O requisito 7.1.2 da norma ISO 9001:2015 é curto, porém um dos mais importantes, pois são as pessoas que mantem rodando o sistema de gestão.
A norma ISO 9001:2015 especifica no requisito 7.1.2 que:
“A organização deve determinar e prover as pessoas necessárias para a implementação eficaz do seu sistema de gestão da qualidade e para a operação e controle de seus processos”.
(NBR ISO 9001:2015)
No momento da contratação devemos levar em consideração não apenas as qualificações profissionais do indivíduo, mas também se ele se encaixa em sua cultura organizacional.
Ao implementar o sistema de gestão, a norma ISO 9001 deve ser vista como uma ferramenta estratégica, e como tal, conta com um complexo funcionamento para a entrega do melhor resultado.
Para ter o melhor de seus funcionários não deve exerga-los como números para um fim, mas sim como a própria norma nomeia, pessoas.
Pessoas são complexas e exigem cuidados.
Como trabalhar pessoas no sistema de gestão?
Devemos implementar os requisitos da norma tendo ciência de que o sistema de gestão não depende apenas do seu gestor, mas de todos os colaboradores, para que isso funcione é necessário trabalhos de conscientização e fornecer um ambiente agradavel de se trabalhar, de modo que que estes não enxerguem a norma como um sistema burocrático, mas como uma ferramenta de melhoria de qualidade, não apenas para a empresa, mas aos que trabalham nela.
Além disso, a empresa ver os funcionários como um investimento que exigirá tempo, paciência e dedicação, isso é gestão de pessoas.
Ter uma política de qualificação e update aos funcionários, realizar treinamentos internos, trabalhar feedbacks constantes e formais e acima de tudo, entender que são pessoas, as vezes não estarão em seu melhor estado e as vezes irão errar, e isso é normal, cabe ao gestor medidas para reduzir tais efeitos.
Dicas:
- Mantenha o responsável pelo sistema de gestão de qualidade a par do máximo de áreas possíveis, para que tenha uma visão macro do processo e de seus colaboradores para que possam melhorar o processo.
- Realize atividades de integração, faça com que os funcionários sintam-se acolhidos no processo e pela empresa.
- Estabeleça um cronograma com constantes feedbacks, é melhor ser pontuado de seus erros de pouco em pouco do que receber um balde de água fria de uma vez.
- Compreenda que nem sempre é culpa do funcionário, erros humanos devem ser previsiveis, então caso estejam muito constantes de forma ampla, talvez seja necessária uma melhoria no sistema de gestão da qualidade.
- Elogie, não andamos apenas com críticas, precisamos de reconhecimento também, então tente trabalhar esse lado mais positivo.
Espero ter ajudado!