Se você já implementou o sistema de gestão agora é necessário conhecer o processo de certificação ISO
Após a implementação do sistema de gestão seja qualidade, ambiental, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, etc, chega a hora da empresa a ser certificada buscar uma certificadora ISO para certificação, as etapas são as seguintes:
Emissão da Proposta Comercial
A certificadora irá emitir uma proposta de certificação de acordo com o perfil de sua empresa, baseado em normas internacionais para cálculo de auditoria. É importante verificar em proposta se todos os impostos estão incluídos e se não há nenhuma taxa escondida, na QMS deixamos esse processo totalmente transparente e sem surpresas.
Assinatura de Contrato
Após a aprovação da proposta comercial o contrato de certificação pelo período de três anos é assinado entre as partes e inicia-se o processo de certificação ISO.
Pré-Auditoria
No ato da contratação a empresa pode optar por fazer uma pré-auditoria, auditoria na qual todas as técnicas de auditoria de certificação são aplicadas, porém não há caracterização de não-conformidades, e sim uma lista de observações para que a empresa possa atuar e se preparar melhor para auditoria de certificação ISO.
Fase 1
Uma auditoria basicamente de verificação de documentos, a documentação que constitui o sistema de gestão do cliente é examinada para determinar a adequação geral do cumprimento dos critérios de avaliação (as normas) e se o sistema de gestão têm condições de ser auditado na fase 2. O programa de auditoria, baseado no ambiente da empresa, áreas a serem visitadas e tempo aproximado é confirmado com o cliente.
Fase 2
Uma auditoria detalhada do sistema de gestão do cliente de forma abrangente é realizada, com visita as áreas da empresa, verificação de documentos, registros e entrevistas com colaboradores da empresa, auditoria onde são levantadas não conformidades e observações. Um relatório de auditoria é emitido, onde é concluída com a recomendação ou não para certificação do sistema de gestão baseado nas normas auditadas.
Auditorias de manutenção
Anualmente, ao menos, são realizadas as auditorias de manutenção do sistema de gestão para a contínua adequação e manutenção da validade do certificado.
O contrato com a certificadora é de 3 anos, a mesma validade do certificado de normas ISO, ao final desse período uma auditoria de recertificação é realizada e as auditorias continuam anualmente.