Certificação ISO 27001 e a segurança de dados para pessoas e empresas

Em tempos de vazamentos de dados, hackers e discussão sobre segurança de dados, a certificação ISO 27001 se apresenta como uma ferramenta eficaz de controle.

A certificação ISO 27001 trata sobre segurança da informação, estabelece controles e diretrizes para atividades relacionadas a gestão de riscos de segurança da informação. A certificação ISO 27001 fornece estrutura para uma gestão abrangente onde uma organização possa identificar, analisar e controlar seus riscos de segurança da informação.

ISO 27001A certificação ISO 27001 garante que os controles de segurança sejam gerenciados para acompanhar ameaças de segurança, vulnerabilidades e impactos de segurança nos negócios, esse é um aspecto fundamental para garantir a segurança de dados para a organização e as pessoas que atuam em nome da organização.

A certificação ISO 27001 abrange todos os tipos de organizações (por exemplo, empresas comerciais, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos), todos os tamanhos (de microempresas a grandes multinacionais) e todas as indústrias ou mercados (por exemplo, varejo, bancos, defesa, saúde, educação e governo). Este é claramente um resumo muito amplo, o mais importante é abrangência geral para todas as organizações.

Pelo advento da GPDR (Regulamento Europeu Geral sobre a Proteção de Dados) e a LGPD (Lei Brasileira Geral de Proteção de Dados) a ISO 27001 se torna ainda mais importante, por ser uma ferramenta que irá auxiliar as organizações no atendimento desses regulamentos a nível nacional e global.

Podemos citar alguns benefícios da certificação ISO 27001:

  • Redução de custos devido a evitar incidentes de segurança de dados;
  • Operações de execução de processos claramente definidos no que tange segurança de dados;
  • Imagem de negócios aprimorada no mercado em relação a segurança da informação;
  • Redução de riscos de cyber ataques, vazamento de dados e informações importantes para organização.

O processo de certificação ISO 27001 segue as mesmas etapas de outras Normas ISO:

  • A organização pode realizar uma pré-auditoria (Gap Analysis) com o organismo certificador para verificar seu nível de atendimento da certificação ISO 27001;
  • Em seguida a organização opta pela contratação de uma consultoria ou atuação com equipe interna para implementar ações e correções dos gaps apontados.
  • Ao estar apta para certificação ISO 27001 a organização solicita as auditorias de certificação ao organismo certificador;
  • São realizadas as auditorias iniciais de certificação ISO 27001 em duas fases, fase 1 (auditoria documental) e fase 2 (auditoria de processos e controles), onde ao final desta a organização é recomendada ou não a certificação;
  • Após a certificação inicial a organização passará por auditorias anuais de manutenção e recertificação

A QMS atua com certificação ISO 27001 a nível global e pode auxiliar as organizações nessa jornada, proporcionando assim segurança de dados e informações para pessoas e organizações.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?