Contexto da Organização e Partes Interessadas na ISO 9001:2015

Contexto da Organização e Partes Interessadas na ISO 9001:2015

A nova revisão da norma ISO 9001 apresenta diversas mudanças, dente elas os termos contexto da organização e partes interessadas. Saiba mais!

A nova revisão da norma ISO 9001 prevista para ser lançada mundialmente em Setembro deste ano apresenta diversas mudanças, dente elas os termos contexto da organização e partes interessadas, termos esses que denotam o novo conceito das normas de sistemas de gestão com abrangência para a gestão organizacional e não somente gestão da qualidade.

O contexto da organização é levantado com base na determinação das questões internas e externas relevantes para direção estratégica da organização, as quais podem ser levantadas por diversas ferramentas já consolidadas, como por exemplo, a matriz SWOT. Baseado nas questões internas e externas a organização poderá determinar diversos outros requisitos da norma, como necessidades e expectativas de partes interessadas, riscos e oportunidades, etc.

Em relação as partes interessadas, o requisito da norma determina que a organização defina as partes interessadas relevantes de acordo com o critério estabelecido, bem como os requisitos destas, onde irão gerar ações permanentes para revisão e monitoramento destas informações.

Esses são apenas dois exemplos que demostram como a nova versão da norma ISO9001 está focada na gestão do negócio da empresa e se demonstra claramente como uma ferramenta de gestão e não apenas uma normativa de qualidade.

Já pensou em transferir sua certificação para QMS? Entre em contato conosco!

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa: Identificando e Resolvendo Problemas

Se a sua empresa enfrenta desafios recorrentes e você deseja entender a causa raiz dos problemas, o Diagrama de Ishikawa pode ser a solução ideal. Essa ferramenta visual ajuda a estruturar e analisar fatores que impactam um processo, permitindo encontrar o verdadeiro motivo dos problemas e eliminá-los

Dicas de como ter uma boa auditoria

Dicas de como ter uma boa auditoria

Se você já passou por uma auditoria, sabe que a ansiedade é quase inevitável. Mas, em vez de enxergar esse momento apenas como um teste ou obstáculo, que tal usá-lo como uma oportunidade de crescimento para a empresa? Confira nossas dicas de como ter uma boa auditoria.