A ISO 14001 é uma Norma lançada em 1996, 4 anos após a ECO-92, como um dos objetivos para fomentar empresas a implementar controles ambientais, no caso, a implementação de um sistema de gestão ambiental.
Como todas as Normas de Sistema de Gestão, o processo é baseado no ciclo PDCA (Plan, Do Check e Act), onde existem requisitos de planejamento, operação, verificação e ações. A Norma já está em sua 3ª versão, a recém-publicada ISO 14001:2015, uma versão mais contemporânea alinhada a estratégia de negócio das empresas e facilmente adaptável a outros sistemas de gestão como ISO 9001, por exemplo.
Quais são as principais mudanças dentro de uma empresa, após a certificação?
Podemos destacar duas grandes mudanças que trarão a organização confiabilidade para com clientes:
Legislação ambiental
Sem dúvida, essa é a principal mudança a qual uma empresa obtém quando da certificação na Norma ISO 14001, a empresa primeiramente irá conhecer todas as legislações aplicáveis ao seu negócio e posteriormente tomar ações para atendê-las, assim estar em conformidade com os com a legislação ambiental e reduzir riscos de multas, processos e ações judiciais em fiscalização de órgãos reguladores.
Controles ambientais
A certificação ISO 14001, estabelece que controles operacionais devam ser implementados em um sistema de gestão ambiental, esses controles se convergem com as legislações, porém podem ser implementados de forma separada. Exemplos de controles operacionais em uma organização são controles de lançamento de efluentes líquidos, efluentes gasosos, gestão de resíduos e recicláveis, entre outros.
Os benefícios da certificação são:
- Controle dos aspectos e impactos ambientais da organização
- Ganho na imagem da organização
- Satisfação das partes interessadas (stakeholders)
- Conhecimento e atendimento dos requisitos legais aplicáveis
- Confiança dos clientes
- Oportunidades de mercado
- Redução de custos