A auditoria da ISO 9001 é um momento muito importante para uma organização. É com a auditoria que você terá certeza de quais processos estão ou não funcionando dentro da empresa, e identificar falhas e erros é essencial.
Assim, com a auditoria, é possível desenvolver uma melhor gestão do negócio, identificando oportunidades de melhorias para que a organização possa crescer cada vez mais.
Por fim, a organização que passa pela auditoria, pode confirmar que está em conformidade com a norma, algo que é muito importante.
Então, para você se preparar para a auditoria da ISO 9001 e ter apenas ótimos resultados, preparamos algumas dicas. Acompanhe o artigo!
Dica 1 – Estude a norma ISO 9001
Estude a norma. No caso, estude a ISO 9001 e tudo que é exigido, para ter certeza de que sua empresa está em conformidade.
Para que você entenda quais são as expectativas do auditor e tudo que ele irá auditar, nada melhor do que entender o processo que você está inserido.
Dica 2 – Realize uma auditoria interna
Para a organização não ter surpresas desagradáveis na auditoria da ISO 9001, é interessante que, antes da auditoria, as pessoas envolvidas internamente, façam uma pequena vistoria de como estão os processos.
Ou seja, uma auditoria interna. Olhar alguns resultados, validar a gestão interna, falar com alguns colaboradores e tentar ajustar o que for possível antes da visita do auditor.
Aqui no blog temos uma série de checklists que podem te ajudar nesse processo.
Dica 3 – Se prepare para a recepção da auditoria
Dias antes de iniciar sua auditoria, o auditor responsável encaminhará para você o plano de auditoria, nesse documento está presente o cronograma das áreas que ele pretende visitar na sua organização e a respectiva ordem.
O plano de auditoria é elaborado de acordo com a ordem que faz sentido seguir com a auditoria para entender o processo de maneira linear, mas caso você veja que naquele momento agendado alguém terá que se ausentar, avise com antecedência, assim nem você e nem o auditor perdem tempo e ainda consegue manter a equipe melhor preparada.
Dica 4 – Oriente a equipe
Funcionários que não fizeram parte de forma muito ativa na implementação da norma tendem a ficar mais nervosos com auditorias, oriente eles como funciona uma auditoria para que eles não fiquem tão ansiosos.
Informe que os auditores fazem perguntas abertas: Como é feito? Por que é feito assim? Qual o impacto de ser feito de outra forma?
Basta eles responderem sobre o processo cotidiano deles.
É papel do auditor também passar tal tranquilidade para a empresa auditada, se queremos boas respostas, precisamos eliminar o nervosismo como fator de risco.
Dica 5 – Atente-se ao relatório final
Por fim, quando terminar a auditoria da ISO 9001 e o auditor estiver com o relatório em mãos, preste atenção em tudo que ele falar, anote o que for necessário e importante e pergunte o que não estiver totalmente claro.
Pode ocorrer de você ficar com alguns “deveres de casa”, isso ocorre quando é apontada uma não conformidade menor, ou seja, algo que precisa ser ajustado no sistema de gestão, mas não é algo tão impactante a ponto de sua empresa ser reprovada na auditoria, então o auditor passará o prazo estabelecido pela certificadora para você realizar essa correção. Por isso é imprescindível que você questione e principalmente, se atente aos prazos.
Tenha uma excelente auditoria da ISO 9001
Para se destacar no mercado, ter uma certificação ISO 9001 pode ser o diferencial que sua organização precisa. Por isso, não deixe de fazer a implementação da norma e acompanhar esse processo de perto.
Assim, quando chegar o momento da auditoria da norma, toda a equipe estará preparada e tranquila, com todas as respostas necessárias para as perguntas do auditor.
Ainda tem alguma dúvida sobre a ISO 9001 ou mais sobre as auditorias, aqui no blog temos muitos conteúdos que podem te ajudar.
Faça sua auditoria da ISO 9001 com a QMS Certification. Entre em contato conosco e peça seu orçamento.