Sempre existem dúvidas ao realizar o processo de transferência do certificado ISO para outro organismo de certificação, algumas empresas desconhecem essa possibilidade, esse artigo tem por objetivo promover transparência e divulgar o processo.
Existe diversos fatores que podem fazer uma empresa trocar o seu organismo de certificação e optar pela transferência do certificado ISO. Dentre esses itens estão mau atendimento, demora em retorno e informações, insatisfação com auditores, custos, etc. Porém muitas empresas desconhecem o processo de transferência de certificação, processo esse determinado por regras e padrões internacionais sobre o tema.
Tecnicamente, a transferência do certificado ISO é defina como, o reconhecimento da existência e validade de uma certificação de sistema de gestão, concedida por um organismo de certificação acreditado, com a finalidade de emitir sua própria certificação. Descrevo nesse artigo os principais pontos desse processo:
Período para transferência da certificação
Não existe período específico sobre a transferência do certificado ISO, a qualquer momento do ciclo de certificação a transferência pode ser realizada, seja em auditorias de manutenção, recertificação ou até mesmo no período entre qualquer auditoria.
Documentação necessária
Além do próprio certificado ISO, é necessária a apresentação dos relatórios de auditorias anteriores. Assim o organismo de certificação irá fazer uma análise crítica da validade e rastreabilidade do mesmo, verificar registros e fechamento de não conformidades e emissão da comunicação técnica para o organismo anterior sobre a transferência.
Certificação acreditada
Uma certificação só poderá ser transferida quando essa for acreditada, ou seja, a rastreabilidade do processo existe entre certificações acreditadas e organismos com acreditação naquela Norma de referência. Mesmo porque, certificações sem acreditação não são reconhecidas tecnicamente como rastreáveis e passíveis de verificação.
Custos envolvidos e complexidade
Na QMS não existem custos adicionais envolvidos para um processo de transferência do certificado ISO, além daqueles normalmente envolvidos em quaisquer auditorias de manutenção e/ou recertificação. O processo na QMS é rápido, fácil e realizado com total transparência.
Certificação transferida
Quando da transferência do certificado ISO concluída, com as auditorias realizadas e a certificação recomendada, a empresa receberá um certificado com as mesmas datas de rastreabilidade do certificado anterior, com datas certificação inicial, ciclo e etc.
Na QMS levamos esse processo muito a sério, somos uma certificadora diferente fazendo diferente, trabalhamos para manter uma relação duradoura com todas as empresas certificadas por nós e temos o menor índice de certificações transferidas para outro organismo do mercado. Nos colocamos à disposição para receber certificados de outros organismos, entre em contato conosco.