ISO 9001 e ONA são duas normas muito populares no mundo da gestão, sendo adotadas por milhares de empresas. Porém, quem está começando nesta área pode não compreender exatamente qual o objetivo de cada uma delas.
De forma geral, tanto a ISO 9001 quanto ao ONA tem como objetivo melhorar a gestão organizacional e a qualidade dos produtos e serviços. Da mesma forma, elas buscam garantir que as necessidades e expectativas dos clientes (ou pacientes) sejam supridas. Entretanto, como veremos, a 9001 acaba sendo um pouco mais abrangente, enquanto a ONA foca em uma única área ou setor em específico.
No artigo de hoje, veremos as diferenças entre essas duas normas e descobriremos com elas podem ajudar a trazer mais qualidade para seus processos e clientes, o que vai fazer com que sua empresa alcance resultados incríveis! Vamos ao conteúdo?
ISO 9001 – sistemas de gestão da qualidade
A ISO 9001 é a mais famosa das normas publicadas pela International Organization for Standardization (ISO). Ela é uma norma internacional que visa fornecer frameworks (estruturas) para a implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade (SGQ).
Está norma é mais abrangente e genérica, podendo ser aplicada a qualquer organização, independentemente do porte ou setor. Porém, devido às suas origens, sua principal área de atuação tem sido nas indústrias de todo o planeta. Seu principal foco é o aumento da satisfação do cliente e a melhoria da eficiência operacional.
Para conquistar a certificação ISO 9001, as empresas passam por auditorias externas que visam avaliar a conformidade com os requisitos da norma e, assim, comprovar que existe um sistema vigente e que realmente atua para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. A ISO 9001 é uma estrutura de adoção voluntária e pode não só melhorar os processos empresariais como também ser um grande diferencial de mercado.
ONA – Organização Nacional de Acreditação
A ONA, por sua vez, é uma organização 100% brasileira que desenvolve e promove programas de acreditação voltados mais especificamente para a qualidade e segurança na área da saúde. Assim, é possível buscar a acreditação junto ao órgão para atestar competência e possuir diferenciais de mercado.
Enquanto a ISO 9001 é abrangente e amplamente aplicável, a acreditação ONA é diretamente voltada para instituições da saúde, tais quais hospitais, clínicas e laboratórios. Ela avalia diversos aspectos, incluindo a segurança do paciente, a qualidade da assistência e a gestão organizacional como um todo.
Outro fator interessante é que a ONA possui diferentes níveis de acreditação e cada nível possui critérios progressivamente mais exigentes. Assim, uma instituição pode ser acredita em nível 1, 2 ou 3. Já a ISO 9001 corresponde a um certificado único (sem níveis), voltado ao SGQ como um todo.
Diferença entre acreditação e certificação
Cabe ressaltar que a ISO 9001 é uma certificação, enquanto a ONA é uma acreditação. Embora ambas correspondam a processos de avaliação e envolvam a necessidade de auditorias externas, bem como busquem verificar a conformidade com padrões específicos, elas têm diferenças importantes.
Uma certificação (como a ISO 9001) foca apenas em entender o sistema de gestão e como ele funciona, avaliando se ele está ou não conforme aos requisitos da norma. Assim, o foco está no sistema, avaliando a estrutura, políticas e procedimentos para garantir que a empresa segue as boas práticas de gestão indicadas na norma.
Já uma acreditação (tal qual a ONA) atua de forma mais profunda, avaliando a competência de uma empresa para prestar serviços em determinada área. Assim, a acreditação é também um atestado da capacidade da organização de oferecer produtos. Ela busca avaliar se a instituição está apta a prestar serviços de qualidade (e no caso da ONA, de segurança) e em conformidade com padrões específicos do setor foco.
Ambas as modalidades são importantes e sua adoção depende de diversos fatores ligados ao contexto das organizações e ao nicho em que elas atuam. Bem como, ambas ajudam organizações a melhorar seus produtos, serviços e gestão, auxiliando a conquistar conformidade com as exigências de mercado, leis e regulamentos.
ONA e ISO 9001 – qual delas você deve adotar?
Embora ambas estejam relacionadas à gestão da qualidade, ISO 9001 e ONA não são a mesma coisa. Elas atendem diferentes necessidades e setores e isso precisa ser levado em consideração.
Para organizações relacionadas à área da saúde, ambas são úteis e podem ser utilizadas para melhorar a empresa e os produtos e serviços oferecidos. No Brasil, a utilização da ONA é mais comum, sendo uma norma específica e nacional, porém algumas instituições optam por ter ambas funcionando de maneira integrada (ISO e ONA), o que pode ser bastante benéfico.
Para empresas de outros setores, a adoção da ONA muito provavelmente não fará sentido. Assim, a ISO 9001 é a norma ideal para a adoção de um sistema de gestão da qualidade. Ela possibilita implementar boas práticas e identificar pontos de melhoria, riscos, necessidades e expectativas dos clientes, entre outros fatores importantes.
Portanto, podemos concluir que a certificação ONA é essencial no setor de saúde, garantindo mais segurança para o paciente e mais eficiência operacional e competitividade para as instituições. Enquanto isso, a ISO 9001 pode beneficiar todos os setores, garantindo uma qualidade consistente, mais satisfação do cliente, maior eficiência operacional e acesso a novos mercados.
Ambas as normas promovem uma cultura de melhoria contínua e aumentam a credibilidade das organizações frente ao mercado em que atuam, contribuindo de forma muito positiva para a qualidade e eficácia dos serviços e produtos oferecidos, além de fortalecer a reputação no mercado! Resumindo, independentemente de qual delas você vá adotar, a única certeza é que sua empresa será melhor e mais forte!