A alta direção de uma organização deve estabelecer políticas e diretrizes, bem como estabelecer e cobrar responsáveis para os mais diversos processos de um sistema de gestão, atualmente o papel do representante da direção têm como responsabilidade assegurar que os processos sejam estabelecidos e mantidos, relatar a alta direção o desempenho do sistema de gestão e assegurar a conscientização dentro da organização.
De acordo com documento padrão da ISO denominado ANEXO SL, nas próximas versões das normas de sistemas de gestão a figura do representante da direção será extinta, passando assim denotar mais claramente a responsabilidade pelo estabelecimento de diretrizes e delegação de responsabilidades à alta direção, a qual terá um papel ainda mais claro de liderança em futuros sistemas de gestão.
Também no ciclo PDCA de todas as normas de sistema de gestão com novas revisão, é possível identificar que a Alta Direção é o centro do macrofluxo, isso não é mais do que uma simples imagem, esse processo representa uma mudança de conceito nas normas e traz o líder para dentro das atividades.
Podemos concluir que, independente do tipo de projeto a ser implementado e mantido a liderança é fundamental para seu êxito e melhoria, e a luz dos sistemas de sistemas de gestão esta liderança na organização não pode ser outra figura que não seja a alta direção.
A QMS possui uma abordagem direta nesse quesito e está na vanguarda das melhores práticas de auditorias para certificação de sistemas de gestão, ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, etc.
Dúvidas com certificação? Consulte a QMS!