ONA – Organização Nacional de Acreditação
ONA, como o próprio nome traduz, é uma entidade que atua somente no Brasil e foca na área da saúde. A ONA é responsável pelo desenvolvimento de padrões de qualidade e segurança para as prestadoras de serviços de saúde, tais como serviços: hospitalares, hemoterapia, laboratoriais, ambulatoriais, pronto atendimento, atenção domiciliar, oncológicos, odontológicos, oftalmológico, telemedicina, atendimento pré-hospitalar e transporte inter-hospitalar, medicina hiperbárica, anatomia patológica, atenção primária a saúde, nefrologia e terapia renal substitutiva, diagnóstico por imagem / radioterapia/ medicina nuclear.
A acreditação ONA é um processo opcional em que a organização de saúde se submete a uma avaliação de seus processos internos, políticas, procedimentos e resultados. O intuito é buscar melhorias na qualidade e segurança para os pacientes e demais partes interessadas envolvidas.
Como saber quais as Instituições Acreditadoras Credenciadas (IAC) ONA?
Descobrir quais são as empresas aptas a avaliar sua instituição de saúde, como a QMS, é bem simples, basta verificar no site da ONA quais são as “Acreditadoras”, clique aqui e confira.
As IACs podem:
- Analisar as organizações, serviços e programas de saúde com base nas normas e no Manual Brasileiro de Acreditação específicos.
- Promover atividades educativas dos processos de acreditação e certificação com intuito de divulgação.
- Capacitar avaliadores.
É importante enfatizar que a IAC não pode realizar consultoria, isso confere conflito de interesse, portanto, caso se depare com essa situação comunique imediatamente a ONA.
Peça uma cotação sem compromisso para a QMS aqui.
O que é Acreditação ONA?
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que por meio de padrões definidos, almeja a qualidade e segurança no setor de saúde.
Há também níveis que a organização pode ser acreditada e em cada nível há uma pontuação a ser alcançada em requisitos totais, além de atender 90% de requisitos Core, que são requisitos de maior peso e relevância na avaliação:
- Nível 1 – Acreditado: É o nível inicial, para alcança-lo a instituição de saúde deve atender à critérios básicos de segurança para seus pacientes e profissionais, correspondendo ou superando 80% ou mais dos padrões totais.
- Nível 2 – Acreditado Pleno: Para tal, a organização deve cumprir ou superar em 85% os padrões de qualidade e segurança e também cumprir ou superar em 85% ou mais os padrões totais ONA de gestão integrada.
- Nível 3 – Acreditado com Excelência: Esse é o nível mais alto de acreditação, para adquiri-lo a organização precisa atender a 3 critérios:
- Cumprir ou superar em 85% ou mais, os padrões de qualidade e segurança.
- Cumprir ou superar em 85% ou mais, os padrões de gestão integrada.
- Cumprir ou superar em 80% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
É importante ressaltar que sua organização não precisa passar por cada fase de modo hierárquico, se você se sentir pronto, pode tentar diretamente o nível 3 por exemplo.
Para saber em qual situação sua instituição está em relação a acreditação ONA, tem a opção de contratar um diagnóstico organizacional.
Confira como a QMS pode ajudar nesse processo, fale com um de nossos especialistas.
Diagnóstico Organizacional
O diagnóstico organizacional serve como norteador para saber o quanto sua empresa está atendendo aos padrões ONA. Para esse diagnóstico, você pode contratar uma IAC, como a QMS por exemplo, para simular uma avaliação de acreditação e te informar o que ainda consta como pendente ou que pode ser melhorado. Não se trata de uma consultoria, o avaliador não falará como deverá ser atendido o requisito, apenas se está ou não conforme.
Onde encontro os requisitos ONA?
Para obter a acreditação ONA, a organização deve seguir o Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, este pode ser adquirido na loja da ONA, clique aqui.
Este manual detalha os padrões e critérios necessários para cada nível de acreditação, sempre fique atento se há uma versão mais recente desse documento.
Como funciona o processo para ter acreditação ONA?
1. Análise de solicitante
Nessa primeira etapa a IAC irá verificar de a solicitante é elegível para a avaliação de acreditação de acordo com o Sistema Brasileiro de Acreditação ONA. A elegibilidade consiste nos seguintes requisitos mínimos:
- Estar legalmente constituída há no mínimo 1 ano;
- Ter alvará de funcionamento;
- Ter licença sanitária;
- Ter licenças pertinentes à natureza da atividade;
- Ter registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização.
2. Proposta comercial
Verificado que a organização pode passar pelo processo de avaliação de acreditação, a IAC irá gerar uma proposta comercial. Para tal, serão coletadas todas as informações necessárias que está considera pertinente e após o aceite da proposta, serão solicitados documentos que comprovem a elegibilidade da empresa solicitante, conforme citado no item 1. Peça um orçamento para a QMS e receba uma resposta em 24h uteis.
3. Contrato
Com proposta e documentos validados, será firmado o contrato de prestação de serviço entre a solicitante e a IAC.
4. Solicitação de inscrição
Com o contrato firmado, a IAC fara a solicitação da inscrição da organização/ serviço ou programa de saúde no Sistema da ONA. O cliente terá um prazo passado pela IAC para fazer a confirmação e efetivar a solicitação de acreditação no sistema da ONA.
5. Visita de avaliação
Essa é a última etapa, nela a IAC agendará com a solicitante a data de avaliação para acreditação. A ONA emitirá uma taxa de avaliação para a organização/serviço ou programa de saúde e por fim, a IAC realizará a avaliação. Após a avaliação, a IAC enviará no Sistema da ONA um relatório sobre o que foi verificado na empresa solicitante. A ONA tem um prazo de 30 dias para analisar, homologar e encaminhar os certificados de acreditação a IAC.
Quem pode implementar os padrões ONA?
Qualquer profissional da área de saúde que queira ser responsável pela acreditação e siga o Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Não há uma certificação profissional específica para essa atuação.
Há também a possibilidade de contratar uma consultoria para ajudar no processo de implementação, dessa forma você conta com ajuda de quem já tem experiência, aprende nesse processo e tem uma visão externa para agregar valor.
Confira mais dicas sobre ONA no vídeo abaixo: