As principais Certificações ISO para sua empresa alcançar mais resultados!

Neste artigo, falaremos sobre as 5 principais certificações ISO no mundo e sobre como elas podem ajudar sua empresa a faturar mais!

A certificação ISO é um importante indicador de gestão para uma organização e para o mercado, pois é através do seu reconhecimento que atestamos que uma empresa atende aos padrões de gestão definidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Existem diversas certificações ISO, cada uma com um objetivo específico. Então, escolher qual é a ideal para a sua empresa pode ser uma tarefa muito desafiadora. Mas esse processo é essencial para demonstrar a qualidade dos seus produtos e serviços, a força da sua gestão e também para aumentar a confiança dos seus clientes, transmitindo assim mais credibilidade para o mercado e conquistando mais clientes.

Cada vez mais, é possível ver diversas organizações buscando conquistar novas certificações (ou mesmo sua primeira certificação ISO). E para obter seu certificado, é preciso identificar qual é a necessidade da sua empresa e quais são os processos necessários para obter a documentação da maneira mais eficaz para a organização.

Por isso, neste artigo, vamos abordar as principais certificações ISO e como elas atuam para ajudar empresas. A ideia é, em um próximo artigo, falar também sobre pontos que devem ser considerados na hora de escolher a certificação ISO ideal para a sua organização.

Entendendo as diferentes certificações ISO

Para escolher a certificação adequada, é importante que seja realizado um mapeamento interno do contexto da empresa. Isso porque será necessária uma adequação dos processos para que estejam em conformidade com os objetivos e valores organizacionais, bem como com as diretrizes da norma escolhida. Sintetizando, o mais importante é que a norma se encaixe como uma luva na estratégia da empresa!

Então, o primeiro passo para escolher a certificação ISO ideal para a sua empresa é entender as diferentes normas e padrões ISO que existem. Embora existam centenas dezenas de normas, as mais comuns principais certificações ISO (e mais utilizadas no mercado brasileiro) são:

  • ISO 9001: esta é a certificação mais conhecida e seu foco é na gestão da qualidade. Ela estabelece requisitos para o sistema de gestão da qualidade de uma empresa e se aplica a todos os tipos de empresas, independentemente do setor ou do tamanho. Com essa certificação, sua empresa pode atestar um alto nível de comprometimento com seus processos e fortalecer a imagem da sua organização;

 

  • ISO 14001: esta certificação foca na gestão ambiental e no controle dos impactos ao meio ambiente. A 14001 estabelece requisitos para um sistema de gestão ambiental que ajuda a minimizar os impactos ambientais de uma empresa. Isso pode incluir a gestão de resíduos, a redução do consumo de energia e a redução das emissões de gases de efeito estufa, entre outros fatores;

 

  • ISO 27001: essa é uma norma padrão e a referência Internacional para Gestão de Segurança da Informação (SI). Através da sua certificação, a empresa consegue identificar, tratar e controlar os riscos quanto à segurança de dados que são coletados pelas organizações, sejam eles quais forem. Saiba mais sobre essa norma aqui;

 

  • ISO 37001: essa certificação é voltada ao sistema de gestão antissuborno e a única com reconhecimento internacional para um programa de compliance. Através dela é possível minimizar o risco de ocorrências de suborno e corrupção nas empresas, algo muito sensível no contexto nacional;

 

  • ISO 45001: esta certificação se concentra na saúde, segurança e bem-estar ocupacional. Assim, ela estabelece requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional para ajudar a prevenir acidentes, afastamentos e doenças relacionadas ao trabalho.

 

Quais são os benefícios em conquistar uma certificação ISO para sua empresa?

Vale relembrar, existem dezenas (talvez centenas) de certificações ISO, todas correspondem a padrões de gestão importantes e que podem ser muito úteis para sua empresa.

Vale a pena consultar o site oficial da ISO (International Organization for Standardization) clicando aqui. Nele, você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho da organização e também sobre as normas que ela disponibiliza.

Após conhecer melhor as normas, existem também diversos outros fatores a considerar. Tudo para encontrar a ISO ideal para seu negócio. Assim, é importante estabelecer quais são os pontos positivos que um padrão pode trazer para seu negócio.

Isso porque uma norma ISO é um diferencial competitivo no mercado, então, ela pode ajudar na melhoria, desenvolvimento e desempenho da empresa. Com a certificação em alguma norma ISO, é possível ter uma visão mais ampla dos processos de uma organização e encontrar pontos de melhoria.

A ISO certa pode, também, ajudar na padronização de processos, nos controles operacionais, na produtividade e otimização de toda cadeia produtiva. Dessa forma, a questão não é “certificar-se ou não”, mas sim escolher a certificação que melhor se adequa ao seu contexto atual.

Esperamos ter te ajudado a conhecer um pouco sobre as principais certificações ISO, até o próximo artigo!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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