Todos sabemos que é preciso buscar uma certificação ideal para auditores se quisermos atuar na área. Afinal, um bom certificado ajuda a atestar nossas competências, demonstrar profissionalismo e abrir diversas portas no mercado.
Porém, sabemos também que quando o assunto são os sistemas de gestão da qualidade (ou quaisquer outros), nos deparamos com uma série de siglas e acrônimos. Assim, termos como ISO, PDCA, IATF, 5W2H etc. são comuns em nosso dia a dia. E na hora de se certificar, também nos deparamos com essas palavras!
RAC, Exemplar Global ou IRCA são organismos importantes para quem atua na nossa área, porém nem sempre entendemos bem cada um deles. Por exemplo, se você quer auditar localmente, na sua região, qual deles é mais importante? E se a intenção for auditar internacionalmente?
Por isso, hoje, vamos entender as diferenças entre essas instituições, assim você pode escolher conscientemente e decolar na carreira de auditor! Feitas as devidas introduções, vamos ao conteúdo!
RAC, Exemplar Global ou IRCA: a certificação ideal para auditores?
Para início de conversa, vale frisar: por lei (legalmente), não é obrigatório ter RAC, Exemplar Global ou IRCA, mas cada um deles cumpre papéis diferentes, sendo muitas vezes exigidos na hora das contratações.
Aqui na QMS, por exemplo, possuir algumas dessas certificações é fator decisivo! Assim, vale escolher conforme seus objetivos profissionais e o tipo de credibilidade que você deseja transmitir. E para isso, vamos entender cada instituição!
RAC – Registro de Auditores Certificados
O RAC é um registro operado pela ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), órgão nacional diretamente ligado ao famoso e conhecido INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Segundo a página do RAC no site da ABENDI, o “Registro de Auditores Certificados (RAC) certifica pessoas para avaliar a conformidade, eficácia e eficiência dos processos organizacionais”. Assim, além de ser uma espécie de “catálogo” formal dos auditores brasileiros, o RAC também é um, ainda nas palavras do site, “um selo de confiança, competência e credibilidade, válido nacional e internacionalmente”.
De qualquer forma, podemos dizer que o RAC é ideal para quem vai atuar em organismos de certificação brasileiros e quer uma credencial reconhecida nacionalmente. Ele, obviamente, também é reconhecido em outros países, porém não é a melhor escolha se você quiser ser um auditor internacional!
Exemplar Global (antigo RABQSA)
A Exemplar Global é um organismo de certificação australiano que busca, segundo o site oficial, “Promover as melhores práticas; certificar pessoas e organizações de formação; promover o desenvolvimento profissional”. Além disso, ela é resultado da fusão entre 3 outras instituições:
- O Registrar Accreditation Board (RAB) dos EUA;
- A Quality Society of Australasia (QSA);
- A iNARTE (International Association for Radio, Telecommunications, and Electromagnetics).
Oficialmente criada em 2014, a Exemplar Global certifica os auditores e oferece diversos cursos na área. Sua utilização é muito reconhecida na Ásia (região do Pacífico), assim como é aceita globalmente.
Dessa forma, ela é a certificação ideal para auditores que buscam trabalhar com empresas multinacionais, principalmente na Ásia. Além disso, também é ideal para quem quer uma certificação internacional, mas com custo levemente mais acessível que do IRCA.
IRCA – International Register of Certificated Auditors
O IRCA (International Register of Certificated Auditors, traduzido livremente para Registro Internacional de Auditores Certificados) é uma organização diretamente ligada ao Chartered Quality Institute (O CQI).
O IRCA, assim como os organismos anteriores, também certifica e reconhece auditores de sistemas de gestão. Atualmente, ele consiste no mais conceituado registro internacional de auditores. Por isso, é globalmente reconhecido e muito valorizado entre organismos de certificação de todo o planeta.
Dessa forma, podemos dizer que ele é a certificação ideal para auditores que querem trabalhar com clientes ou organismos internacionais. Bem como é uma ótima opção para quem busca uma credencial com forte peso no currículo! Entretanto, vale dizer que ele possui um custo maior, assim como exigências de manutenção maiores.
Uma curiosidade interessante é que o CQI (órgão responsável pelo IRCA) recebeu a Carta Régia britânica. Essa carta é uma espécie de documento oficial emitido pela monarquia do Reino Unido, algo que traz muito prestígio e autoridade.
Isso tudo porque, segundo as palavras do site do CQI, o órgão demonstrou “preeminência, interesse público, estabilidade e permanência” conquistando, portanto, a “competência para conferir o estatuto de Membro Certificado a profissionais de gestão da qualidade”.
Concluindo: qual é a certificação ideal para auditores?
Obviamente, determinar qual é a certificação ideal para auditores não é uma fórmula pronta e universal. Isso porque muito dessa resposta depende do seu contexto atual de trabalho e dos seus objetivos como profissional de auditoria e sistemas de gestão. Isso tudo, é claro, considerando também os custos, deveres e valores (financeiros e pessoais) envolvidos em cada instituição citada.
Porém, podemos dizer que se seu foco é o Brasil, o RAC já te posiciona muito bem, sendo relativamente mais acessível devido a custos e barreiras linguísticas. É uma instituição respeitada e com grande abrangência, inclusive fora do país. Por outro lado, se você quer atuar internacionalmente, IRCA e Exemplar Global são opções melhores.
A Exemplar Global é excelente e relativamente mais acessível que o IRCA. Ela representa uma opção internacional forte, flexível e com boa aceitação (tão conceituada quanto o IRCA ou até mesmo maior em alguns países da Ásia). Tecnicamente, Exemplar Global e IRCA são iguais.
De qualquer forma, tanto RAC, Exemplar Global ou IRCA são uma ótima opção para se profissionalizar e buscar oportunidades. As três instituições são reconhecidas e valorizadas, demonstrando que o auditor passou por fases de análise e certificação de suas competências. Assim, principalmente se você quer auditar em uma certificadora, possuir alguma delas é um quesito vital para se tornar um profissional de sucesso





