Por muito tempo se ouve falar que a ISO 9001 é chata e/ou burocrática, mas será que isso só se trata de quebrar paradigmas ou realmente a ISO 9001 veio somente para engessar os processos das organizações?
Como auditada e auditora posso afirmar que os paradigmas negativos sobre a ISO 9001 são muitos, mas são apenas paradigmas e quero demonstrar fazendo com que vocês consigam enxergar a ISO 9001 como ferramenta de gestão estratégica.
A ISO 9001 em sua ultima revisão (2015), foi descrita e estruturada de forma estratégica para que independente do porte ou segmento qualquer organização pudesse implementar ou utilizar a norma como parte da gestão estratégica.
Aos amantes da ISO 9001, aos curiosos ou para você, a ISO 9001 em sua introdução relata através de uma linguagem simples que a adoção do sistema de gestão é uma decisão estratégica para organizações, que pode auxiliar no desempenho das organizações e demonstra em diversos tópicos os potenciais benefícios de sua implementação.
A norma esta estruturada baseada no ciclo PDCA que estrategicamente faz com que você pensando na sua organização, contexto, satisfação dos clientes, produtos e serviços, necessidades e expectativas das partes interessadas elabore seu planejamento estratégico, implemente os processos de apoio e os processos operacionais, monitore os resultados dos processos, produtos e serviços e execute ações para as melhorias. Além do mais, como ferramenta de gestão estratégica a ISO 9001 nos presenteia com itens que “obrigam” as organizações a se estruturarem desde suas definições, planejamento de mudanças, atividades pós entrega e pela necessidade do envolvimento e comprometimento da liderança sem deixar que nenhuma etapa envolvida nos processos internos e externos fique solta ou desestruturado.
E por fim a ISO 9001 nos trás a mentalidade de risco para que as organizações possam sempre trabalhar de forma preventiva e ter tempo hábil para tomar ações sem que ocorram impactos financeiros, comerciais e de atendimento ao cliente. Fica então esclarecido e embasado no que a própria norma nos oferece, que a nossa questão inicial sobre a ISO 9001 se vista como burocrática e chata é apenas um paradigma!! Essa é apenas uma visão de quem não olhou a norma ISO 9001 como realmente ela merece e é, uma ferramenta de gestão estratégica!