
  • de que países sua empresa importa produtos ou serviços;
  • entre outros fatores relacionados.

Por meio dessa análise, conseguimos identificar necessidades específicas de cada negócio e adotar normas que nos ajudem a performar de forma superior. Por exemplo, se sua empresa atua na área de TI (Tecnologia da Informação), existem normas específicas para essa área, como a ISO 20000, a ISO 27001, a ISO 27701 e outras.

Já se sua empresa for uma indústria química, com grande incidência de regulamentação, uma norma voltada à compliance, como a ISO 37301, seja mais adequada. Bem como, por talvez exercer grandes impactos ambientais, seja interessante pensar na adoção da ISO 14001 – sistemas de gestão ambiental (SGA).

 

Avaliando os riscos da sua empresa


Outra dica importante é pensar na gestão de ameaças e oportunidades. Através do correto mapeamento dos riscos, vários fatores importantes serão identificados, o que vai mostrar quais caminhos tomar e quais normas escolher.

Ainda pensando no exemplo de uma empresa química, por exemplo, podemos dizer que esta área oferece muitos riscos ao meio ambiente por exemplo. Assim, reforçamos ainda mais a necessidade de implementar um SGA, o que nos leva ao maior padrão mundial nesta área: a ISO 14001. Da mesma forma, o setor químico pode oferecer ameaças à saúde de nossos colaboradores, sendo ideal a implementação da ISO 45001 – sistemas de saúde e segurança ocupacional (SGSSO).

Já se pensarmos em uma empresa de contabilidade, por exemplo, os impactos ambientais e possibilidades de lesões são muito menores, então as normas anteriormente citadas podem não fazer muito sentido. Porém, uma norma que nos ajude a entender e assegurar mais sustentabilidade a longo prazo para o negocio pode fazer sentido. Assim, temos por exemplo a ISO 22301, norma voltada à continuidade de negócios. Em contextos mais sensíveis, talvez uma norma anticorrupção venha a calhar, assim, podemos optar pela ISO 37001. E assim por diante.

 

Atendendo aos requisitos das partes interessadas


Por último, mas não menos importante, temos as necessidades e expectativas das partes interessadas, fator que, sem dúvidas, mais leva à adoção de uma norma ou padrão, seja ele da ISO (International Organization for Standardization) ou não.

Muitas vezes, clientes, sociedade, reguladores, fornecedores, colaboradores ou outros stakeholders têm requisitos específicos que levam à implementação de um sistema de gestão ou norma. Na indústria, por exemplo, é muito comum que muitas empresas façam negócios apenas com organizações que são certificadas na ISO 9001, assim você só conseguirá vender para essas empresas se tiver o certificado 9001.

Outras áreas, por exemplo, possuem altos riscos relacionados as informações que a empresa detém ou manipulam. Assim, clientes que vão contratar essas empresas podem exigir que você tenha a ISO 27001 ou norma similar. Outras partes interessadas identificam altos riscos de corrupção ou suborno em suas transações e, por isso, passam a exigir a certificação ISO 37001 – sistemas de gestão antissuborno.

Dessa forma, ignorar os requisitos dos clientes pode ser extremamente complexo, nos fazer perder faturamento e clientes. Este é, sem dúvidas, o fator primordial na hora de escolher a norma ISO certa para sua empresa!

 

Escolher a norma ISO certa é uma arte!


Assim como um pintor que seleciona cuidadosamente as cores para criar sua obra-prima, um músico escolhe entre as notas mais adequadas ou um escultor escolhe a madeira correta, selecionar a norma ISO adequada para nossas empresas exige precisão, visão estratégica e de negócio.

Podemos dizer, inclusive, que cada empresa é uma tela em branco, com suas particularidades, necessidades, expectativas e desafios próprios. A decisão de adotar uma norma não pode, de forma alguma, ser feita de forma aleatória ou pouco refletida. Precisamos pensar, analisar todos os detalhes e fazê-lo de forma intencional e que agrega valor, transformando o ambiente organizacional e os resultados para todas as partes interessadas.

Dessa forma, uma escolha acertada realça os pontos fortes, corrige os pontos fracos e traz harmonia aos processos, garantindo que a empresa atinja um novo nível de excelência operacional. Por fim, enxergar a seleção de uma norma ISO como um processo artístico é reconhecer que, assim como na arte, o detalhe e a intenção fazem toda a diferença para a criação de algo realmente sustentável!

 

Vídeo: como escolher a norma ISO certa para sua empresa, por Neifer França


Se você quiser se aprofundar um pouquinho e para complementar este conteúdo, assista ao vídeo do nosso diretor Neifer França. O vídeo está disponível no Youtube da QMS Certification e serviu de base para a escrita deste conteúdo.

Lá, ela explica um pouco melhor como escolher a norma ISO ideal para sua empresa, com exemplos práticos e dicas exclusivas para facilitar a sua decisão. Então, não perca essa oportunidade de aprender mais sobre o tema e levar sua gestão ao próximo nível. Confira agora no nosso canal:

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão