Qualidade 4.0 é o conceito utilizado para denominar as novas tecnologias aplicadas na área de qualidade.
Antes de explicar sobre qualidade 4.0, é importante lembrar as revoluções industriais. A primeira revolução industrial foi caracterizada por máquinas a vapor ao final 1700, a segunda revolução industrial por linhas de eletricidade e máquinas para produção no final de 1800 e no final de 1960 surge a terceira revolução industrial com a automação e processos industriais.
E a quarta revolução industrial, o que é?
A quarta revolução industrial é uma onda que traz consigo ferramentas inovadoras para todos os ramos de atividade e mudará a forma de fazer negócios, fabricar produtos, prestar serviços e entregar valor.
Por meio de ferramentas como cloud computing, blockchain, redes sociais, mobilidade, Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (AI), em conjunto com uma melhor estrutura de internet no mundo todo, a quarta revolução industrial irá revolucionar tudo o que conhecemos hoje como negócios.
E a qualidade 4.0?
A área de qualidade é difundida em todos os ramos de atividades, sendo basicamente divididas em controle de qualidade e garantia da qualidade, portanto a qualidade 4.0 se aplica como as tecnologias mencionadas acima podem se integrar com a área da qualidade, sistemas de gestão, certificações, entre outros fatores.
O blockchain, por exemplo, pode ser um método importantíssimo para rastreabilidade de processos, desde um certificado de calibração de equipamentos até mesmo o controle de análise de dados de um processo.
A internet das coisas (IoT) e o big data, por exemplo, já são utilizadas para monitoramento e medição de processos em tempo real. A forma como hoje monitoramos um simples indicador será transformada com a Qualidade 4.0, os indicadores poderão ser realizadas em tempo real, com centenas de milhares de dados ao mesmo tempo por meio de uma avaliação de big data, com a internet das coisas (IoT) cada equipamento de monitoramento e medição ou um processo específico poderá ser monitorado em tempo real, esses são apenas alguns exemplos da Qualidade 4.0
Cenário atual
Em pesquisa recente da American Society of Quality com empresas no mundo todo, foi identificado que apenas 16% das empresas iniciaram alguma iniciativa sobre Qualidade 4.0, e 63% das empresas declaram que não iniciaram qualquer planejamento sobre o tema.
Segundo a pesquisa, a Europa está a frente da corrida da Qualidade 4.0. Cerca de 21% das empresas já iniciaram planejamento sobre o tema, enquanto nos EUA esse número cai para 6% e no Brasil é praticamente inexistente.
Nessa mesma pesquisa, as empresas que iniciaram as iniciativas da Qualidade 4.0 declararam que pretendem aplicar o conceito para centralização de dados sobre qualidade, segurança de dados e monitoramento contínuo em qualquer lugar e em qualquer momento.
O tema ainda é muito novo, principalmente no Brasil, porém você profissional da qualidade deve ser informar cada vez mais do assunto, buscar entender como criar um planejamento a médio prazo para definir estratégias na sua empresa, porque a Qualidade 4.0 irá transformar tudo o que conhecemos sobre implementação e controles de qualidade. Por falar nisso, você já conhece a ISO 56002 – Sistemas de gestão da inovação? Bem-vindo ao futuro.