A junção Governança e Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade que traz tanto ameaças como oportunidades para as empresas. Se antes, as IAs eram vistas como um recurso dos filmes de ficção cientifica, hoje o surgimento de ferramentas como o ChatGPT ou o Sora popularizam o recurso e o trouxeram para o dia a dia das pessoas e empresas.
Assim, o que antes era ficção, agora tornou-se um aspecto normal na sociedade. Porém, ferramentas com tamanho poder de processamento e criação têm despertado também certa preocupação entre as empresas. Neste ponto, Governança e Indigência artificial têm caminhado juntas para criar empresas mais fortes e sustentáveis uma vez que as possibilidades são quase infinitas.
Assim, seja para aproveitar oportunidades ou para trabalhar ameaças, precisamos nos aprofundar neste campo de estudos que se tornou crucial em tão pouco tempo. Campo este que aborda questões éticas, legais, sociais e técnicas relacionadas ao desenvolvimento, implementação e uso das IAs nas empresas e em seus sistemas de gestão!
Por isso, no nosso conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre Governança e Inteligência artificial, debatendo aspectos positivos e aspectos que precisam de atenção. Afinal, com o avanço rápido e escalável das IAs em diversas áreas (tais como saúde, finanças, transportes e segurança, etc) é crucial garantirmos que elas sejam utilizadas de maneira responsável e segura!
Antes de mais nada, precisamos ressaltar o quão fundamental é que os sistemas de IA sejam desenvolvidos e utilizados de forma ética, respeitando os direitos humanos, os valores sociais e os requisitos necessários (sejam eles legais, estatutários ou mesmo de nossos clientes).
Essa questão nos leva diretamente até a necessidade de garantir a transparência sobre como os sistemas são criados, treinados, quais dados são utilizados e como as decisões a respeito deles são tomadas.
Dessa forma, ao debatermos Governança e Inteligência artificial, precisamos realizar a definição de princípios éticos para garantir que os sistemas de IA sejam desenvolvidos e utilizados de forma justa, transparente e responsável. Do contrário, tanto empresas quanto sociedade podem ser prejudicadas.
Tanto governos quanto organizações internacionais estão trabalhando para desenvolver regulamentações e normas que orientem o desenvolvimento e uso das IAs. Isso pode incluir legislação específica, como a proteção de dados (LGPD, por exemplo), ou diretrizes éticas e técnicas para o desenvolvimento e uso responsável de IA.
Além disso, precisamos definir princípios que facilitem e tornem possível a integração destes novos sistemas de IA aos nossos sistemas de gestão (da qualidade, de gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional etc.) já existentes e fundamentais para as organizações.
A própria ISO (International Organization For Standardization) já tem iniciativas neste campo, tanto com desenvolvimento de normas de integração quanto para o desenvolvimento de IAs (por exemplo, a ISO/IEC 42001).
Se a capacitação já era fundamental para as empresas, com o surgimento das ferramentas de IA ela se torna ainda mais sensível. O mau uso dessas ferramentas pode trazer prejuízos de todos os tipos às empresas e pessoas. Portanto, será necessário treinar e educar nossos colaboradores!
A necessidade e importância do fator educacional é tão grande que já se tem falado sobre “Alfabetização em IA” (ou “Letramento em IA”). Isso porque as IAs trazem a luz um campo completamente novo, que envolve conhecimentos em algoritmos, análise de dados, prompts e uma série de outras competências.
Assim, fazer uma correta junção entre Governança e Inteligência artificial também envolve iniciativas para educar e capacitar as pessoas. Sejam os desenvolvedores, os usuários (nossos colaboradores) e outros possíveis tomadores de decisão. Todos precisam conhecer os impactos da IA e as melhores práticas para seu desenvolvimento e uso responsável.
As implicações e desdobramentos do uso de Inteligências Artificiais são praticamente infinitos e ainda não temos muitas certezas de até onde eles chegarão. O fato é que as IAs já são rotinas nas empresas, facilitando entregas e possibilitando novas formas de trabalhar. Seu uso, a partir de agora, será cada vez maior e mais profundo, alterando sensivelmente a forma como trabalhamos e vivemos.
Todo esse movimento terá como resultado um aumento exponencial na capacidade dos colaboradores e da produção em si. Portanto, é preciso se aprofundar e tornar o uso dessas ferramentas mais consciente, ético e responsável. Por isso, discutir Governança e Inteligência artificial é muito mais que um ato de inovação, é uma necessidade.
Conte conosco nessa jornada, a QMS Certification está comprometida em manter você informado e sempre à frente. Como líderes em certificação de sistemas de gestão, nós vamos garantir que você esteja atualizado sobre as melhores práticas e diretrizes para o uso de IA em seus processos e negócios. Estaremos ao seu lado nessa jornada, capacitando-o para liderar com excelência, governança e inovação nesta nova era digital!
Se você quer se aprofundar nesse tema, vale a pena acompanhar o TONE AT THE TALK, edição nº 11. Nele, a Roberta Volpato recebeu Paulo Grigorovski, conselheiro de administração e consultivo com mais de 20 anos de experiência em Estratégia, Inovação, Marketing e IA/Dados.
Grigorovski já atuou em empresas como Vivo, Telefónica e VR Benefícios, sendo CMO por 7 anos. Além disso, é co-founder do AI on Board, programa em parceria com a Board Academy, que faz o onboarding de conselheiros, lideranças e empresários no mundo da Inteligência Artificial.
No programa, eles falaram de temas sensíveis à governança e à inteligência artificial, por exemplo:
Assim, o que antes era ficção, agora tornou-se um aspecto normal na sociedade. Porém, ferramentas com tamanho poder de processamento e criação têm despertado também certa preocupação entre as empresas. Neste ponto, Governança e Indigência artificial têm caminhado juntas para criar empresas mais fortes e sustentáveis uma vez que as possibilidades são quase infinitas.
Assim, seja para aproveitar oportunidades ou para trabalhar ameaças, precisamos nos aprofundar neste campo de estudos que se tornou crucial em tão pouco tempo. Campo este que aborda questões éticas, legais, sociais e técnicas relacionadas ao desenvolvimento, implementação e uso das IAs nas empresas e em seus sistemas de gestão!
Por isso, no nosso conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre Governança e Inteligência artificial, debatendo aspectos positivos e aspectos que precisam de atenção. Afinal, com o avanço rápido e escalável das IAs em diversas áreas (tais como saúde, finanças, transportes e segurança, etc) é crucial garantirmos que elas sejam utilizadas de maneira responsável e segura!
Governança e Inteligência artificial – garantindo uma utilização ética e transparente
Antes de mais nada, precisamos ressaltar o quão fundamental é que os sistemas de IA sejam desenvolvidos e utilizados de forma ética, respeitando os direitos humanos, os valores sociais e os requisitos necessários (sejam eles legais, estatutários ou mesmo de nossos clientes).
Essa questão nos leva diretamente até a necessidade de garantir a transparência sobre como os sistemas são criados, treinados, quais dados são utilizados e como as decisões a respeito deles são tomadas.
Dessa forma, ao debatermos Governança e Inteligência artificial, precisamos realizar a definição de princípios éticos para garantir que os sistemas de IA sejam desenvolvidos e utilizados de forma justa, transparente e responsável. Do contrário, tanto empresas quanto sociedade podem ser prejudicadas.
Governança e Inteligência artificial – respeitando a regulamentação e integrando normas
Tanto governos quanto organizações internacionais estão trabalhando para desenvolver regulamentações e normas que orientem o desenvolvimento e uso das IAs. Isso pode incluir legislação específica, como a proteção de dados (LGPD, por exemplo), ou diretrizes éticas e técnicas para o desenvolvimento e uso responsável de IA.
Além disso, precisamos definir princípios que facilitem e tornem possível a integração destes novos sistemas de IA aos nossos sistemas de gestão (da qualidade, de gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional etc.) já existentes e fundamentais para as organizações.
A própria ISO (International Organization For Standardization) já tem iniciativas neste campo, tanto com desenvolvimento de normas de integração quanto para o desenvolvimento de IAs (por exemplo, a ISO/IEC 42001).
Governança e Inteligência artificial – educando e capacitando colaboradores
Se a capacitação já era fundamental para as empresas, com o surgimento das ferramentas de IA ela se torna ainda mais sensível. O mau uso dessas ferramentas pode trazer prejuízos de todos os tipos às empresas e pessoas. Portanto, será necessário treinar e educar nossos colaboradores!
A necessidade e importância do fator educacional é tão grande que já se tem falado sobre “Alfabetização em IA” (ou “Letramento em IA”). Isso porque as IAs trazem a luz um campo completamente novo, que envolve conhecimentos em algoritmos, análise de dados, prompts e uma série de outras competências.
Assim, fazer uma correta junção entre Governança e Inteligência artificial também envolve iniciativas para educar e capacitar as pessoas. Sejam os desenvolvedores, os usuários (nossos colaboradores) e outros possíveis tomadores de decisão. Todos precisam conhecer os impactos da IA e as melhores práticas para seu desenvolvimento e uso responsável.
IAs – o futuro dos resultados empresariais?
As implicações e desdobramentos do uso de Inteligências Artificiais são praticamente infinitos e ainda não temos muitas certezas de até onde eles chegarão. O fato é que as IAs já são rotinas nas empresas, facilitando entregas e possibilitando novas formas de trabalhar. Seu uso, a partir de agora, será cada vez maior e mais profundo, alterando sensivelmente a forma como trabalhamos e vivemos.
Todo esse movimento terá como resultado um aumento exponencial na capacidade dos colaboradores e da produção em si. Portanto, é preciso se aprofundar e tornar o uso dessas ferramentas mais consciente, ético e responsável. Por isso, discutir Governança e Inteligência artificial é muito mais que um ato de inovação, é uma necessidade.
Conte conosco nessa jornada, a QMS Certification está comprometida em manter você informado e sempre à frente. Como líderes em certificação de sistemas de gestão, nós vamos garantir que você esteja atualizado sobre as melhores práticas e diretrizes para o uso de IA em seus processos e negócios. Estaremos ao seu lado nessa jornada, capacitando-o para liderar com excelência, governança e inovação nesta nova era digital!
Tone At The Talk #11 – Governança e Inteligência Artificial, com Paulo Grigorovski [PodCast]
Se você quer se aprofundar nesse tema, vale a pena acompanhar o TONE AT THE TALK, edição nº 11. Nele, a Roberta Volpato recebeu Paulo Grigorovski, conselheiro de administração e consultivo com mais de 20 anos de experiência em Estratégia, Inovação, Marketing e IA/Dados.
Grigorovski já atuou em empresas como Vivo, Telefónica e VR Benefícios, sendo CMO por 7 anos. Além disso, é co-founder do AI on Board, programa em parceria com a Board Academy, que faz o onboarding de conselheiros, lideranças e empresários no mundo da Inteligência Artificial.
No programa, eles falaram de temas sensíveis à governança e à inteligência artificial, por exemplo:
- Como a IA pode apoiar a análise de dados?
- IAs podem ser usadas para tomada de decisões?
- Quais os impactos da Inteligência Artificial nas organizações e sua rotina;
- O que é o Fates?
- O modelo de 3 linhas de defesa;
- Como dialogar com as IAs de modo assertivo;
- e muito mais!