Liderança em tempos de crise: como superar os desafios?

Liderança em tempos de crise: como superar os desafios?

Saiba como exercer uma boa liderança em tempos de crise e como isso pode ser revolucionário para ter uma empresa mais sustentável! Leia agora!

Se houve uma lição que a pandemia da Covid-19 deixou para o mundo é que as crises estão cada vez mais comuns e complexas. Mesmo que nós não gostemos disso, em um mundo corporativo em constante transformação, elas são uma realidade quase inevitável e que pode levar empresas a falência em um piscar de olhos.

Afinal, diariamente passamos por mudanças em diversas áreas. Elas podem ser tecnológicas, regulamentares, econômicas ou de qualquer outro tipo. Isso tudo pode impactar profundamente nosso ambiente de trabalho, colaboradores e a empresa todo, gerando problemas de todos os tipos, bem como as tensões mais sérias.

Nestes momentos difíceis, a liderança desempenha um papel ainda mais crucial do que já o faz no cotidiano. Ela é a chave para manter a equipe confiante e engajada, para tomar decisões assertivas e garantir que a empresa saia da crise da maneira mais sustentável possível, com os menores prejuízos e demissões.

Por isso, no conteúdo de hoje, exploraremos as três maiores dificuldades enfrentadas por líderes em tempos de crise e falaremos sobre como superá-las com dicas práticas e estratégias eficazes! Este é um conteúdo para você, líder, aprender e evoluir na sua liderança cotidiana! Dito isso, vamos ao conteúdo?

 

1º Preze por uma comunicação clara e eficaz

A comunicação empresarial, de forma geral, sempre sofre com ruídos e deficiências. Bem como, de forma geral, ela também é vital para o bom andamento dos processos. Entretanto, em momentos de incerteza, é comum que as pessoas se sintam perdidas e inseguras, o que faz com que elas se comuniquem menos e ainda pior.

Por outro lado, um líder eficaz deve garantir que sua equipe compreenda os impactos da crise pela qual a empresa passa, assim como os planos traçados para superá-la. Dessa forma, a comunicação transparente e diálogo aberto são fundamentais para tranquilizar os colaboradores e alinhar as expectativas, assim como para organizar ações e atividades.

Além disso, ouvir a equipe é tão importante quanto transmitir informações. Perguntar como cada pessoa está enfrentando a situação e buscar sugestões reforça o senso de colaboração e pertencimento, fortalecendo também o grupo para superar os desafios juntos. Quanto menos as pessoas se comunicam ou quanto menos transparente for a comunicação, mais tempo a empresa demorará para se recompor – e talvez não consiga fazê-lo.

 

2º Procure trabalhar a saúde mental das pessoas

Diversos estudos apontam que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros enfrentam questões relacionadas à saúde mental, afetando diretamente sua produtividade. Pior que isso, 60% destas dificuldades estão diretamente associadas a lideranças inadequadas. Não há, portanto, evidência maior sobre o impacto significativo que um bom líder pode ter na vida de seus colaboradores e equipes, o que influencia diretamente nos resultados da sua organização!

Líderes que valorizam a saúde mental tendem a criar um ambiente mais acolhedor e motivador, reduzindo o estresse da equipe. Principalmente em momentos de crise, essa pode ser a diferença entre enfrentar os problemas e sair mais forte delas ou, no pior dos casos, pedir demissão e pular fora do barco. 

Portanto, incentivar hábitos saudáveis, como exercícios físicos, hobbies e uma alimentação equilibrada, não só contribui para o bem-estar geral e reflete diretamente na produtividade das pessoas, como também ajuda a superar dificuldades e manter as pessoas mais motivadas durante um período difícil.

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3º Seja resiliente e fomente adaptabilidade

Seja qual for a crise (financeira, econômica, regulamentar, de reputação, etc), há sempre um ponto em comum: elas exigem flexibilidade! Quanto mais engessada a empresa e seus colaboradores, menor é a chance de recuperação.

Portanto, você precisa ser um líder adaptável, alguém que busca melhoria e aprendizado contínuos, que explora novas metodologias, novas práticas, e que está sempre preparado para lidar com o inesperado. Assim, você não só inspirará maior confiança nas pessoas como também terá consigo mais ferramentas e competências para agir na dificuldade.

Ter uma base sólida de conhecimento e preparo psicológico, assim como trabalhar soft skills e inteligência emocional irá permitir que você oriente uma resposta mais rápida e eficaz aos desafios momentâneos, mesmo que as soluções não sejam perfeitas de imediato. Portanto, coloque cursos sobre essas competências no seu plano de treinamentos!

 

Liderança estratégica: ajustando as velas em meio à tempestade

Existe uma analogia bastante conhecida, um ditado popular, que pode ilustrar perfeitamente o nosso conteúdo de hoje.

Liderar em tempos de crise é como ajustar as velas de um barco durante uma tempestade. Você não pode mudar o vento, mas pode adaptar o barco para continuar avançando, mesmo durante as dificuldades, mesmo que com um desvio de rota.

Assim, um bom líder precisa traçar um plano claro, engajar a equipe e garantir que todos acreditem na direção a ser seguida. Ele precisa pensar de forma estratégica, avaliar diferentes cenários e agir com confiança, e essa atitude fará toda a diferença!

Além disso, vale lembrar que as crises são momentos de alta complexidade, muitas vezes com situações nunca enfrentadas. Assim, nem sempre haverá soluções perfeitas, muito menos planos milagrosos! O importante é agir e refinar o plano à medida que os resultados aparecem, à medida que a crise se intensifica ou abranda. Assim, é possível chegar o mais próximo possível dos resultados esperados, fortalecendo o espírito de equipe e criando um futuro muito mais sustentável!

 

DICAS BÔNUS e mais conteúdo sobre liderar em tempos de crise!

Este texto foi baseado em um vídeo gravado pela Laryssa Lemes, especialista do time de Gente e Gestão aqui da QMS Brasil! No vídeo, ela deu mais exemplos dos fatores retratados aqui e falou um pouco dele sob um viés de quem trabalha constantemente para melhorar a vida dos colaboradores e apoiar os resultados das empresas e pessoas.

Além disso, ela falou de um 4º fator bônus, que é extremamente essencial em qualquer momento de crise. E é claro que ela falou sobre como superar essa dificuldade e ser um líder melhor para as pessoas, empresa e todas as partes interessadas. Isso tudo com direito a uma mega dica prática. Vale a pena assistir clicando no vídeo abaixo:

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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