A norma ISO 9001 é uma ferramenta de gestão para qualquer tipo de empresa, independente do ramo de atividade ou porte da organização.
Essa ferramenta têm como objetivo principal a satisfação dos clientes e partes interessadas, logo clientes e partes interessadas satisfeitos é igual a lucro, porém elenquei alguns itens para exemplificar essa matemática.
Planejamento estratégico eficaz
Com a ISO 9001 as organização possuem ferramentas para estabelecer um planejamento estratégico mais eficaz, especificamente no item Contexto da Organização, onde é necessário fazer uma avaliação das questões internas e externas do negócio com foco no sistema de gestão da qualidade. Isso proporciona um melhor planejamento e direcionamento estratégico.
Aperfeiçoamento da Liderança
O item 5 da Norma ISO 9001:2015 estabelece diretrizes para um processo de liderança sistemático, a alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento para diversos padrões e termos como engajamento de pessoas, provisão de recursos, comunicação e promoção de melhoria fazem parte desse requisito.
Riscos e Oportunidades
Avaliação de riscos organizacionais é abordada no item 6 da Norma, o risco deve ser abordado em todos os níveis da organização, seja estratégico, tático e operacional, sendo assim uma avaliação de riscos detalhada promove benefícios de antecipação de falhas de processo, direcionamento e priorização de ações e implementação de oportunidades.
Estrutura Organizacional
Considero a item 7 da Norma como a estruturação organizacional de uma empresa, nesse item são estabelecidos a provisão de recursos humanos, recursos de infraestrutura, ambiente de operação, conhecimento organizacional entre outros.
Operação das atividades
A operação das atividades, seja fabricação de um produto ou prestação de um serviço deve ser controlada, ter processos definidos, deve ser monitorada e planejada, tudo isso está previsto no item 8 da Norma ISO 9001:2015, onde a estruturação da atividade estabelece um melhor controle e redução de perdas.
Desempenho
Existem inúmeras formas para que desempenho da organização possa ser medido, como indicadores de desempenho, satisfação do cliente, conformidade de produtos e serviços, desempenho de fornecedores, auditorias periódicas e revisão do sistema de gestão, são itens de análise de desempenho da organização.
Esses são apenas exemplos de que a Norma ISO 9001 pode trazer lucro real a uma empresa, pode melhorar a eficácia de gestão, estabelecer rotinas de melhoria de processos e antecipação de riscos, isso torna um ciclo contínuo de melhoria e traz lucro!
Sugiro uma reflexão, você empresário ou profissional da qualidade consegue ver isso na sua empresa certificada? Se não, está na hora de usar o sistema de gestão para dar lucro e não despesa.