Neste artigo você vai entender mais sobre o que é o KPI, suas principais características e qual sua importância para avaliar o desempenho da sua organização.
Chegou o momento de medir os resultados da sua empresa, e surgiu a seguinte dúvida: qual estratégia usar para avaliar melhor o desempenho dos meus processos? Essa dúvida é comum, afinal, atualmente, dentro das organizações, preza-se muito pelo desempenho e sucesso dos negócios.
Por conta disso, é fundamental medir e acompanhar como está sendo esse processo como um todo com objetivo de entender os resultados e metas nos principais pilares da sua empresa.
Algo que pode auxiliar muito nessa etapa é utilizar KPIs. De forma resumida, um KPI é um elemento capaz de mensurar se seus objetivos estão sendo atingidos ou não (vamos falar mais disso adiante).
Por isso, nesse artigo, vamos explicar mais sobre o significado dessa sigla, qual sua importância e como ela pode ajudar no desenvolvimento da organização. Então vamos lá.
KPI: qual é o significado?
A sigla KPI, em inglês, significa “Key Performance Indicator”, algo que traduzido para o português significa “Indicadores-chave de performance”.
Os KPI são os Indicadores de Desempenho observados por um negócio. São aqueles valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos e sua performance.
Os KPIs são uma importante ferramenta de gestão para acompanhar qual o nível de desempenho ou sucesso no alcance dos objetivos da sua organização.
Através dos KPIs, a empresa consegue determinar metas realizáveis e dados importantes para uma tomada de decisões mais estratégica, além de mensurar se as estratégias e ações estão alcançando os resultados esperados.
Além de serem mensuráveis, a análise dos KPIs é capaz de gerar insights para a melhoria contínua do negócio.
O KPI é um indicador que pode ser aplicado em diferentes tipos de negócios, pode auxiliar em como mensurar resultados de vendas e até mesmo o engajamento e atendimento dos clientes.
KPI x Métricas: qual a diferença?
Em determinados contextos, KPI e métricas podem ser confundidos e explicados como sinônimos. Ambos são indicadores da sua gestão e irão apresentar respostas ao seu planejamento na organização. As métricas são base para o funcionamento dos KPIs, mas existe uma diferença em suas propostas.
Os KPIs são as técnicas que serão utilizadas para conseguir atingir melhores resultados, que movem as empresas na direção esperada e que são colocados em relatórios para demonstrar esses resultados, buscando sempre avaliar de fato a performance do trabalho.
Já as métricas são o que ajudam as empresas a entender uma determinada situação de maneira mais quantitativa para realizar análises. As métricas são os pontos específicos que precisam ser medidos para ter uma análise com mais embasamento, ela traz informações e indicadores mais gerais sobre o negócio, como taxa de cliques em um site ou a quantidade de vendas de um produto por exemplo
Mas apesar de suas diferenças, ambos precisam ser utilizados para monitorar e ajudar a entender o andamento dos objetivos e assegurar o sucesso da sua organização. Os dois são importantes de serem mensurados e avaliados, afinal, os KPIs são provenientes das métricas.
Tipos de KPIs
Existem vários tipos de indicadores que podem variar de acordo com cada negócio. Mas de modo geral, podemos elencar alguns indicadores-chave principais, que se encaixam em qualquer organização e são muito utilizados. São eles:
Indicadores de produtividade
Estão relacionados à necessidade de avaliar os recursos para a entrega de serviços e produtos aos seus clientes. Por exemplo, avaliar quantidade de entregas ou de atendimentos realizados em um determinado período de tempo.
Indicadores de estratégia:
Estes KPIs estão ligados às metas que são estabelecidas pela organização e ajudam a identificar se a empresa está próxima de alcançar seu objetivo ou não. Eles permitem também implementar planos de ação para ajuste de rota, caso for necessário.
Indicadores de Qualidade
Utilizado para avaliar qual é a satisfação dos clientes quanto aos produtos, serviços e atendimento que são oferecidos. A avaliação por notas é um exemplo de indicador nesses casos, e pode-se usar também metodologias como o NPS (Net Promoted Score).
Indicador de capacidade
Esse KPI mede a capacidade que uma empresa tem para entregar serviços e produtos. Eles auxiliam na verificação da capacidade de um determinado processo. Por exemplo, qual é o número de entregas que podem ser realizadas em um único dia? O KPI auxilia na medição dessa performance.
Porque um KPI pode ser tão importante para sua organização?
Os KPIs são uma importante ferramenta que ajuda a avaliar se o seu desempenho está de acordo com sua meta. Eles são capazes de ajudar a melhorar a produtividade da sua organização. Pois seus funcionários conseguem ter mais clareza sobre os objetivos propostos através de informações mais sólidas.
Esses indicadores também ajudam sua empresa a ter uma boa base com informações importantes para tomada de decisões. Pois assim, é possível ter uma visão mais detalhada e crítica sobre seu negócio para conseguir elaborar um plano de melhorias mais estratégico e assertivo.
Através dos KPIs, é possível sua empresa ter mais informações concretas sobre seu trabalho, assim conseguindo eliminar erros e possíveis gastos e retrabalho nos serviços.
Algo importantíssimo é que esses indicadores auxiliam na busca de melhorias nos processos e produtos da sua empresa. Assim, é possível ter uma visão mais ampla do que ainda precisa ser trabalhado para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.
Implementar KPIs na sua empresa pode ser uma ótima escolha!
Dessa forma, concluímos que os KPIs podem ser muito importantes, pois eles ajudarão muito a sua organização a trabalhar com dados mais concretos para trilhar um caminho e alcançar todos seus objetivos.
Mas é importante ressaltar que, para aplicar um KPI, é preciso alinhá-lo às ideias e planos da empresa. Por isso, cabe aos responsáveis analisarem quais KPIs são mais importantes para serem avaliados e, assim, devem ser implementados.
É necessário e muito essencial manter a equipe engajada nesse processo, e lembrar que os indicadores não são apenas belos números em um relatório, e sim algo que vai gerar planos de ações para melhorar continuamente os resultados.
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