A ISO 37001 é a Norma de Sistemas de Gestão Antissuborno, foi publicada no mundo em 2016 e no Brasil em 2017. Atualmente já existem milhares de empresas certificadas no mundo todo e a certificação é uma das que mais crescem. Agora, vamos falar um pouquinho mais sobre a certificação ISO 37001?
O comitê ISO/TC 309 – Governance of Organizations, comitê técnico da ISO responsável pelas normas de governança corporativa como a ISO 37001, ISO 19600, dentre outras, lançou a Norma Outubro de 2016, de lá pra cá muitas organizações perceberam o valor de ter a certificação ISO 37001 e certificaram os seus processos.
O interessante é que a ISO 37001 é aplicável a qualquer organização, independente do porte ou ramo de atividade, isso já é um grande desafio por si só na elaboração de uma normativa genérica o suficiente para abarcar uma empresa de 1 funcionário como uma empresa de milhares de funcionários, uma indústria e um ramo de prestação de serviço
Como surgiu a ISO 37001?
Depois da elaboração da ISO 19600 – Sistemas de Gestão de Compliance em 2014, o principal objetivo como comitê técnico ISO/TC 309 era desenvolver uma normativa que objetivasse a prevenção, detecção e resposta ao tipo de corrupção mais comum do mundo, no caso, o suborno.
Portanto, depois de 2 anos de desenvolvimento da Norma, em outubro de 2016 a Norma foi lançada no mundo todo. O Brasil entrou no processo final de elaboração, e por conta disso, a versão nacional foi lançada apenas em março/2017. Logo no ano de 2017 já tínhamos diversas empresas certificadas no mundo, inclusive no Brasil, empresas certificadas ISO 37001 pela QMS como pioneira e principal referência no país em certificação ISO 37001.
Certificação ISO 37001
Atualmente temos milhares de empresas certificadas no mundo, grandes players globais exigem a certificação de suas subsidiárias e fornecedores, assim criando um movimento de certificação em cadeia.
O objetivo dessa cobrança seria garantir ao cliente final e toda cadeia de fornecimento, uma credibilidade suficiente no que tange a redução de riscos de corrupção, principalmente suborno. Temos vários cases globais de certificação ISO 37001 como a Microsoft, Walmart, Alstom, Braskem, dentre outros grandes players.
As certificações ISO 37001 estão concentradas basicamente em três territórios. Na Europa temos cerca de 50% das certificações a nível global, na Ásia, mais especificamente nos países Indonésia, Malásia e Coréia do Sul, e na América Latina, concentrados no Brasil, Peru, México e Chile.
Como ocorre a certificação?
Primeiramente uma empresa deve implementar os requisitos da ISO 37001, ou seja, sistematizar processos, criar controles, elaborar políticas específicas, criar comitês, realizar análises críticas e auditoria interna de sistema de gestão antissuborno, dentre outros.
Em seguida a implementação, a empresa pode solicitar ao organismo certificador, no caso a QMS, uma pré-auditoria (gap analysis). Processo esse em que as mesmas técnicas da auditoria de certificação são aplicadas para avaliar o estágio da empresa em relação ao atendimento da Norma.
Depois dessa etapa a empresa solicita as auditorias de certificação, que são divididas em duas fases (fase 1 e fase 2), onde a primeira se refere a uma avaliação documental e a segunda uma auditoria de processos com entrevistas, verificação de registros, teste de controles, etc.
O que esperar do futuro da ISO 37001?
O futuro da ISO 37001 será brilhante, o mundo já percebeu a importância de ter um selo internacional de anticorrupção para abrir barreiras comerciais e melhorar os processos internos das organizações.
De forma integrada com a ISO 37301 – Sistemas de Gestão de Compliance, a ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno fará com que um programa de compliance seja robusto e resiliente para qualquer demanda interna e externa.
E aí, já quer sua certificação ISO 37001? Neste vídeo, falamos mais sobre o que é e para que serve a ISO 37001, confira: