O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma metodologia que tem como objetivo reunir todas as áreas e os processos da empresa em um único sistema. Isso, principalmente, quando pensamos em sistemas de gestão, normas de compliance e regras de gerenciamento.
Com o SGI, a empresa pode melhorar a eficiência e a eficácia da gestão, o que permite uma visão macro dos processos empresariais. Essa visão permite melhorias contínuas para o sucesso da organização e a satisfação de seus clientes.
Com a implementação de um Sistema de Gestão Integrado, a empresa pode reduzir custos operacionais e melhorar a tomada de decisões tornando uma estratégia de gerenciamento essencial para qualquer tipo de negócio.
Neste artigo, discutiremos o que é Sistema de Gestão Integrado, como implementá-lo e quais são os benefícios da sua utilização nas empresas.
A importância do Sistema de Gestão Integrado (SGI) para o sucesso empresarial
Um Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma abordagem extensa e sistemática para gerenciar os aspectos mais importantes de uma organização, incluindo todas as áreas relevantes da empresa.
A implementação de um SGI envolve a adoção de normas e padrões internacionais, tais como a ISO 9001 para gestão da qualidade, a ISO 14001 para gestão ambiental e a ISO 45001 para gestão de saúde e segurança ocupacional.
Esse processo pode envolver diversas outras normas, mas essas três (9001, 14001, 45001) são frequentemente usadas em conjunto para fornecer uma abordagem abrangente à gestão de negócios e resolver grande parte das dificuldades da organização.
Diz-se, então, que há um Sistema de Gestão Integrado quando duas ou mais normas coexistem em uma empresa de forma integrada e orgânica. Esse sistema auxilia as organizações a reduzir custos, melhorar a eficiência, a segurança, a conformidade regulatória e, principalmente, aumentar a satisfação dos clientes.
Benefícios do Sistema de Gestão Integrado (SGI)
São muitos os benefícios de um SGI e estes impactam no desempenho da organização. Os principais que podemos citar são:
- Integração dos sistemas de gestão: a organização integra todos os seus sistemas em uma única estrutura, permitindo maior eficiência, redução de tempo e de custos.
- Redução de Riscos: a empresa tem controle maior sobre todas as atividades, evitando problemas.
- Aumento da eficiência: melhorando a eficiência nos processos, menores serão os custos e maior será a qualidade nos produtos e serviços ofertados.
- Melhoria da comunicação interna: a comunicação fica mais fácil e ágil, evitando reclamações internas e melhorando também a eficiência nos processos
- Aumento da satisfação do cliente: melhorando todos os itens anteriores,a empresa atingirá a qualidade dos produtos e serviços elevando a satisfação com o cliente.
Todos esses tópicos impactam no desempenho e até mesmo no sucesso da organização. Por isso a importância de investir em um SGI, garantindo uma gestão eficiente e organizada. Tudo isso, sempre, visando gerar excelência na entrega de produtos e serviços aos clientes e melhorias para todas as partes interessadas.
Como implementar um SGI em uma organização?
A implementação de um SGI em uma organização requer planejamento e envolvimento de toda a equipe. Para que isto ocorra da melhor forma possível, podemos levar em conta alguns dos seguintes passos básicos:
- Definir os objetivos: É importante que os objetivos sejam claros e específicos para que a organização tenha sucesso na implementação do sistema;
- Identificar os sistemas de gestão existentes: Meio ambiente, qualidade, saúde, segurança e demais setores que devem ser envolvidos também, para uma melhoria constante;
- Integrar os sistemas: Juntar todos os sistemas existentes em uma única estrutura para melhor desempenho e monitoramento;
- Definir a equipe responsável: Essa equipe deve ser composta por profissionais capacitados e com conhecimento em todos os sistemas de gestão;
- Desenvolver um plano de implementação: Este plano deve definir todas as etapas do processo, desde a identificação dos sistemas até a implementação do SGI e seus dispositivos de controle ou alterações de processo;
- Realizar treinamentos: É importante capacitar toda a equipe da organização sobre o SGI e seus objetivos, assim como treiná-los sobre as ferramentas que serão utilizadas;
- Realizar a implementação: Após a conclusão das etapas anteriores, a implementação do SGI deve ser realizada de forma gradual, para que possa ser ajustada e avaliada ao longo do processo;
- Realizar auditorias internas: Verificar se o sistema está funcionando de acordo com o planejado, após a implementação do SGI, é de extrema importância para garantir o sucesso do negócio;
- Melhoria contínua: O SGI deve ser avaliado e ajustado constantemente, para melhorar continuamente a eficiência e a eficácia do sistema.
Resumindo, a implementação de um SGI envolve vários passos importantes para garantir o sucesso do negócio.
É fundamental definir objetivos claros, identificar os sistemas de gestão existentes, reuni-los em uma única estrutura e definir uma equipe capacitada e responsável. Todas essas etapas exigem planejamento adequado, envolvimento da equipe e comprometimento com a melhoria contínua.
Sistema de Gestão Integrado: uma ferramenta essencial para a eficiência e eficácia empresarial
Um Sistema de Gestão Integrado é uma ferramenta importante para as organizações que buscam melhorar a eficiência e eficácia de seus processos e sistemas de gestão. A implementação de um SGI requer planejamento, envolvimento da equipe e acompanhamento constante para garantir o sucesso do sistema.
Com um SGI, a empresa pode envolver todos os seus sistemas de gestão em uma única estrutura, reduzir riscos, melhorar a eficiência, a comunicação interna, a satisfação do cliente e, consequentemente, obter vantagens competitivas no mercado em que atua.
A eficiência empresarial está relacionada à capacidade da organização em realizar suas atividades com o menor uso de recursos possíveis e de forma efetiva. Com um SGI consistente, é possível integrar os sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social, gestão financeira (ou quaisquer outros) em um único sistema, o que ajuda na redução de custos operacionais e facilita o gerenciamento desses processos.
A empresa pode melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, reduzir o impacto ambiental de suas atividades, cumprir suas responsabilidades sociais, garantir a segurança e a saúde de seus colaboradores e trabalhar tudo que for necessário em seu contexto!