Que a certificação ISO traz consigo diversos benefícios, você já sabe, mas traduzir isso para o mercado muitas vezes é um desafio para as empresas, vamos então falar de forma simples como cumprir essa tarefa em 4 passos simples.
-
Converse com o departamento de marketing para divulgar sua certificação ISO
Muitas vezes o responsável pela implementação do sistema de gestão sente que divulgar a certificação ISO é papel dele, é não é verdade, toda ação de promoção é responsabilidade do departamento de marketing.
A tarefa do gestor do sistema de gestão é traduzir para o marketing quais os benefícios da certificação ISO de forma simples e objetiva. Desapegue do “ISOnês”.
Agende uma reunião com o responsável de marketing e aponte: redução de custos, redução de erros no processo, aumento da satisfação do cliente, redução de riscos de vazamento de informações e dados, etc.
-
Mapeie para quem você deseja divulgar sua certificação ISO
No item anterior falamos alguns dos vários benefícios, mas nem todos são interessantes para todos, então pense: Para quem eu quero divulgar a certificação ISO?
Reflita qual a parte interessada que mais interessa a sua certificação, ex.: fornecedores, clientes, sociedade, sócios, funcionários, etc.
Saber o público que você deseja comunicar facilita na escolha da linguagem, canal e mensagem.
Temos um artigo abordando alguns canais de divulgação, leia aqui.
-
Selecione apenas 1 benefício
É tentador colocar todos diferenciais que a certificação ISO trouxe para sua empresa, mas você precisa escolher apenas 1.
Nosso cérebro realiza uma seleção nas informações que recebe, então quando mais direta for a mensagem que você deseja mandar para o receptor, maior a probabilidade do armazenamento e redução de ruídos.
Você pode selecionar 1 benefício por público, ex.: uma mensagem para cliente e outra para fornecedores.
-
Traduza sua mensagem
Pense sempre que nem todos sabem o que é certificação ISO, então para divulgar a certificação ISO, algumas vezes você precisa traduzir para a linguagem que o público entenda, seja didático.
Por exemplo:
- Colocar o selo da ISO/IEC 27001 e informar “temos 96 controles para garantir a segurança da sua informação”.
- Colocar o selo da ISO 9001 e informar: “focamos na satisfação do cliente”.
Essas são as principais dicas para você levar em conta no momento de divulgar sua certificação, esperamos ter ajudado.