O papel da Liderança na ISO 9001 é muito importante. Tão importante, que é tratada como um dos Princípios da Qualidade na ISO 9000, e também tem um capítulo inteiro na ISO 9001.
O sucesso de um sistema de gestão da qualidade é de responsabilidade TOTAL da Alta Direção. Quando a Alta Direção quer conduzir uma empresa com qualidade, ela consegue, independente de qualquer outro fator interno ou externo. Pois uma Liderança atuante tem capacidade de modificar o ambiente interno e influencia o ambiente externo.
É importante ressaltar que a versão 2015, ampliou o conceito de liderança, para todos os níveis da organização. Liderança agora não se trata apenas dos cargos de Diretoria da empresa, e sim todos os cargos gerenciais que devem exercem um papel de liderança.
A liderança tem como objetivo principal a unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas e permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os objetivos.
Como qualquer projeto, o líder deve delegar responsabilidade, acompanhar resultados e cobrar ações, na ISO 9001 não é diferente, por conta disso, no sistema de gestão da qualidade o item liderança é o centro do diagrama de processo.
É muito importante o envolvimento da alta direção, nas seguintes atividades:
- definição da política da qualidade;
- participar da análise do contexto interno e externo;
- participar na identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas;
- Identificação e análise das riscos do negócio, bem como na definição das ações para tratamento dos riscos;
- Definição dos objetivos organizacionais;
- Comunicação da política e estratégias da empresa;
- Estabelecer uma cultura de liderança de confiança e integridade;
- Participar das reuniões de análise crítica;
- Prover os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade, infra estrutura, pessoas, treinamento;
- Definir a estrutura organizacional da empresa;
Se a Alta Direção participar das atividades acimas elencadas, o sucesso do sistema de gestão da qualidade e da empresa será uma questão de consequência.
Saiba mais sobre a ISO 9001 em www.qmsbrasil.com.br/iso9001