Recentemente tivemos um workshop promovido pela QMS e uma das participantes do evento falou “honestamente, quando penso em ISO não acho que combina com inovação”, e nesse post quero provar o contrário.
Sou formada em publicidade e acredito que as frases que mais escuto em minha área e na minha formação são: pense fora da caixa, inove, seja criativo, diruptivo. Frases que estão longe de serem inovadoras, hoje você as encontra em qualquer livro de coach e mindset e que muitas vezes ficamos pensando – ok, e como faço isso?
A inovação exige criatividade, isso não podemos questionar, e a criatividade é algo que desenvolvemos durante nossa vida toda, vem de nossas experiências de vida, quanto maior seu repertório, maior a probabilidade de você ser criativo, porque você tem mais referencias para ser trabalhadas.
Mas quantas ideias inovadoras vemos surgindo e não dando certo? Ou então as ideias mais patéticas funcionando? Fato é, uma ideia é só uma ideia e só é concretizada com planejamento.
A ISO 56002 não visa aumentar a criatividade do departamento de inovação, mas realizar a gestão das ideias de inovação. Tudo em uma empresa precisa de procedimentos para que possam ser viabilizados, controlados e mensurados, esse é o papel da ISO 56002.
É a gestão que torna uma ideia em um negócio inovador.
Pense na UBER, táxis já existiam há décadas, o que ele fez de inovador foi criar uma frota de táxis que fosse exponencial e que o serviço não fosse totalmente dependente dele, terceirizando o trabalho para motoristas que sentissem vontade de prestar serviços de taxistas. A ideia é genial! Mas a logística para a criação desse produto foi gigantesca e até hoje está em fase de melhorias, é isso que fez a UBER dar certo.
Então sim, ISO tem muita relação com inovação, negócios de sucesso fazem gestões, não apenas criam.
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