A importância da comunicação visual no Sistema de Gestão

A importância da comunicação visual no Sistema de Gestão

A comunicação visual no Sistema de Gestão é uma ferramenta poderosa, pois facilita a compreensão, engajamento e tomada de decisão.

Comunicação visual é toda forma de transmitir uma mensagem por meio de elementos visuais, como imagens, cores, símbolos, gráficos, sinais, tipografias e diagramações. Ela visa facilitar o entendimento de informações sem depender necessariamente de textos, pensando nisso, vamos nos aprofundar na importância da comunicação visual no Sistema de Gestão.

 

Facilita o entendimento rápido de informações

Gráficos, fluxogramas, infográficos e painéis visuais tornam conceitos complexos mais acessíveis — e esse talvez seja um dos maiores desafios dos responsáveis pelos sistemas de gestão.

Durante a implementação do sistema de gestão, é comum elaborarmos diversos textos, políticas, procedimentos e análises. Ao final, nos deparamos com uma pilha de documentos que dificilmente será lida por todos os membros da organização.

No entanto, reorganizar essas informações de forma visual pode contribuir muito para a transmissão da mensagem. Imagine que você tenha reformulado um protocolo: não há garantia de que todos irão se lembrar perfeitamente do que está escrito. Mas concorda que ajudaria bastante deixar esse protocolo impresso em uma sequência de imagens, ditando o passo a passo a ser seguido? Pois bem, esse é um dos exemplos da importância da comunicação visual.

 

Melhora o engajamento da equipe

Informações visuais atraem mais atenção do que textos longos. É algo instantâneo: passamos por um corredor, vemos uma imagem e paramos — nem que seja por alguns segundos — para entender o que ela significa. Isso é bem diferente da reação que temos ao nos deparar com um texto com mais de uma linha; automaticamente, perdemos o interesse em saber do que se trata.

Pensando nisso, a comunicação visual se destaca como uma excelente ferramenta de incentivo para a equipe. Como aplicá-la? Organize seus KPIs em gráficos e deixe-os visíveis para o time. Esse método é muito utilizado por empresas focadas em vendas, mas pode ser adaptado a diversos tipos de metas. Selecione os principais indicadores para cada departamento e coloque a estratégia em prática.

 

Reforça a Cultura Organizacional

Em diversos momentos, o Sistema de Gestão cita a importância do treinamento e da cultura — e, de fato, são aspectos essenciais. No entanto, muitas vezes incorporamos ao calendário apenas ações pontuais, e a comunicação visual pode ser uma forma eficaz de reforçar continuamente os temas abordados nesses treinamentos.

Imprima e exponha os valores da organização, crie placas com orientações sobre como agir em situações específicas e inclua a missão da empresa em todas as apresentações — para que ela seja sempre mencionada, independentemente do tema da reunião.

 

Esperamos ter ajudado, acompanhe mais algumas dicas que deixamos no nosso canal do YouTube.

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