Segundo, porque essas matérias-primas ou insumos provavelmente levarão ao retrabalho – para alcançar conformidade. Isso também gera desperdício, problemas de processos e lentidão na operação. Tudo isso também se traduz em baixos lucros operacionais e maior dificuldade para alcançar sustentabilidade.
Por fim, mas não menos importante, trabalhar com itens de má qualidade também afeta negativamente nossos colaboradores. Desmotivação, desengajamento e dificuldades para executar o trabalho podem se tornar uma constante na empresa. Isso, é claro, além de uma provável falta de segurança, imagine, por exemplo, EPIs ruins e que não protegem verdadeiramente as pessoas.
Por isso, a gestão de fornecedores na ISO 9001 é levada muito a sério! A norma traz diversos itens sobre o assunto. Hoje, vamos falar sobre isso, explicando como o padrão vê esse tema e falando um pouco sobre os itens que ela aborda. Dito isso, vamos ao conteúdo.
O que é a Gestão de fornecedores na ISO 9001?
Basicamente, a gestão de fornecedores na ISO 9001 é um conjunto de boas práticas que as organizações podem aplicar para garantir que produtos, serviços, insumos e matérias-primas adquiridos tenham a qualidade esperada.
Vale a pena lembrar, “qualidade” neste contexto significa que as compras realizadas atendam as expectativas da empresa que realiza as aquisições. Ou seja, que os produtos ou serviços que ela compra atendam aos requisitos especificados previamente, contribuindo, assim, para a satisfação do cliente final.
Além disso, a correta gestão dos fornecedores ajuda a reduzir riscos, evitar retrabalho e garantir que nossos processos sejam mais eficientes e eficazes. Isso tudo reduzindo falhas, erros e até mesmo não conformidades que poderiam ser oriundas de fatores externos. Isso assegura muito mais harmonia para os processos, assim como resultados muito melhores no final de qualquer processo produtivo!
A ISO 9001 não usa o termo “fornecedores”
Outro aspecto que vale citar é que a ISO 9001 não usa o termo “fornecedor”, você raramente encontrará essa palavra na norma. Na ISO 9001, o termo usado para se referir a empresas que fornecem produtos e serviços externamente é “provedores externos”.
Essa é apenas uma mudança técnica que ajuda a trazer mais clareza para a norma. Na prática, podemos continuar usando o termo “fornecedores” normalmente, mas para quem ainda não teve contato com a 9001 ou está chegando agora, pode causar certa confusão.
Dessa forma, neste texto, continuaremos a usar o termo “gestão de fornecedores na ISO 9001”, mas quando você for para a norma, atente-se que só encontrará “provedores externos”.
Itens da ISO 9001 sobre gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores está distribuída ao longo da norma, estando presente em vários itens diferentes. Ela aparece no requisito 7 Apoio, em 9 Avaliação de Desempenho e até mesmo em alguns dos anexos do padrão normativo. Porém, seu cerne está no requisito “8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente”, pois este item ajuda a monitorar o que foi defino em 7 apoio, assim como que deve ser avaliado em 9 Avaliação de desempenho.
Como os itens são extensos, resumiremos de forma didática o que a norma traz e o que deve ser feito para alcançar conformidade com um Sistema de Gestão da Qualidade certificável na ISO 9001:2015. Assim, a norma ISO 9001 exige que as organizações estabeleçam critérios para selecionar, avaliar, monitorar e reavaliar seus fornecedores. O que se resume a 4 aspectos básicos:
- Estabelecer requisitos de compra claros: antes de mais nada, é preciso saber “o quê” é preciso comprar e quais as expectativas com essas compras. Assim, é preciso ter claras informações como especificações técnicas, prazos, requisitos e critérios para aprovação da conformidade;
- Avaliar e escolher fornecedores com base nos critérios pré-estabelecidos: além disso, é preciso compreender a capacidade que os provedores externos tem de atender aos critérios de qualidade que a organização precisa. De forma básica, isso significa comprar os requisitos de compra à capacidade do fornecedor;
- Monitorar o desempenho dos fornecedores: feita a verificação inicial, já temos uma boa noção de como o fornecedor pode se comportar. Porém, mudanças de contexto ao longo do tempo podem acabar alterando as entregas, assim, é preciso continuar verificando se o provedor está entregando o que foi acordado: qualidade e conformidade;
- Tomar ações em caso de não conformidades: mesmo com avaliação prévia e monitoramento contínuo, podem haver casos excepcionais em que algum fornecedor apresente problemas e, pior, que isso impacte negativamente a qualidade de nosso produto ou serviço final. Caso isso ocorra, temos que agir proporcionalmente para evitar reincidências e lidar com as possíveis consequências de não conformidades.
A importância estratégica da gestão de fornecedores na ISO 9001
Depois de tudo exposto, fica fácil perceber que a gestão de fornecedores é muito mais do que um simples processo burocrático — assim como a própria ISO 9001. Ela é um dos pilares que sustentam a qualidade, a eficiência e a credibilidade de qualquer organização. Tal qual fator fundamental para o lucro e sucesso nos negócios.
Além disso, quando ela é feita de forma consciente e alinhada aos requisitos da ISO 9001, a gestão de provedores externos se torna uma poderosa ferramenta para minimizar riscos, evitar desperdícios e garantir que o produto ou serviço final entregue ao cliente esteja à altura das expectativas – o que garante satisfação!
Além disso, selecionar bem os fornecedores também significa investir na segurança e no engajamento de nossos próprios colaboradores e, assim, fortalecendo toda a cadeia produtiva. Por isso, adotar as boas práticas de gestão previstas na norma é essencial para qualquer organização que queira crescer de forma sustentável, competitiva e com a confiança do mercado.
Em resumo, a gestão de fornecedores na ISO 9001 não é apenas uma exigência normativa, mas uma arte estratégica! Algo que, quando bem alinhada, transforma parceiros em aliados e problemas em oportunidades de melhoria contínua. E aí, você anda cuidando bem dos seus fornecedores?